Galerias e Eventos

Museu das Culturas Indígenas apresenta a dança ritual Toré

Apresentação acontece no próximo sábado, 23/07, às 15h, em São Paulo

Por Equipe Editorial - julho 21, 2022
26 0
Pinterest LinkedIn

O Museu das Culturas Indígenas, em parceria com o Instituto Maracá, apresenta, no próximo sábado (23/07), às 15h, “Toré – Dança Ritual Pankararu”, considerada o símbolo maior de resistência e união entre povos indígenas e uma das principais tradições indígenas do Nordeste brasileiro e de Minas Gerais.

A apresentação, com duração prevista de 40 minutos, será feita pelo grupo indígena Pankararu constituído por moradores do Real Parque, na Zona Sul da cidade de São Paulo, onde residem em torno de 1.500 pessoas.

Inaugurado no dia 29 de junho, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) está localizado junto ao Complexo Baby Barioni, ao lado do Parque da Água Branca, em São Paulo. No MCI, além das intervenções de artistas contemporâneos indígenas dentro da intitulada “Ocupação Decoloniza – SP Terra Indígena”, estão em cartaz duas outras exposições temporárias: “Ygapó: Terra Firme”, com curadoria de Denilson Baniwa e participação de diversos artistas; e “Invasão Colonial ‘Yvy Opata’ A Terra Vai Acabar”, do artista Xadalu Tupã Jekupé, com curadoria de Sandra Benites.


Museu das Culturas Indígenas

Localizado na capital de São Paulo, o Museu das Culturas Indígenas trata-se de um novo conceito de museu, que nasce com uma proposta inovadora de gestão compartilhada a ser construída ao longo da experiência, com o fortalecimento do protagonismo indígena. Um museu público, em uma metrópole, que reunirá pessoas de diferentes etnias.

Um espaço de diálogo intercultural, pluralidade, encontros entre povos indígenas e não-indígenas, onde a memória da ancestralidade permitirá aos diversos povos originários compartilharem suas mensagens, ideias, saberes, conhecimentos, filosofias, músicas, artes e histórias.

O novo espaço é uma conquista dos povos indígenas, ainda em processo de construção, neste território na cidade, aberto para que o público entre em contato com sua própria história, e com outras histórias do Brasil.


Serviço

Toré – Dança Ritual Pankararu
Data: 23/07/2022
Horário: às 15h
Local: R. Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca, São Paulo/SP
Entrada: gratuita

Leia também:
MASP inaugura “Dalton Paula: retratos brasileiros” e “Joseca Yanomami: nossa terra-floresta”

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários