Gente de Arte

Fauvismo: os 7 principais artistas para você conhecer!

O movimento seguiu características expressionistas, tendo como protagonista o artista plástico Henri Matisse

Por Equipe Editorial - agosto 12, 2022
98272 0
Pinterest LinkedIn

O fauvismo foi um movimento artístico do começo do século XX. Teve início na França em 1901, embora tenha ganhado esta denominação somente em 1905.

A palavra tem origem no vocábulo francês fauves que significa feras. Este movimento seguiu características expressionistas, tendo como protagonista o artista plástico Henri Matisse. Os artistas deste movimento não se preocupavam com os aspectos da composição na pintura, mas sim com as qualidades expressivas que a interpretação pessoal poderia causar.

Principais características do Fauvismo

  • Uso de cores intensas como: roxo, verde, amarelo, azul e vermelho;
  • Busca de estabelecer harmonia, tranquilidade, pureza e equilíbrio nas obras de arte;
  • Uso de formatos planos, grandes, simples e com traços largos;
  • Intenção de demonstrar sentimentos nas obras;
  • Temas preferidos: cenas urbanas e rurais, retratos, ambientes internos, nus e cenas ao ar livre.

Separamos para vocês os principais artistas fauvistas e suas obras.

1. Henri Matisse

Henri-Émile-Benoît Matisse (1869 1954) foi o pintor, desenhista, gravurista e escultor francês considerado o “pai do fauvismo”. Seus quadros variavam de retratos a composições de imagens. O artista tinha uma forma fluida de desenhar e utilizava as cores puras.

Juntamente a Picasso e Marcel Duchamp, Matisse é considerado um dos três artistas seminais do século XX, responsável por uma evolução significativa na pintura e na escultura.

 Fauvismo principais artistas Henri Matisse
Fauvismo
The Blue Nude (Souvenir of Biskra), 1907

Leia também:
Henri Matisse e a doença que o levou a pintar


2. Andre Derain

Andre Derain (1880 – 1954), nascido em Chatou, na França, foi um pintor totalmente autodidata, começou a pintar com quinze anos. Se encontrou com Matisse e depois com Vlaminck em 1900, pintaram juntos e desenvolveram suas ideias com a cor em suas obras de arte.

A obra de Derain mostrou uma superfície mais tranquila que o resto dos fauvistas, produto da aplicação de tonalidades quentes e harmônicas.

Fauvismo principais artistas; André Derain
Fauvismo
Estaque (1905) – Andre Derain . Crédito: Wikiart

3. Maurice de Vlaminck

Maurice de Vlaminck (1876 – 1958) nasceu em Paris, em uma família de músicos. Foi o mais autêntico fauvista, dizia: “Quero incendiar a Escola de Belas Artes com meus vermelhos e azuis”. Trabalhou com André Derain em um estúdio que mantinham juntos.

Maurice de Vlaminck
Fauvismo
Potato Pickers (1907) – Maurice de Vlaminck. Crédito: Wikiart

4. Raoul Dufy

Raoul Dufy (1877 – 1953) nasceu em Le Havre, na França. Foi um pintor, desenhista, gravador, ceramista, ilustrador de tecidos, de tapeçarias e de móveis, decorador de interiores, espaços públicos e teatro francês. Impressionista a princípio, evoluiu gradativamente para o fauvismo, depois de travar contato com Henri Matisse.

Raoul Dufy
Fauvismo
Boats at Martigues,1908 – Raoul Dufy. Crédito: Wikiart

5. Jean Puy

Jean Puy (1876 – 1960) Roanne, França Foi um pintor fauvista, conhecido como um dos principais intervenientes deste movimento artístico, surgido em 1905. Puy é igualmente lembrado como sendo um dos primeiros fauvistas, já que participou na escandalosa exposição no Salon d’Automne, junto a Henri Matisse, Henri Manguin, George Rouault e Derain.

Fauvismo principais artistas; Jean Puy
fauvismo
Jean Puy, Flânerie sous les pins (1905)

6. Albert Marquet

Albert Marquet (1875 1947), nasceu em Bordéus, na França. Realizou diversas exposições no Salon des Indépendants, não tendo vendido quaisquer obras. Todavia, consolidou a sua carreira artística e ganho reconhecimento entre a aristocracia parisiense.

A maioria das suas obras, datadas deste período, seguiam uma linha impressionista, na qual provou o seu controlo do desenho e testou a distribuição da luz pela tela. Embora sendo fauvista, Marquet não utilizava cores tão violentas ou brilhantes, usando e abusando dos cinzentos e do branco.

Fauvismo principais artistas; Albert Marquet
Fauvismo
Bay of Naples, 1908 – Albert Marquet. Crédito: Wikiart

7. Georges Rouault

Georges Rouault (1851 – 1958) nasceu Paris, na França. Era um artista francês cujo trabalho unia o fauvismo e o expressionismo. Influenciado por Henri Matisse e André Derain, Rouault extraiu de seu fervor espiritual e conhecimento de vitrais medievais a capacidade para produzir retratos ressonantes, paisagens, cenas religiosas e naturezas-mortas.

Georges Rouault
Fauvismo
The Clown, 1907 – Georges Rouault. Crédito: Wikiart

Leia também:
Expressionismo: contexto, características e principais artistas

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários