Galerias e Eventos

Museu Afro Brasil celebra o Dia da Consciência Negra

Programação especial e entrada gratuita nos dias 19 e 20 de novembro

Por Equipe Editorial - novembro 16, 2022
33 0
Pinterest LinkedIn

O Museu Afro Brasil (MAB) preparou uma programação especial para celebrar o Dia da Consciência Negra. Ao longo do final de semana, a marquise do Museu Afro Brasil receberá o “I Festival Ocupa MAB – Música e Gastronomia”, no qual serão propostas diversas atrações representantes das musicalidades brasileiras, numa festa de ritmos e sonoridades, além de variados quitutes da culinária afro-brasileira e africana.

“O MAB celebra a diversidade das heranças africanas no Brasil e isso se evidencia na programação do ‘I Festival Ocupa MAB – Música e Gastronomia’ que será realizado no final de semana da Consciência Negra. O evento também será uma forma de homenagear a memória do nosso fundador Emanoel Araujo, que nos deixou no último 7 de setembro”, destaca Zelia Peixoto, Coordenadora de Produção e Programação da instituição.

A feira de gastronomia foi idealizada e organizada por Patty Durães, especialista culinária e empreendedora gastronômica. Já a programação cultural tem curadoria do Museu Afro Brasil e apadrinhamento do compositor, artista e empreendedor cultural, Evandro Fióti, que ressalta o papel essencial que uma ação como esta tem na nossa sociedade, de trazer a importância simbólica e política do mês da Consciência Negra, com intuito de contribuir para a reflexão da importância da população negra na construção da história brasileira. “A primeira edição do Ocupa MAB – Música e Gastronomia – ganha uma importância ainda maior, pois será realizada no ano em que perdemos um dos maiores símbolos da luta pela igualdade racial e reparação histórica para a população negra, o fundador do Museu, Emanoel Araujo. É nosso compromisso honrar esse papel e legado, e o Festival contribui diretamente com essa perspectiva, colocando a cultura e a arte negra como fundamentais nessa luta”, salienta Fióti.

As atividades do sábado (19) terão início com o cortejo encenação do Maracatu Nação Kambinda, que circulará pelo Parque Ibirapuera, ao redor do MAB. Em seguida, serão feitas apresentações de samba de roda com a Comunidade de Samba Bate Fundo e a Comunidade Samba no Asfalto, das zonas sul e leste de São Paulo respectivamente. Na sequência, os visitantes poderão participar de uma Oficina de Samba-Rock com Bruno Magnata e, para fechar o primeiro dia de festival, será realizado um pocket show com a cantora e compositora, Anelis Assumpção. O som de transição entre as atrações ficará por conta dos DJs Alex Black e Sammy Ricardo.

Na data em que é celebrado o Dia da Consciência Negra (20), o Museu Afro Brasil começará as comemorações com a realização de mais uma edição do Negras Palavras, desta vez, com a participação do cantor, compositor e rapper, Rico Dalasam, que dialogará com o público sobre o seu processo de composição. A entrevista será conduzida pela jornalista e escritora, Semayat Oliveira, cofundadora do Coletivo Nós, Mulheres da Periferia.

No domingo, o “I Festival Ocupa MAB – Música e Gastronomia” também irá oferecer uma aula de Samba-Rock com Nando Sagatiba e uma apresentação da consagrada banda de Samba-Rock Clube do Balanço. A Funmilayo Afrobeat Orquestra, única banda de afrobeat no mundo formada somente por mulheres, pessoas LGBTQIA+ e não-binárias negras, fechará o festival em grande estilo. Entre as atrações, terá discotecagem dos DJs Diego SB90, Fran e Scott.

Durante os dois dias haverá venda de drinks e comidas artesanais, com a participação de Tabuleiro do Alcides, Coscobela e Matulas da Nega.

“Apesar de sua ausência física, o legado de Emanoel Araujo vive pulsante e intensamente. E, assim como nas sociedades africanas a celebração de ancestrais é imprescindível à vida, celebramos Emanoel Araujo. Para isso, escolhemos o festival como forma de rememorar sua imensa contribuição para a produção cultural afro-brasileira e, através disso, conseguimos expandir para territórios onde essa produção se evidencia e é festejada”, destaca Sandra Mara Salles, Diretora Executiva do Museu Afro Brasil.


Programação

19 de novembro (sábado)

14h – Cortejo e encenação do Maracatu Nação Kambinda

15h – Comunidade de Samba Bate Fundo

16h – Comunidade Samba no Asfalto

17h – Oficina de Samba Rock, com Bruno Magnata

18h – Pocket Show Anelis Assumpção

Discotecagem: DJs Alex Black e Sammy Ricardo

20 de novembro (domingo)

14h – Negras Palavras, com Rico Dalasam

15h – Aula de Samba Rock, com Nando Sagatiba

16h – Banda Clube do Balanço

17h – Funmilayo Afrobeat Orquestra

Discotecagem: DJs Diego SB90, Fran e Scott

Local: Marquise do Museu Afro Brasil                                                                 

Endereço: Parque Ibirapuera, Portão 10/ Estacionamento pelo Portão 3


Sobre o Museu Afro Brasil

O Museu Afro Brasil é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo administrada pela Associação Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura. Inaugurado em 2004, a partir da coleção particular do seu diretor curador, Emanoel Araujo, o Museu Afro Brasil é um espaço de história, memória e arte.

Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do mais famoso parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera, o Museu conserva, em cerca de 12 mil m2, um acervo museológico com mais de 8 mil obras, apresentando diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiro e abordando temas como religiosidade, arte e história, a partir das contribuições da população negra para a construção da sociedade brasileira e da cultura nacional. O museu exibe parte deste acervo na exposição de longa duração e realiza exposições temporárias, atividades educativas, além de uma ampla programação cultural.


Leia também:
Pinacoteca SP anuncia agenda de 2023 e inauguração de novo edifício

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários