Fotografia

Fotografias: o passado e presente em “fantasmas de guerra”

Uma sobreposição de imagens do passado e presente com resultados fantásticos

Por Equipe Editorial - agosto 24, 2019
2019 0
Pinterest LinkedIn

A historiadora holandesa Jo Teeuwisse encontrou mais de 300 fotografias antigas de Amsterdã, e com isso resolveu criar um projeto que ela mesma não acreditava que iria ter tanta repercussão.

A intenção da historiadora era fazer com que as pessoas conhecessem a história que havia por trás das ruas tão limpas e urbanizadas que vivem hoje. Mal sabem que essas ruas de Amsterdã já foram palco da segunda guerra.

Jo Teeuwisse fez uma sobreposição dessas fotos antigas com atuais, e o efeito transparente dos soldados parecem realmente com fantasmas.

Fotografias de Amsterdã

fotografias: fantasmas de guerra
fotografias: fantasmas de guerra
fotografias: fantasmas de guerra

Quem é Jo Teeuwisse?

Jo Hedwig Teeuwisse
Jo Hedwig Teeuwisse. Preparando comida para os soldados holandeses em 1940 em um carro de cozinha original. Evento no Museu do Exército em Delft.

Ela é uma historiadora holandesa e consultora histórica especializada na vida cotidiana da Europa durante a primeira metade do século XX.

Ela tem fornecido pesquisas, informações, réplicas e muito mais para museus, autores, documentaristas, produções de cinema e TV.

Ela analisa fotografias antigas, procurando os mínimos detalhes para tentar garantir que a imagem mostre o que pessoas falam sobre o passado.

Você pode a conhecer melhor como ‘The Fake History Hunter’.

 Ela vive e respira os anos 30-40. Ela não só pesquisa há décadas, como também adotou o passado como seu estilo de vida.

Eu se viste e se comporta como alguém do final dos anos 30.

Sem telefone celular, máquina de lavar, tv ou outras conveniências modernas. Aprendo sobre o passado ela vive lendo revistas antigas, jornais, ouvindo transmissões de rádio e assistindo filmes antigos.

Para ver mais fotos, clique no flickr da Teeuwisse.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificar de