Como criar sua primeira pintura sem stress
O desejo de pintar existe entre pessoas de todas as idades e profissões, mas muitos nunca agem de acordo com este desejo.
Algumas pessoas evitam a pintura por insegurança ou por conta de noções equivocadas sobre o que a arte deve representar.
Alguns acham que a pintura exige um talento nato ou entrar em um curso de pintura cara e temem que não sejam criativos o suficiente para pintar algo bonito.
Outras pessoas simplesmente não sabem como começar. Assombradas pela vasta seleção de pincéis, tintas e mídia nas prateleiras das lojas de arte, elas recuam, sentindo que a pintura é muito complicada de se entender por conta própria.
No entanto, aprender a pintar não precisa ser intimidante e não exige talento, aulas presenciais ou grandes despesas. Tudo o que você precisa para aprender a pintar são alguns materiais, práticas direcionadas e o estado de espírito correto.
Compre alguns suprimentos de qualidade
Tintas vêm em várias qualidades e qualidades, com uma diferenças de preços significativas entre as profissionais e as amadoras.
Obras em Destaque
Escolha a profissional para ter melhores resultados. Embora seja lógico pensar que a tinta amadora seja adequada para o aprendizado, isso pode impedir seu crescimento.
A baixa carga de pigmentos na tinta amadora dificultam na obtenção de cores claras e brilhantes e você pode ficar desencorajado pelas pinturas escuras que resultam do seu trabalho.
Para começar, tudo o que você precisa é de uma paleta de cores primárias: tubos de tinta vermelha, amarela e azul. Adicione um tubo branco se estiver trabalhando com óleo, acrílico ou guache. Com essas cores, você pode aprender a misturar uma versão de todas as outras cores de que precisa: verdes, roxas, laranjas, marrons, cinzas e pretas.
O uso de um número limitado de pigmentos permitirá que você se concentre na aplicação da tinta, em vez de procurar continuamente o tubo de cores perfeito ao pintar.
Em termos de pincéis, uma pequena seleção de quatro ou cinco opções em vários formatos e tamanhos será suficiente para começar a pintar. Você aprenderá rapidamente quais pincéis você prefere e poderá comprar esses pincéis no futuro. Por enquanto, concentre-se em experimentar e descobrir as marcas que cada tipo de pincel pode fazer.
Decidindo qual tinta usar
O primeiro passo é decidir qual tinta você vai usar. As quatro principais opções são óleos (tradicional ou solúvel em água), aquarelas, acrílicos e pastéis. Esta é uma escolha muito pessoal: se um tipo de tinta não combina com você, tente outra.
Tinta a óleo
É um meio mais tradicional. É quando se mistura um pigmento com óleos como linhaça, cártamo ou papoula, e diluído com terebintina. Esta tinta deve ser usada em suportes revestidos com gesso para proteger a superfície (que pode até incluir papel) do ácido no óleo. A tinta a óleo é de secagem lenta, portanto a tinta pode ficar molhada na paleta e pode ser trabalhada na pintura por muitos dias, facilitando a mistura.
A limpeza requer solventes como terebintina ou álcool mineral. Óleos solúveis em água foram introduzidos nos últimos anos, exigindo apenas água para diluir as tintas e limpar os pinceis.
Tinta aquarela
É um outro meio tradicional e usa pigmento misturado com um aglutinante feito de goma arábica e aditivos para melhorar a solubilidade e o fluxo. É solúvel em água, transparente e vem em forma de tubo, panela e líquido.
A tinta aquarela pode ser reativada com água quando seca e retrabalhada, mesmo anos após o término da pintura. As características da aquarela (sua conveniência, portabilidade e limpeza fácil) tornam-a uma mídia muito popular para os trabalhos finais, bem como para cadernos de esboços.
A tinta acrílica
É uma opção mais moderna. Ela tornou-se comercialmente disponível para artistas nos anos 50. Nas tintas acrílicas, o pigmento é suspenso em um polímero plástico. É mais notável por seu tempo de secagem rápido e pode ser usado em quase qualquer superfície sem “priming”. É solúvel em água, tornando a limpeza muito mais fácil (tudo o que você precisa é de sabão e água).
A tinta acrílica seca em um acabamento durável, flexível e resistente à água. É muito versátil e pode ser usada de forma fina como aquarelas ou mais densamente como tintas a óleo, dependendo do efeito desejado.
Pastel
Com uma textura quase amanteigada, os pastéis deslizam sobre a superfície do papel, mesmo em áreas já muito trabalhadas. Os pastéis macios de são excelentes para trabalhos de linha e camadas iniciais de cores: são provavelmente os melhores pastéis para começar uma pintura.
Aprendendo a misturar cores
Os principiantes muitas vezes evitam a mistura de cores, mas os fundamentos da mistura de cores não são particularmente complicados.
Cor e pigmento fornecem tantas possibilidades e nuances de pintura que um artista pode passar a vida inteira explorando a cor, a teoria das cores e a mistura de cores.
Na verdade, a mistura de cores é algo que muitas vezes sobrecarrega os iniciantes, porque pode ser complicado, mas a mistura de cores também pode ser reduzida a algumas dicas fundamentais.
Então, abrace o desafio, aprenda e logo você estará misturando apenas as tonalidades e os tons certos. E, se você não quiser desperdiçar a tinta jogando-a fora, use-a com um pouco de branco para fazer uma pintura monocromática ou um exercício de escala tonal. Este é o termo que se refere a quão clara ou escura as cores são. Um exercício de escala tonal, então, envolve trabalhar para criar tons mais claros ou mais escuros em sua pintura.
Obtenha uma visão geral do processo de pintura
Ao longo dos séculos, os pintores criaram sistemas eficientes para iniciar e desenvolver pinturas e você pode acessar esse conhecimento por meio de livros didáticos e vídeos on-line gratuitos.
Procure por títulos que atendam aos seus interesses, como “pintar como os impressionistas” ou “como pintar pessoas”. Você descobrirá que há algumas maneiras básicas de os artistas começarem uma pintura, como fazer um desenho e preenchê-lo.
Trabalhando a partir das demonstrações em livros ou vídeos, você se familiarizará com os processos básicos de pintura e ganhará a confiança necessária para lidar com um assunto seu.
Os passos para fazer uma pintura
Os passos na criação de uma pintura variam de artista para artista e se desenvolvem com o tempo. Muitos artistas esboçam levemente a composição em uma tela, depois bloqueiam as principais áreas de cor na tela. Você pode começar com as formas maiores e trabalhar em direção às menores, trabalhando gradualmente nos detalhes.
Alguns artistas trabalham em camadas e outros trabalham todos prima (todos de uma vez) para completar sua pintura em uma única sessão. Os artistas freqüentemente fazem estudos (pequenas versões) ou vários esboços para uma pintura. Não há abordagem certa ou errada. Em última análise, você deve encontrar o que funciona melhor para você.
Encontrando Idéias para Pinturas
Alguns dias você terá mais idéias do que outros. É por isso que um diário de esboços pode ser muito útil. E não se desespere se você cometer um “erro” em sua pintura: esses podem ser o que os artistas chamam de “acidentes felizes”, resultando em algo bonito.
Se você ainda está lutando para criar conceitos, aproveite uma hora ou duas para escanear os melhores livros para pintar.
Definir metas para cada pintura
Depois de se sentir competente para misturar e aplicar tinta, comece a avaliar suas pinturas e seus elementos, como cor, composição, bordas e qualidade da pintura. Você provavelmente encontrará alguns pontos fracos em cada um deles, mas escolha um problema que incomoda mais: talvez suas cores pareçam muito suaves ou sua pintura seja muito pouco aplicada.
Faça o seu objetivo para melhorar este aspecto em suas próximas pinturas. Você deve ignorar os outros problemas enquanto faz isso; lembre-se de que você pode abordá-los, um de cada vez, no futuro. Quebrar a complexidade da pintura em partes gerenciáveis ajudará você a aprender sem ficar sobrecarregado. O excesso de informação causa o congelamento produtivo.
Dicas de segurança
A regra número 1 em relação a materiais de segurança e arte deve ser clara. hábitos desleixados podem ser perigosos. Evite comer um sanduíche com tinta nas mãos, por exemplo. Saiba o que você está usando e quais precauções você precisa ter e tomar as devidas precauções na manipulação materiais artísticos. Principalmente quando se está usando a tinta à óleo e seus complementos.