O fauvismo foi um movimento artístico do começo do século XX. Teve início na França em 1901, embora tenha ganhado esta denominação somente em 1905.
A palavra tem origem no vocábulo francês fauves que significa feras. Este movimento seguiu características expressionistas, tendo como protagonista o artista plástico Henri Matisse. Os artistas deste movimento não se preocupavam com os aspectos da composição na pintura, mas sim com as qualidades expressivas que a interpretação pessoal poderia causar.
Separamos para vocês os principais artistas fauvistas e suas obras.
Henri-Émile-Benoît Matisse (1869 – 1954) foi o pintor, desenhista, gravurista e escultor francês considerado o “pai do fauvismo”. Seus quadros variavam de retratos a composições de imagens. O artista tinha uma forma fluida de desenhar e utilizava as cores puras.
Juntamente a Picasso e Marcel Duchamp, Matisse é considerado um dos três artistas seminais do século XX, responsável por uma evolução significativa na pintura e na escultura.
Leia também:
Henri Matisse e a doença que o levou a pintar
Andre Derain (1880 – 1954), nascido em Chatou, na França, foi um pintor totalmente autodidata, começou a pintar com quinze anos. Se encontrou com Matisse e depois com Vlaminck em 1900, pintaram juntos e desenvolveram suas ideias com a cor em suas obras de arte.
A obra de Derain mostrou uma superfície mais tranquila que o resto dos fauvistas, produto da aplicação de tonalidades quentes e harmônicas.
Maurice de Vlaminck (1876 – 1958) nasceu em Paris, em uma família de músicos. Foi o mais autêntico fauvista, dizia: “Quero incendiar a Escola de Belas Artes com meus vermelhos e azuis”. Trabalhou com André Derain em um estúdio que mantinham juntos.
Raoul Dufy (1877 – 1953) nasceu em Le Havre, na França. Foi um pintor, desenhista, gravador, ceramista, ilustrador de tecidos, de tapeçarias e de móveis, decorador de interiores, espaços públicos e teatro francês. Impressionista a princípio, evoluiu gradativamente para o fauvismo, depois de travar contato com Henri Matisse.
Jean Puy (1876 – 1960) Roanne, França Foi um pintor fauvista, conhecido como um dos principais intervenientes deste movimento artístico, surgido em 1905. Puy é igualmente lembrado como sendo um dos primeiros fauvistas, já que participou na escandalosa exposição no Salon d’Automne, junto a Henri Matisse, Henri Manguin, George Rouault e Derain.
Albert Marquet (1875 – 1947), nasceu em Bordéus, na França. Realizou diversas exposições no Salon des Indépendants, não tendo vendido quaisquer obras. Todavia, consolidou a sua carreira artística e ganho reconhecimento entre a aristocracia parisiense.
A maioria das suas obras, datadas deste período, seguiam uma linha impressionista, na qual provou o seu controlo do desenho e testou a distribuição da luz pela tela. Embora sendo fauvista, Marquet não utilizava cores tão violentas ou brilhantes, usando e abusando dos cinzentos e do branco.
Georges Rouault (1851 – 1958) nasceu Paris, na França. Era um artista francês cujo trabalho unia o fauvismo e o expressionismo. Influenciado por Henri Matisse e André Derain, Rouault extraiu de seu fervor espiritual e conhecimento de vitrais medievais a capacidade para produzir retratos ressonantes, paisagens, cenas religiosas e naturezas-mortas.
Leia também:
Expressionismo: contexto, características e principais artistas
Você sabia que a rainha Elizabeth II já visitou o Brasil? E não foi uma visita em…
O hiper-realismo é derivado do fotorrealismo, e teve sua origem na segunda metade do século XX. A…
A cultura africana gerou grande influência na cultura mundial. No entanto, até os dias atuais,…
O MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand realiza, com o apoio…
A Casagaleria recebe a exposição coletiva dos artistas ’uma pedrinha, uma nuvem, uma semente’, que…
Forever Is Now é uma exposição de arte contemporânea que reúne artistas de toda a…