Categories: Instalação

Galeria Vermelho apresenta: “Rio Corrente” de Angela Detanico e Rafael Lain

Quem é o artista? Angela Detanico e Rafael Lain
O que vai ter na exposição? Vídeos, instalações, entre outros.  
Até quando? 22 de dezembro

A galeria Vermelho apresenta, de 21 de novembro a 22 de dezembro de 2012, a individual Rio Corrente da dupla Angela Detanico e Rafael Lain.

Radicados em Paris, desde 2002, Detanico e Lain apresentam em Rio Corrente obras que estabelecem dinâmicas entre palavras, seus significados e a forma como as lemos.

Em Rio Corrente [2012], instalação criada em vinil adesivo que dá título a individual, um texto é diagramado espacialmente por meio da organização vertical das palavras em ordem alfabética. As palavras que começam com a letra A são posicionadas no alto da parede, as com B, na linha imediatamente abaixo, e assim por diante. Com isso, a estrutura sintática do texto é quebrada, criando múltiplas leituras.

Composta por círculos de aço inox recortados e sobrepostos sobre o chão do espaço expositivo, a instalação Pulsar [2012] foi criada a partir da tipografia Amplitude [2012], que designa para cada letra do alfabeto um número determinado de círculos. De A a Z os círculos se acumulam em progressão geométrica, ou seja, Pulsar conta com 16 círculos para a letra P, 21 para U, 12 para L, 19 para S, 1 para A e 18 para R.

Na sala 2, Detanico Lain apresentam a animação Horizonte de ondas (um e dois meios) [2012] composta por duas projeções P&B e uma partitura impressa. A obra combina formas geométricas a ondas de som sinusoidais, cuja imagem é semelhante ao movimento das ondas do mar, do som e da luz. Na Instalação, oito faixas de elementos gráficos e sonoros deslizam no campo da imagem, criando um horizonte em movimento. Cada faixa é composta de 3 elementos ( /\ \ / ) correspondentes ao comportamento das ondas. As faixas mais próximas deslizam mais rapidamente e soam mais agudas; as mais distantes deslizam mais lentamente e soam mais graves. A combinação desses elementos constrói uma paisagem geométrica de ondas sonoras. A projeção é acompanhada por um mapa que descreve a estrutura em palíndromo da composição, ou seja, o fato dela poder ser lida tanto da direita para a esquerda como da esquerda para a direita.

Completa a individual a instalação Opostos [2012]. Nela, palavras com sentidos opostos, como sim/não, sempre/nunca ou cheio/vazio, são posicionadas de forma a constituir um único desenho. Para isso, a dupla utiliza a metade superior de cada palavra e a posiciona exatamente sobre a oposta criando um desenho abstrato feito de antônimos. Sobre a fachada da Vermelho, o observador poderá ler dentro/fora, escolha que aponta não apenas para a transitoriedade de toda palavra mas também do espaço como um todo.

Angela Detanico e Rafael Lain – Seleção de exposições individuais: Lexico – Blindarte Contemporanea – Nápoles – Itália [2011]; Horizon Vague -Galerie Martine Aboucaya- Paris- France; Léxico – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil [2010]; “Satellite” Terrains de jeux 3/4 – Jeu de Paume – Paris – França ; Um dado tempo um dado lugar – Museu de Arte da Pampulha – Belo Horizonte – Brasil [2008] ; 52. Biennale di Venezia – Padiglione Brasile – Veneza – Itália; Novas Utopias – MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – Recife – Brasil [2007]; After Utopia – Pharos Centre for Contemporary Art – Nicosia – Chipre [2006]. Seleção de exposições coletivas: The Spiral and the square – SKMU Sorlandets Kunstmuseum – Kristiansand – Noruega e Trondheim Art Museum – Trondheim – Noruega [2012]; Ensaios de Geopoéticas – 8ª Bienal do Mercosul – Porto Alegre – Brasil [2010]; 10ª Bienal Habana – Integración y resistencia en la era global – Havana – Cuba [2011]; 28ª Bienal de São Paulo – Fundação Bienal de São Paulo – Pavilhão Ciccillo Matarazzo – São Paulo – Brasil; Looks Conceptual ou Como Confundi um Carl André com uma Pilha de Tijolos – Galeria Vermelho – São Paulo – Brasil [2008]; Weightless Days – Namura Art Meeting – Osaka – Japão [2007]; Echigo-Tsumari Art Triennial – Echigo –Tsumari – Japão ; 27ª Bienal de São Paulo – São Paulo – Brasil [2006].

EXPOSIÇÕES:: Rio Corrente exposição individual de Angela Detanico e Rafael Lain.
ABERTURA:: 21 de novembro, 20h.

PERÍODO:: de 22 de novembro a 22 de dezembro de 2012.

HORÁRIOS:: Ter a sex das 10 às 19 hs / Sab das 11 às 17 hs.

LOCAL:: Vermelho / Rua Minas Gerais, 350 / 01244010 – São Paulo – SP – tel.: 11 3138 1520

WEB:: www.galeriavermelho.com.br / info@galeriavermelho.com.br

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Mona Lisa pode ganhar sala própria no Museu do Louvre

A Mona Lisa de Leonardo da Vinci, o retrato mais famoso do mundo, pode ganhar…

2 horas ago

Galeria Alma da Rua I apresenta nova exposição de Elvis Mourão

Galeria Alma da Rua I apresenta nova exposição “Janelas”, de Elvis Mourão a partir do…

2 horas ago

Pinacoteca apresenta J. Cunha: Corpo tropical

A Pinacoteca apresenta uma retrospectiva de J. Cunha (Salvador, 1948), a maior já realizada em…

10 horas ago

Arte africana: Um guia sobre os diferentes tipos e grupos

Arte africana, as artes visuais da África nativa, particularmente da África Subsaariana, incluindo mídias como…

12 horas ago

10 dicas de como precificar a sua arte

Uma das questões mais comuns que os artistas perguntam é como precificar a própria arte.…

12 horas ago

Como aumentar seu tráfego online? Dicas para artistas

Ter visibilidade é fundamental para que você consiga comercializar a sua arte e construir uma…

12 horas ago