filme

A história da arte em 8 filmes

Conheça algumas obras importantes do cinema ligadas a esse assunto

Por Equipe Editorial - agosto 13, 2019
319 0
Pinterest LinkedIn

Visando um maior conhecimento da história da arte (e, consequentemente a história dos homens), seus artistas, obras marcantes, escolas e contextos, separamos uma pequena lista de filmes que podem te ajudar a ter uma visão mais ampliada sobre o assunto

É importante lembrar que uma das possíveis definições do que é a arte seria a manifestação estética de emoções, vontades e realidades dos homens em seu tempo. A forma que essas questões podem ser transmitidas variam; temos pinturas, músicas, filmes, literaturas, e assim por diante. Aqui, trataremos de cinema.


Rembrandt (1936)

história da arte; Rembrandt (1936)

Filme biográfico britânico feito pela London Film Productions sobre a vida do pintor holandês Rembrandt van Rijn, do século XVII.


O Mistério de Picasso (1956)

história da arte; O mistério de Picasso

Dois amigos, Pablo Picasso e o diretor Henri-George Clouzot decidem fazer o que o Fausto de Goethe tinha sonhado: capturar e armazenar o momento da inspiração e a beleza. São vinte obras únicas que saem do artista e são capturadas para sempre.


Agonia e Êxtase (1965)

história da arte; Agonia e êxtase

O papa Júlio II encomenda a Michelangelo a pintura do teto da Capela Sistina. Contrariado, o artista abandona a obra num primeiro momento. Ao recomeçar, conflitos ideológicos e batalhas temperamentais são fatores que permeiam o processo da pintura.


Basquiat — Traços de uma Vida (1996)

Basquiat - Traços de uma vida

Autodestruição e preconceito contra classes sociais marcam a vida agitada do artista de rua Jean-Michel Basquiat, descoberto pelo lendário pintor Andy Warhol em 1981 e morto tragicamente por overdose aos 27 anos.


Artemisia (1997)

história da arte; Artemisia

Filme biográfico franco-alemão-italiano sobre Artemisia Gentileschi, a pintora barroca italiana


Goya (1999)

Goya em Burdeos

Goya en Burdeos é um filme ítalo-espanhol dos gêneros: drama biográfico, ficção histórica e guerra, escrito e dirigido por Carlos Saura sobre a vida do pintor e gravador espanhol Francisco de Goya


Frida (2002)

Frida

A pintora mexicana Frida Kahlo se casa com o artista Diego Rivera, com quem compartilha suas opiniões políticas radicais, paixão e trabalho.


Moça com Brinco de Pérola (2003)

história da arte; Moça com brinco de pérola

Devido a dificuldades financeiras, Griet é obrigada a trabalhar na casa de Johannes Vermeer, um renomado pintor de sua época. Aos poucos, Johannes começa a prestar atenção na jovem de apenas 17 anos, fazendo dela sua musa inspiradora para um de seus mais famosos trabalhos, a tela “Girl with a Pearl Earring”.


Veja mais sobre o assunto

A história da arte é um assunto enorme e complexo. É claro que muitos filmes e documentários ficaram de fora, infelizmente. Por isso contamos com a ajuda de vocês. Deixem nos comentários sugestões de obras que faltaram para que possamos atualizar a lista cada vez mais.


Você gostaria de receber nossos e-books sobre o mercado de arte?

[sibwp_form id=1]

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificar de