Galerias e Eventos

Sesc São Paulo promove quatro novas exposições na capital paulista

Mostras acontecem no Sesc Pompeia, Sesc Belenzinho e Sesc Carmo

Por Equipe Editorial - outubro 28, 2022
56 0
Pinterest LinkedIn

Sesc São Paulo apresenta programação com duas mostras individuais e duas mostras coletivas . A obras dos artistas Sidney Amaral e Marcela Cantuária, que possuem um viés crítico e anticolonial, são apresentadas respectivamente no Sesc Belenzinho e no Sesc Pompeia.

Também no Pompeia será realizada a exposição A Parábola do Progresso, com coordenação curatorial de Lisette Lagnado. Uma iniciativa que não reúne simplesmente artistas, mas espaços dialógicos com uma história de atuação cultural e de acolhimento junto a comunidades específicas, como o Acervo da Laje, de Salvador, e a Casa do Povo, de São Paulo. 

Por fim, no Sesc Carmo, a exposição Margens de 22: presenças populares exalta grupos sociais e expressões artísticas que foram excluídas da narrativa de modernidade de São Paulo, embora sejam peças chaves do processo de urbanização dessa cidade. 


“Viver até o fim o que me cabe!”– Sidney Amaral: uma aproximação (Sesc Belenzinho)

Com curadoria de Claudinei Roberto da Silva, exposição busca ampliar o diálogo do público com o trabalho de Sidney Amaral (1973 – 2017), artista contemporâneo que faleceu de forma precoce, mas deixou um legado que alarga a reflexão sobre a diáspora africana. Por meio de técnicas e materiais variados – como desenhos a grafite, pinturas com acrílica, aquarelas e esculturas –, Sidney aponta para a aspereza de uma sociedade marcada pelo trauma da escravidão, do genocídio das populações negras e do racismo estrutural. 

Local: Sesc Belenzinho 
Abertura: 25 de outubro, às 20h 
Data: 26 de outubro de 2022 a 26 de fevereiro de 2023 
Horários:  Terça a sábado, das 10h às 21h. Domingos e Feriados, das 10h às 18h 


A Parábola do Progresso (Sesc Pompeia)

De 27 de outubro de 2022 até 2 de abril de 2023, o Sesc Pompeia recebe a exposição A Parábola do Progresso, em sua Área de Convivência. Com coordenação curatorial de Lisette Lagnado e os curadores associados André Pitol e Yudi Rafael, a mostra marca o 40o aniversário da unidade, inaugurada em 1982. Com o objetivo de discutir o legado de Lina Bo Bardi para o Sesc Pompeia, a curadoria traz outras referências para somar camadas vivenciais e sociais ao projeto. Sendo assim, cinco territórios dialógicos participam da exposição: o Acervo da Laje (subúrbio ferroviário de Salvador – BA), a Aldeia Kalipety (São Paulo – SP), a Casa do Povo (São Paulo – SP), o Quilombo Santa Rosa dos Pretos (Itapecuru Mirim – MA) e o Savvy Contemporary – the Laboratory of form-ideas (Berlim – Alemanha). 

Sesc
Expo A Parábola do Progresso no Sesc Pompeia. Crédito: Léu Britto

Local: Sesc Pompeia (Área de Convivência) 
Abertura: 26 de outubro, às 18h  
Datas: 27 de outubro de 2022 a 10 de abril de 2023  
Horários: terça a sábado, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 18h


Margens de 22: presenças populares (Sesc Carmo)

Com curadoria de Joice Berth, Alexandre Araujo Bispo e Tadeu Kaçula, Margens de 22 estará aberta à visitação entre os dias 28 de outubro de2022 e 24 de fevereiro de 2023 no Sesc Carmo. A exposição se propõe a explorar o conceito de “modernidade” a partir de múltiplos cenários da vida urbana da capital. Desse modo, a mostra indaga quais e quem foram os agitadores de relevância para a composição cultural da metrópole, passando por temas como a cultura infantil, a maternidade negra, a fé e os festejos e a classe trabalhadora, que tanto contribuiu para a construção da identidade paulistana.  

Local: Sesc Carmo  
Abertura: 27 de outubro, às 18h*  
Data: 28 de outubro de 2022 a 24 de fevereiro de 2023  
Horários: Segunda a sexta, das 10h às 19h – exceto feriados 


Projeto Ofício: Mancha: Marcela Cantuária: Propostas de reencantamento (Sesc Pompeia)

A artista carioca Marcela Cantuária apresenta Propostas de reencantamento no Sesc Pompeia a partir do dia 29 de outubro. Inédita, a exposição fica em cartaz até 29 de janeiro de 2023 e integra o projeto Ofício: Mancha, uma iniciativa do Sesc São Paulo que tem o propósito de apresentar e investigar práticas do fazer artístico.  Cantuária vem se destacando no cenário da arte contemporânea com um trabalho pictórico que aproxima imagens históricas de fundo político a referências da cultura visual atual. Sua pesquisa se debruça sobre as lutas das mulheres ao redor do mundo, elaborando narrativas de enfrentamento do machismo e da misoginia. Em Propostas de reencantamento, os esforços da imaginação, para além da realidade opressora, se apresentam como gesto anticolonial

Local: Sesc Pompeia 
Abertura: Sábado, 29 de outubro de 2022, às 10h 
Data: 29 de outubro de 2022 a 29 de janeiro de 2023 
Horários: terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h 


Leia também:
Exposição de OSGEMEOS, no CCBB, recebe 100 mil visitantes

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários