mercado

8 Termos do mercado de arte que os novos colecionadores precisam saber

O que é uma P/A? Quão importante é a proveniência? O que é flipping? O mercado de arte tem uma linguagem própria. Você está a caminho de montar a sua coleção? Aqui estão 8 termos que você precisa saber.

Mercado primário

É quando uma obra de arte é vendida (e o preço estabelecido) pela primeira vez. A arte no mercado primário, geralmente, vem diretamente do estúdio de um artista.

Mercado secundário

Este é o mundo da revenda de obras de arte, através de galerias, concessionários ou em leilão. O mercado secundário geralmente ocorre quando um artista é estabelecido e procurado.

Blue chip

Dentro do mundo da arte, as “blue chip” referem-se a obras de arte que se esperam manter ou aumentar em valor econômico, independentemente de outras condições de mercado. Artistas como Picasso, Rothko e Monet são Blue Chip.

Prova do artista

Hoje, o artista define quantas cópias vão ser feitas do mesmo trabalho e as numera e assina. Normalmente, ele coloca no canto inferior esquerdo o número da cópia e o da tiragem. Ex: 1/10 significa que é a primeira cópia de uma tiragem de 10 cópias.

Normalmente o artista faz todo o processo, da criação a impressão da gravura. Entretanto, hoje, com os profissionais mais qualificados o serviço pode ser delegado a um terceiro. Esse profissional faz o trabalho de reprodução e é aprovado pelo artista que numera e assina as obras (P/A) de próprio punho. Se o artista decidir vendê-las, elas terão um preço premium, devido ao seu número limitado, portanto, são consideradas um símbolo de status no mundo dos colecionadores de arte.

Flipping

Os “flippers” de arte compram e vendem arte para gerar lucro. A maioria dos “flippins” é feita por colecionadores de arte como forma de ganhar dinheiro para reinvestir e expandir sua coleçãoo.

Proveniência

A proveniência de uma obra de arte é o registro de sua história, propriedade e origem. A proveniência é essencial para confirmar sua autenticidade. O ideal é rastrear o objeto de volta ao estúdio do artista e incluir documentos de propriedade, faturas da galeria, números de inventário e inclusão em catálogos.

foto: Una Laurecic

Coleção privada

Esta é uma coleção privada de obras, geralmente por um colecionador de arte individual. No entanto, também pode se referir à coleção de uma empresa ou outra organização, como um banco.

Avaliação

É a avaliação do valor de mercado seja para venda ou para o seguro de uma obra. As avaliações podem ser oferecidas por galerias, especialistas e casas de leilão.

https://arteref.com/video/qual-e-a-diferenca-entre-mercado-primario-e-secundario-de-arte-2/
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Paulo Varella

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Recent Posts

O Universo de Cildo Meireles: arte, política e reflexão crítica

Cildo Meireles é reconhecido como um dos artistas mais originais e influentes do Brasil contemporâneo.…

10 horas ago

MASP escola oferece quatro cursos de estudos críticos em maio

O MASP Escola apresenta, em maio de 2024, quatro cursos organizados pelo MASP Escola. São…

1 dia ago

As 5 obras mais caras do mundo feitas por artistas ainda vivos

As obras de arte que carregam uma história, um contexto mais abrangente, tendem a ser…

1 dia ago

Os principais movimentos artísticos no Brasil

O Brasil possui uma rica história artística marcada por diversos movimentos que influenciaram não apenas…

1 dia ago

10 artistas brasileiros mais influentes da atualidade

Se há algo que define a arte contemporânea brasileira, é a diversidade de talentos e…

4 dias ago

38 equívocos que artistas pensam sobre as galerias

As galerias de arte muitas vezes possuem uma reputação de serem cheias de dinheiro e…

4 dias ago