Galerias e Eventos

Paço das Artes abre inscrições para Temporada de Projetos 2023

Desde 1997, a iniciativa divulga e incentiva a arte contemporânea brasileira

Por Equipe Editorial - outubro 14, 2022
82 0
Pinterest LinkedIn

A Temporada de Projetos do Paço das Artes abre suas inscrições para a 27ª edição. Considerada uma das mais importantes iniciativas de fomento à arte contemporânea do país, a proposta visa a seleção de artistas residentes no estado de São Paulo, mais um trabalho específico de curadoria, para compor uma mostra coletiva. Os interessados em participar devem preencher o cadastro disponível no site do Paço. A convocatória segue até 11 de novembro de 2022.

Os critérios de seleção contemplam as múltiplas manifestações artísticas e poéticas, ineditismo do trabalho, e os concorrentes terão ampla liberdade quanto às linguagens de arte contemporânea desenvolvidas em seus projetos. O júri será composto por três artistas, críticos e/ou curadores convidados.

Além da exposição coletiva, imagens e textos críticos das obras selecionadas serão publicados no catálogo da Temporada de Projetos 2022/2023 e devem integrar o Acervo do Paço das Artes.

Temporada de Projetos
“Parabrigar”, do artista Helô Sanvoy, selecionado para a Temporada de Projetos de 2022. Foto: Cinthia Bueno / Paço das Artes

Os cinco trabalhos escolhidos receberão prêmio de participação de R$ 2.000,00 (para os artistas) e R$ 4.000,00 (para o projeto de curadoria). O edital também prevê uma verba para produção das obras e montagem das exposições, acompanhamento crítico do júri de seleção, além de ajuda de custo para os participantes que residem fora da cidade de São Paulo. O resultado desta edição será divulgado em dezembro, também no site do Paço das Artes.

Como participar da Temporada de Projetos

Além de preencher o formulário disponível no site do Paço das Artes será preciso anexar imagens e os arquivos solicitados, como currículo, textos conceituais, memorial descritivo, cronograma de execução e orçamento em uma pasta única.  Qualquer dúvida sobre as inscrições pode ser enviada ao: [email protected].


Em cartaz

A 26ª seleção da Temporada de Projetos foi realizada em 2021, com júri composto pela pesquisadora e jornalista Carollina Lauriano, também curadora adjunta da 13ª edição da Bienal do Mercosul; pela artista plástica e educadora, Christiana Moraes, que atuou em ações educativas no Paço das Artes e no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP); e por uma das curadoras da Pinacoteca de São Paulo, pesquisadora e crítica cultural, Pollyana Quintella, colaboradora em pesquisas do Museu de Arte do Rio (MAR). 

A exposição coletiva das obras segue em cartaz no Paço das Artes até o fim deste mês (30/10). Os projetos selecionados são:

Projetos artísticos

Diego de Santos - Lost na região 

Gabriel Pessoto – Realidade virtual 

Helô Sanvoy - Parabrigar 

Leka Mendes - Observatório de imagens inalcançáveis 

Mari Nagem – A floresta 

Projeto de curadoria

Ana Elisa Lidizia - ferramenta, ferragem, ferrugem 

Obras de Clara Machado, Helena Trindade, Maré de Matos e Rebeca Carapiá  


Serviço

Temporada de Projetos 2023/2022
Data: inscrições abertas até 11 de novembro de 2022
Como participar e regulamento: acesse o site do Paço das Artes

Leia também:
O que esperar da exposição imersiva de Frida Kahlo?

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários