Eça de Queiroz: 6 Frases para você usar no dia a dia
José Maria de Eça de Queiroz (1845-1900) foi um dos mais importantes escritores portugueses da história. Foi autor de romances de reconhecida importância, de Os Maias e O Crime do Padre Amaro; o primeiro é considerado por muitos o melhor romance realista português do século XIX.
Biografia do escritor
José Maria de Eça de Queiroz (Póvoa de Varzim, 25 de novembro de 1845 — Neuilly-sur-Seine, 16 de agosto de 1900), contemporaneamente escrito Eça de Queirós, foi um escritor e diplomata português. É considerado um dos mais importantes escritores portugueses da história. Foi autor de romances de reconhecida importância, de Os Maias e O Crime do Padre Amaro. Os Maias é considerado por muitos o melhor romance realista português do século XIX.
Eça de Queiroz e Machado de Assis são considerados os dois maiores escritores em língua portuguesa do século XIX. Eça notabilizou-se pela originalidade e riqueza do seu estilo e linguagem, o realismo descritivo; e pela críticas social constantes nos seus romances. O termo “acaciano” para definir alguém com vazio, enfeitado, pomposo, mas sem conteúdo, presente na Língua portuguesa; é uma alusão ao personagem Conselheiro Acácio, do romance O Primo Basílio.
Frases mais famosas do autor:
“Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos pelo mesmo motivo.”
“A arte é um resumo da natureza feito pela imaginação.”
Obras em Destaque
“Não tenha medo de pensar diferente dos outros, tenha medo de pensar igual e descobrir que todos estão errados.”
“A beleza exterior alegra os olhos, porém a beleza interior, faz com que o coração bata mais rápido.”
“O riso é a mais antiga e mais terrível forma de crítica.”
“O pessimismo é excelente para os inertes, porque lhes atenua o desgracioso delito da inércia.”