“Pedra Viva: Serra da Capivara, O Legado de Niède Guidon” no MuBE
O MuBE (Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia), em São Paulo, apresenta a exposição “Pedra Viva: Serra da Capivara – O Legado de Niède Guidon”. Composta por 134 peças arqueológicas do Parque Nacional da Serra da Capivara, exibição fica aberta até dia 6 de agosto de 2023 com entrada é gratuita. A exposição também homenageia a arqueóloga Niède Guidon, fundadora do Parque.
“O legado de Niede é o subtítulo dessa exposição. A gente sabe da importância dessa grande figura, dessa arqueóloga que fez um trabalho monumental. A criação do Parque Nacional da Serra Capivara é um trabalho, ao mesmo tempo, ambiental, social e político. E essa exposição em São Paulo quer mostrar essa abrangência que ela tem, ao mesmo tempo, a qualidade artística desse trabalho arqueológico que são as figuras rupestres, os trabalhos em pedra lascada, em cerâmica”, afirmou.
Leia também: Arte rupestre: o que é e quais são suas características?
Arte pré histórica e arte contemporânea no MuBE
Com curadoria de Guilherme Wisnik e os curadores convidados Gisele Felice e Ricardo Cardim, a exposição reúne itens arqueológicos e também obras de artistas contemporâneos. “Na exposição, em São Paulo, a gente combina tudo isso com trabalhos de artistas contemporâneos de diversos lugares, do Piauí, inclusive, propondo um diálogo entre tempos dilatados, entre coisas muito antigas e trabalhos de arte de hoje”, disse Guilherme Wisnik.
A exposição também apresenta esculturas, fotografias, projeções, pinturas, desenhos e publicações. Participam da mostra os artistas Nilda Neves, Marina Rheingantz, Rodrigo Andrade, Carmela Gross, Santídio Pereira, Lidia Lisbôa, Bruno Dunley, Fernando Limberger, Roberto Burle Marx, Alberto Martins, Gustavo Caboco, Davi de Jesus do Nascimento, Guga Szabzon, Castiel Vitorino Brasileiro, Raphael Oboé, Solange Pessoa, Iran do Espírito Santo, Maria Lira Marques, Tecfase, Mauro Restiffe, entre outros.
Obras em Destaque
Parque Nacional da Serra da Capivara
Além de mostrar para o mundo o Parque Nacional da Serra da Capivara, a exposição pretende incentivar as pessoas a irem conhecer a região. “A Serra da Capivara é do Piauí, do Brasil e do mundo.
Isso desperta um interesse amplo, inclusive, um interesse para que as pessoas visitem a Serra da Capirava e vão in loco, porque das pinturas propriamente ditas, o que a gente mostra aqui são projeções, em forma de vídeo, porque as pinturas mesmo estão nas pedras, no próprio sítio”, declarou o curador.
Sobre o MuBE
O MuBE, Museu Brasileiro da Escultura e da Ecologia, foi criado a partir da concessão do terreno, situado entre a Avenida Europa e a Rua Alemanha, pela Prefeitura de São Paulo à SAM – Sociedade dos Amigos dos Museus, no ano de 1986, para a construção de um Centro Cultural de Escultura e Ecologia.
Para a escolha do projeto do prédio do Museu, foi realizado um concurso vencido por Paulo Mendes da Rocha. Nascia então o MuBE e seu prédio que é um marco da arquitetura mundial e que conta também com o jardim projetado por Roberto Burle Marx.
Serviço
Exposição “Pedra Viva: Serra da Capivara – O Legado de Niède Guidon”
De 15/04 a 06/08/2023.
Local: MuBE, localizado na Rua Alemanha, 221 – Jardim Europa – São Paulo – SP.
De terça a domingo das 11h às 17h.
Entrada gratuita.