Bienal

SP-ARTE: Perdeu a 13ª edição do festival? A gente conta como foi

Por Jaque Rocha - abril 10, 2017
3104 0
Pinterest LinkedIn

Imagem acima: Artista Julio Le Parc |Foto Carol Merkler

SP-ARTE: Perdeu a 13ª edição do festival? A gente conta como foi 

Por Jaque Rocha

Além de trazer à capital paulistana 130 importantes galerias do Brasil e do mundo, dentre elas muitas consideradas top 20 mundial, como a White Cube (Londres); a Franco Noero (Itália), a Pinakotheke (Brasil) e a Alexander Gray (Nova York), a 13ª edição da SP-Arte ficou marcada pelas ações paralelas que deram à cidade cinza novas cores.

Pelo segundo ano consecutivo, o Gallery Night foi o evento responsável por inaugurar a semana da SP-Arte, transformando museus e galerias dos bairros da Vila Madalena, de Pinheiros e dos Jardins numa rota noturna quase obrigatória para os apreciadores e colecionadores de arte.

Artista__Damian Ortega_Foto_Jaque Rocha
Artista Damian Ortega | Foto Jaque Rocha

O Pavilhão da Bienal, no parque Ibirapuera, foi o epicentro do festival nos quatro dias de exposição. Quem teve a oportunidade de visitar o evento se deparou com a arte em sua plenitude, além de poder rever obras de grandes artistas brasileiros, como a do pernambucano Tunga, falecido em 2016, e as árvores suspensas, do cubano Jorge Mayet, que também retornaram nessa edição do festival e estavam expostas na galeria Inox.

Artista_Jorge Mayet_Foto_Jaque Rocha
Artista Jorge Mayet | Foto Jaque Rocha
Artista_Jorge Mayet_Foto_Jaque Rocha_
Artista Jorge Mayet | Foto Jaque Rocha

Quem passou pela Bienal também pode conferir uma prévia da Japan House – novo espaço cultural do governo nipônico, que será inaugurado em maio, na avenida Paulista. Ao todo, foram expostos 15 obras de 15 grandes artistas orientais, como Hiroshi Sugimoto, Mariko Mori e Yayoi Kusama.

Japan House_Foto_Marcelo Tibcherani
Japan House | Foto Marcelo Tibcherani
Japan House_Artista_Ryuun Yamaguchi_ Foto_Jaque Rocha
Japan House | Artista Ryuun Yamaguchi | Foto Jaque Rocha
Artista_Mariko Mori_Japan House_foto Carol Merkler
Artista Mariko Mori | Japan House | Foto Carol Merkler
Rafael RG_Foto Carol Merkler
Rafael RG | Foto Carol Merkler
Japan House_foto Carol Merkler
Japan House | Foto Carol Merkler

Performances solos, como a do mineiro Lucas Dupin, mostraram a arte visceral do cotidiano. Em meio ao fluxo incessante de visitantes, o artista, em absoluto silêncio, permaneceu sentado à mesa por 8 horas. Trajando roupas de um trabalhador anônimo e munido apenas de estilete e calendários comerciais, atravessou o dia de trabalho retirando toda e qualquer referência temporal que esteja presente nos mesmos, uma a uma. Através do corte, lento e preciso, a representação dos dias, meses e anos aos poucos davam lugar a uma intrincada e delicada grade vazia. Aos pés da mesa, acumulam os pedaços retirados de cada calendário.

Performance_Tempo-Revés Artista_Lucas Dupin_Foto_Jaque Rocha
Performance Tempo Revés | Artista Lucas Dupin | Foto Jaque Rocha

Do lado de fora, não muito longe do endereço principal da SP-Arte, outros pontos se tornaram uma extensão do festival. É o caso do lounge da Bienal, que recebeu o Talks, ciclo de debates que contou com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros sobre artes e suas tendências. O MAM também fez parte das ações paralelos do festival, abrindo suas portas para receber a visita guiada em libras, realizada pelo educador Leonardo Castilho.

Quem não conseguiu participar de nenhuma das atividades da 13ª SP-Arte, já pode se preparar para a próxima edição, que já tem data: 11 a 15 de abril de 2018.

SP-ARTE_Marcelo Tibcherani.
SP-ARTE | Marcelo Tibcherani.
SP-ARTE_Marcelo Tibcherani_
SP-ARTE | Marcelo Tibcherani_
SP-ARTE__Marcelo Tibcherani_
SP-ARTE | Marcelo Tibcherani

Veja também:

As 24 personalidades do mercado das artes que você precisa conhecer em 2017

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários