Técnicas de desenho e animação consagradas pela Disney
Ilustrador revela como aplicar a magia da Disney para dar vida para seus desenhos
![Técnicas de desenho e animação consagradas pela Disney](https://arteref.com/wp-content/uploads/2021/06/carlos-gomes-cabral-13-1-1.jpg)
Os filmes, animações e personagens da Disney são ícones universalmente reconhecidos no imaginário moderno. Não há quem não reconheça personagens como Mickey e Pato Donald. Tampouco quem não tenha visto filmes clássicos como Branca de Neve e Alice no País das Maravilhas.
Mas por trás da fama existe a construção de toda uma escola para desenho e animação que consolidou parâmetros. Afinal, no mundo inteiro e em todas as modalidades de animação se usam até hoje técnicas de desenho consagradas pela Disney.
A importância da Disney pode ser definida por dois de seus nomes principais, os diretores de animação Ollie Johnson e Frank Thomas juntamente com sete outros grandes artistas, os chamados “Nine Old Men” caracterizaram o princípio das animações Disney em buscar a “ilusão da vida”. Essa ideia passou a ser o parâmetro dos animadores desde então.
“O padrão Disney é reconhecido em qualquer lugar do mundo”, destaca o ilustrador e empresário Carlos Gomes Cabral. “É um traço único e cheio de personalidade, que foi testado, aprovado e aperfeiçoado ao longo de mais de 8 décadas de vida”, complementa.
![Livro Whosh - Técnicas de desenho Disney](https://arteref.com/wp-content/uploads/2021/06/LivroWhosh_capa.jpg)
Cabral é o autor do livro “Whoosh! 250 Ways to Get Motion Into Your Drawings”. Se trata de um projeto que contou com a colaboração de nomes importantes da indústria artística, inclusive da Marvel. Boa parte do livro utiliza o padrão Disney para ensinar sobre criação de personagens. Para Cabral uma das forças demonstradas pelos princípios da Disney é na capacidade de contar histórias.
Obras em Destaque
“Tudo se resume à contexto: As histórias da Disney trabalham muito bem a figura do herói e do vilão. E toda marca que se propõe a resolver um problema (herói) precisa trabalhar seu storytelling em cima das falhas do seu concorrente (vilão)”, identifica.
![Carlos Gomes Cabral](https://arteref.com/wp-content/uploads/2021/06/carlos-gomes-cabral-6.jpg)
Além disso tudo, a ideia de “ilusão da vida” se mantém atual mesmo com mudanças no padrão de animação. Algo que prova a Pixar ao trazer esses princípios para seus filmes de animação 3D, hoje dominantes no meio.
No fim todas as linhas de animação contemporâneas pagam tributo a Disney. Isso vale mesmo para padrões diferentes, como os animes japoneses e as animações europeias.
esse artista tem algum portfólio?
Sigo o @carloscabralart no Instagram, GRANDE ARTISTA!! A Disney é demais! Produções fantásticas até os dias de hoje, vejam Luca para constatarem. Filme lindo!
Que lindo!!![😍](https://s.w.org/images/core/emoji/15.0.3/svg/1f60d.svg)
Eu sigo ele no Instagram. Fantástico esse desenho do Thor de máscara!![👏](https://s.w.org/images/core/emoji/15.0.3/svg/1f44f.svg)
Carai, não sabia q ele era brasileiro!![👏](https://s.w.org/images/core/emoji/15.0.3/svg/1f44f.svg)