Fotografia

Exposição: Photoarts

Por Equipe Editorial - outubro 8, 2012
2516 0
Pinterest LinkedIn

Quem é o artista? Adriano Gambarini, Alexandre Militão, André François, Cecília Esteves, Edu Castello, Egon Jais, Estúdio 1+2, Fernando Bueno, Flávio Russo, Gal Oppido, Helena Cooper, Janduari Simões, Johnny Gitti, Julio Malosso Jr, Lee Daniels, Marcelo dos Santos, Marco Loschiavo, Marcos Xavier Dias, Marta Azevedo, Mila Mayer, Oga Mendonça, Paulo Varella, Ricardo Rojas, Roberto Afetian, Victor almeida.
O que vai ter na exposição? Fotografias e ilustrações
É um bom programa? Sim
Quantas obras serão expostas? Cerca de 35
Até quando? 11 de novembro

A Photoarts, com apoio da arte|ref, realiza no Shopping Iguatemi Alphaville a exposição coletiva Photoarts, abordando o tema da influência das mídias sociais no olhar artístico contemporâneo e na vida das pessoas de modo geral. Entre os artistas que participam da mostra estão nomes já bem conhecidos, como Gal Oppido e Alexandre Militão. O Lucro da venda das  obras exibidas será destinada às ações sociais da TUCCA, associação sem fins lucrativos que oferece assistência multidisciplinar de excelência a crianças e adolescentes com câncer, em parceria com o hospital Santa Marcelina.
De acordo com Paulo Varella, o curador de Photoarts, “as mídias sociais revelaram novos estilos estéticos e deram aos fotógrafos a chance terem seus trabalhos reconhecidos”. Paulo segue na contextualização do conceito: “O número de cliques que um dia foi reduzido a 36 por rolo, hoje ultrapassa os 36 mil por chip. Os momentos especiais que nos escapavam devido à ausência de equipamento, filme e fotógrafos, hoje não mais”. A exposição busca questionar o mundo acelerado em que vivemos e como ele tem influenciado nosso modo de pensar.
Observam-se nas obras da Photoarts algumas tendências importantes desse momento na fotografia, como cores fortes, ruídos e interferências de informações, inquietação ou mesmo insatisfação. Para retratar melhor o que se vêem em monitores de computador e celular, os trabalhos foram impressos usando o processo do metacrilato. Para exemplificar como a influência das mídias sociais transcende a fotografia e se estende a todas as áreas criativas, foi convidado a participar da exposição um grupo de ilustradores para dar um olhar sobre o tema.
Com a premissa de interatividade, nos moldes das redes sociais, a exposição promove a participação dos visitantes, dando a oportunidade de crítica instantânea através da disposição de botões de like ao lado das obras, sendo que as mais admiradas aparecem ranqueadas no site da Photoarts (www.photoarts.com.br).
A criação também é incentivada pela Photoarts. Os visitantes podem participar da mostra com a publicação de suas fotografias através do Instagram, do Twitter (postando com a hashtag #expophotoarts) ou do Facebook da Photoarts (www.facebook.com/photoartsbrasil). 10 dessas fotografias serão selecionadas pela curadoria, impressas e expostas num totem que faz parte da exposição, ao final da qual serão enviadas aos seus autores. Outra ação da mostra que estimula a criatividade é o projeto Instaarts (www.instaarts.com), idealizado por Paulo Varella, que funciona como uma plataforma de serviços em que qualquer pessoa, seja através de aplicativos, redes sociais ou mesmo de seu próprio computador, pode montar em acrílico uma foto para criar sua própria coleção de imagens.
Para ilustrar a força da presença da fotografia nas mídias sociais, será instalado um monitor na exposição, mostrando tweets feitos em qualquer parte do planeta que sejam publicados com as hashtags #photoarts, #tucca, #instagram e #fotografia (em qualquer língua). Além da exibição dessas postagens, um aplicativo indicará num mapa de onde ela está sendo feita, exibindo uma nova a cada 10 segundos.

Exposição: Photoarts – Adriano Gambarini, Alexandre Militão, André François, Cecília Esteves, Edu Castello, Egon Jais, Estúdio 1+2, Fernando Bueno, Flávio Russo, Gal Oppido, Helena Cooper, Janduari Simões, Johnny Gitti, Julio Malosso Jr, Lee Daniels, Marcelo dos Santos, Marco Loschiavo, Marcos Xavier Dias, Marta Azevedo, Mila Mayer, Oga Mendonça, Paulo Varella, Ricardo Rojas, Roberto Afetian, Victor almeida.
Abertura: 10 de outubro, quarta-feira, às 19h
Curadoria: Paulo Varella
Período: 11 de outubro a 11 de novembro de 2012
Local: Shopping Iguatemi Alphaville
Endereço: Alameda Rio Negro, 111, Alphaville – Barueri/SP
Horário: segunda a domingo das 11h às 22h

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários