Galerias e Eventos

Theatro Municipal de São Paulo aborda a presença negra em sua história

Durante as visitas o público poderá conhecer as estruturas centrais do Theatro Municipal a partir da história de ocupação da população negra.

Por Equipe Editorial - janeiro 25, 2023
22 0
Pinterest LinkedIn

O Theatro Municipal de São Paulo, em parceria com a a Praça das Artes, realiza a visita temática “Presença em dois atos”. A ação dá continuidade ao ciclo da exposição “Presente! – Presenças Negras no Theatro Municipal de São Paulo”. Na ocasião, o público poderá visitar e conhecer a história de espaços clássicos do Theatro Municipal, passando também pela exposição. Contando com diversas presenças e nomes de diversas épocas, como Ella Fitzgerald, Charles Mingus, Alvin Ailey, Duke Ellington, Milton Nascimento, Abdias do Nascimento e Elizeth Cardoso, a mostra lança um olhar único para a história do Theatro Municipal. A visita mediada será realizada nos dias 28/01 e 04/02 (sábados), às 13h, com reservas de ingressos disponíveis através do site.
 

Visita mediada pelo Theatro Municipal de São Paulo

Durante o primeiro ato, os visitantes percorrerão os espaços do Theatro tendo como enfoque por parte da equipe de mediação a ocupação e os movimentos da população negra por este território central da cidade de São Paulo, como o lançamento do Movimento Negro Unificado nas escadarias do edifício em 1978. No segundo ato, a mediação levará o público para conferir a exposição “Presente! – Presenças Negras no Theatro Municipal de São Paulo“, na Praça das Artes, que revela a memória e a história por meio de fragmentos do acervo, figurinos, fotografias, instalações e depoimentos produzidos a partir da presença negra no Theatro Municipal desde 1915.
 

Ao reunir um conjunto significativo de diferentes registros, a exposição aponta, por um lado, para o que tem sido o Brasil nesses 110 anos de existência do Theatro: a presença exígua de artistas negras e negros no palco do Theatro, em relação à massiva atuação de brancos. Ao mesmo tempo, exibe a qualidade e competência dessa participação, como explica Ana Lúcia Lopes, gerente de Formação, Acervo e Memória. “A exposição aponta para o futuro quando reúne esses artistas em uma demonstração incômoda, para muitos, de excelência. A competência é inquestionável, ficando para nós o compromisso antirracista de mudar essa história”, diz Ana Lúcia Lopes.
 

Além de difundir o rico acervo do Theatro Municipal, a exposição pretende visibilizar a atuação de entidades e organizações da sociedade civil, sobretudo negras, que se articularam ao longo de mais de cem anos para ocupar a programação do Municipal de diferentes formas. “A exposição revela que o Theatro Municipal também foi constantemente disputado por outros grupos sociais que não somente a elite; que existiram — e de alguma forma se realizaram — outros projetos, tensões, diferentes perspectivas de cultura e política. A exposição ajuda a construir uma perspectiva mais plural acerca do significado do Municipal para a cidade de São Paulo, para o Brasil”, finaliza Rafael Domingos, coordenador do Núcleo de Acervo e Pesquisa do Complexo Theatro Municipal.


Serviço

Visita Temática ao Theatro Municipal de São Paulo e à exposição “Presença em Dois Atos”
Reserva de ingressos pelo site
Sábado – 28/01 e 04/02 às 13h


Leia também:
Museu do Ipiranga inaugura nova sala de exposição


 

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários