Fotografia

4 Imagens extraordinárias através dos olhos de Leonardo Kossoy

Por Equipe Editorial - julho 11, 2016
3968 0
Pinterest LinkedIn

Quem é o artista?
Leonardo Kossoy.
Sempre viaja para fotografar no Mediterrâneo, motivado por referências literárias e mitológicas. Nas correspondências entre fotografia e literatura, o olhar poético sobre a realidade conduz seu trabalho. Leitor dos relatos de viagens de Patrick Leigh-Fermor, aproximou-se da questão das fronteiras e dos viajantes, como expôs na sua mostra “Desoriente: o Eu nômade” (2006/2007). No Mediterrâneo, aprofundou ainda sua relação com a geografia, a história da arte e a fotografia nos recortes poéticos da realidade.

O que terá na mostra?
Exposição com cerca de 140 fotos.

Onde vai ser?
Português de Fotografia (endereço abaixo).

É um bom programa?
Sim.

Quando?
15 de julho a 30 de outubro de 2016.

Como você despertaria a consciência feminina com a fotografia?

 

Arte brasileira em destaque em Portugal

O Centro Português de Fotografia, da cidade do Porto, uma das mais importantes instituições da Europa e que detém um dos maiores acervos de toda Portugal, abre suas portas para receber do dia 15 de julho a 30 de outubro, a exposição Only You, do fotógrafo brasileiro Leonardo Kossoy,  com curadoria do escultor e gravurista Emanoel Araujo (criador do Museu Afro Brasil), Kossoy já apresentou Only You em São Paulo (Instituto Tomie Ohtake), em Niterói (Palácio dos Correios e no Rio de Janeiro (Centro Cultural Correios).
Endereço: Campo Mártires da Pátria, 4050-368 Porto, Portugal.

Criador obra Only You e já apresentou em São Paulo e no Rio, Agora foi convidado para esta exposição no Centro Português de Fotografia.

Por quê ONLY YOU?

Oh, Oh, ONLY YOU

“Lembra do sucesso gravado na década de 50 pelo grupo The Platters que parece ter caído no gosto do ídolo Elvis Presley? O hit ultrapassou décadas e influenciou diversas gerações no mundo. A partir dos versos da música, o paulistano Leonardo Kossoy pegou emprestado o título em inglês e utilizou como tema de sua nova mostra: os desafios e as possibilidades do relacionamento a dois”..

A realização do trabalho levou três anos sempre com mesmos modelos desnudos em situações dramatizadas sugerindo esquemas e tramas geométricos.  “Eu procurava o drama. Para realizar os ensaios eu encontrei um casal de atores que resolveram a questão da expressão cênica. Tinha que ser ator. Gosto muito de ópera, de gestos extremos”, explica o fotógrafo.

As novas investigações de Kossoy reveladas em ONLY YOU trazem à tona a falta de comunicação no contemporâneo entre os casais, as relações às cegas e os olhares que não se cruzam. É um trabalho recheado de questionamentos, supostas respostas e interpretações inusitadas. Assim como na vida, a história de cada um é sentida de um jeito particular: only you…

De acordo com o artista, a questão é mais complexa: “não quero falar da relação entre homem e mulher, mas da questão binária do pensamento. Na mente, existe um modelo binário. Você só consegue pensar em algumas coisas se imaginar  o oposto”, afirma Kossoy, cujas “imagens idealizadas” investigam os limites da linguagem fotográfica, expandida por conceitos da literatura, das artes visuais e da psicanálise.

SERVIÇO
ONLY YOU
– Exposição com cerca de 140 fotos, instalações e vídeos do fotógrafo Leonardo Kossoy
Curadoria de Emanoel Araujo
Centro Português de Fotografia
Edifício da Ex-Cadeia e Tribunal da Relação do Porto – Sede do CPF
Abertura dia 15 de julho de 2016 a partir das 21h30
Visitação até 30 de outubro de 2016

Veja também:

Fotografia do finlandês Miemo Penttinen

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários