Galerias e Eventos

Espetáculo ÉPICO, inspirado em Brecht traz debates atuais

Companhia teatral Tercer Abstracto (CHI/BR) investiga os principais Manifestos Teatrais que revolucionaram a cena no século XX; Épico utiliza em sua construção artística, narrações, teatro de sombras e vídeos

Por Maria Luiza - janeiro 7, 2021
145 0
Pinterest LinkedIn

As elaborações sobre o teatro épico discutidas por Bertolt Brecht (1898 – 1956) no texto-manifesto Um Pequeno Organon para o Teatro (1948) foram o ponto de partida para a criação do espetáculo ÉPICO, da Cia Tercer Abstracto, que fará temporada online a partir do dia 15 de janeiro de 2021, sexta-feira, 19h, por Zoom. A direção é de David Atencio e, no elenco, estão Giovanna Monteiro, Giu Castro, Mateus Fávero, Marô Zamaro e Paulo Eduardo Rosa. A peça foi contemplada pelo edital ProAC Nº 01/2019 – Produção e Temporada de Espetáculos Inéditos de Teatro Primeiras Obras.


Sinopse do Espetáculo Épico

Os anos do calendário já haviam chegado ao número de 1348 quando uma peste mortífera atacou a Europa. Estamos em 2020, vivendo um épico momento a nível nacional e internacional que parece não ter saída. O ponto de partida e ÉPICO é Bertolt Brecht, que indica uma proposta didática e narrativa que transforma o teatro numa potente sala de aula. ÉPICO é uma peça on-line, um jogo de comparações que pretende proporcionar ferramentas de análise. Tratando as condições sociais como acontecimentos em processo, pretende suscitar, como escreveu Brecht, “pensamentos e sentimentos que desempenhem um papel na modificação do contexto”.

Com texto criado de forma conjunta pela companhia a partir das propostas do dramaturgo e poeta alemão, ÉPICO transporta questionamentos feitos por Brecht para o Brasil de 2020, que vive crises políticas, sanitárias e sociais profundas. O espetáculo explora as potencialidades da ferramenta online, incluindo seus recursos de transmissão de áudio e a exibição de vídeos pré-gravados.

Espetáculo Épico
Espetáculo Épico; Foto: Brendo Trolesi

Reserva seu ingresso antecipadamente através do e-mail [email protected]


Sobre a Cia. Tercer Abstracto

A companhia, liderada pelo diretor chileno David Atencio e pelo ator brasileiro Mateus Fávero, responsável pelo Espetáculo Épico, surge no ano de 2012 com o objetivo de investigar e experimentar a partir das abstrações das artes visuais diversas estratégias cênicas para a elaboração de suas peças. A companhia fricciona transdisciplinarmente o campo das artes com as ciências, aproximando temas provenientes da física e das matemáticas a um público geral, com uma linguagem cênica contemporânea que estimula perceptivamente o espectador.

A companhia apresenta duas linhas de pesquisa: Projeto Manifestos, criada inteiramente no Brasil, e a Serie Abstracto, projeto de nove peças teatrais a partir do estudo de artistas fundamentais da arte abstrata.

Redes sociais:


Serviço:

  • Espetáculo Épico
  • Período: 15 a 31 de janeiro de 2021 | Sextas, sábados e domingos, às 19h. Nos dias 23 e 30 de janeiro, sábados, haverá bate-papo com a equipe após a sessão.
  • Horário: Sextas, sábados e domingos, às 19h
  • Sessão extra: 25/1, segunda-feira às 19h (Aniversário de São Paulo)
  • Duração: 70 min.
  • Classificação: Livre
  • Ingressos: Gratuito. Necessário reservar com antecedência.
  • Site: tercerabstracto.com/

Veja também:


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?


Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica 

(Atenção: Os e-mails podem ir para sua caixa de promoções)


Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários