Galerias e Eventos

Tomie Ohtake ganha exposição em galeria de Curitiba

Por Equipe Editorial - outubro 10, 2022
85 0
Pinterest LinkedIn

Tomie Ohtake, uma das principais representantes do abstracionismo informal, ganha exposição com 13 obras na Galeria Zilda Fraletti, em Curitiba, produzida em parceria com a Almeida & Dale.

De acordo com Carlos Cavet, sócio da galeria curitibana, as obras que fazem parte da mostra exalam a potência poética de Tomie, cujos trabalhos são reconhecidos pela articulação de tons contrastantes e cores exuberantes. “As pinturas que apresentaremos são oriundas do mercado secundário. Ou seja, já fizeram parte do acervo de outros colecionadores”, explica Cavet.

Para Zilda Fralrtti, que teve a honra de trabalhar e conviver com Tomie em meados da década de 1980, em São Paulo, a oportunidade de realizar essa importante exposição em Curitiba carrega o sentimento de afeto que estabeleceu com a artista. “Tivemos uma relação muito próxima. Inclusive, as gravuras que tenho assinadas por ela em minha coleção foram escolhidas pela própria”, recorda.

Tomie Ohtake
Óleo sobre tela de Tomie Ohtake, pintado em 1973| Divulgação

Tomie Ohtake

A artista japonesa de nascimento, brasileira de alma e paulista de coração formou extenso currículo com participação em mais de 500 exposições, 20 bienais internacionais e obras em mais de 25 instituições ao redor do mundo.
Tomie contabilizou, ainda, cerca de 30 obras públicas em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba – capital que possui duas esculturas da artista, sendo a mais recente localizada próximo ao Memorial da Imigração Japonesa e, a outra, um monumento de concreto instalado na área externa do Museu Municipal de Arte (MuMA), que celebrou o centenário da amizade entre Brasil e Japão.

Desde 2012, Tomie produziu apenas monocromos, todos coloridos, como o amarelo, vermelho e azul. No entanto, no seu último ano de produção concebeu cerca de 30 pinturas, todas brancas, também notadas por sua materialidade diferente, com camadas mais grossas de tinta que fazem relevos.


Serviço

Exposição Tomie Ohtake
De 7 de outubro a 5 de novembro, em horário comercial
Galeria Zilda Fraletti (Avenida Batel, 1.750, Curitiba/PR)
Entrada gratuita


Com informações de Gazeta do Povo


Leia também:
Após 12 anos, OSGEMEOS estão de volta ao CCBB Rio

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários