Fotografia

O olhar singular de Mário de Andrade sobre o valor artístico

Por Equipe Editorial - junho 23, 2016
3689 0
Pinterest LinkedIn

Quem é o artista?
Mário Raul de Moraes Andrade (São Paulo, 1893 – São Paulo, 1945)
Poeta, romancista, etnógrafo, fotógrafo, crítico de arte e musicólogo. Um dos intelectuais de maior envergadura, fundador do modernismo no Brasil e principal responsável pela realização da Semana de 22. Exerceu, por meio de seus escritos e pesquisas, grande influência nos estudos sobre a cultura popular e erudita brasileiras.

O que terá na mostra?
Fotografias

Onde vai ser?
Sesc Santo André  (endereço abaixo).

É um bom programa?
Sim, pois Mário de Andrade de grande influência, sendo conhecido, sobretudo, como romancista e poeta, principalmente por sua obra Macunaíma.

Quando?
De 30 de junho a 25 de setembro de 2016

Biblioteca Mário de Andrade é palco de um dos maiores Festivais de Cultura Africana
15 casas de artistas que você pode visitar e não sabia (Parte 1)

De 29 de junho a 25 de setembro, o Sesc Santo André realiza a exposição Mário de Andrade: Etnógrafo-Fotógrafo-Poeta, composta por uma série de fotografias que representam o homem, a paisagem, a arquitetura e cultura da região norte do País, capturadas por Mário de Andrade durante viagem realizada em 1927, além de três imagens do Nordeste, datadas de 1927 e 1929.

Com curadoria de Adrienne Firmo, a mostra revela um olhar estético apurado, reflexo da preocupação de Mário de Andrade com o registro e investigação sobre a cultura e identidade brasileiras. Autodenominando-se “Turista Aprendiz”, o intelectual paulistano conseguiu fornecer um retrato ao mesmo tempo poético e factual da vida distante dos grandes centros urbanos do período (São Paulo e Rio de Janeiro), servindo como instrumento de conhecimento dos interiores do País.

Suas fotografias demonstram o empenho em transmitir, por meio de elementos plásticos, aquilo que é retratado, fundindo a informação ao valor artístico. Além disso, ao identificar cada imagem com títulos e legendas que as expliquem ou esclareçam, Mário de Andrade alia a ação do turista-etnógrafo à do fotógrafo-poeta.

Na Galeria, esses títulos e legendas são apresentados em etiquetas identificatórias, conforme as inscrições do modernista no verso das ampliações originais, incluindo linhas poéticas e anotações sobre local, data e dados técnicos da captura da imagem. Resultado de uma nova tiragem realizada por meio da digitalização das originais, tratadas uniformemente em preto e branco, as ampliações serão expostas em tamanho 20 x 30 cm.

SERVIÇO
Mário de Andrade: Etnógrafo-Fotógrafo-Poeta
Abertura 29/06 às 20h
De 30 de junho a 25 de setembro de 2016
Das 10h às 21h30 às terças, quartas, quintas e sextas-feiras
Das 10h às 18h30 aos sábados e domingos
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre.

Sesc Santo André – Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – Santo André
Telefone – (11) 4469-1200
Estacionamento (vagas limitadas):
Credencial Plena – R$ 4 (1ª hora) | Outros – R$ 8 (1ª hora)

Veja também:

A guerra à intolerância com o amor

 

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários