mercado

Como aumentar seu tráfego online? Dicas para artistas

Sem visibilidade, todo seu esforço e talento não serão recompensados.

Por Paulo Varella - novembro 10, 2019
766 0
Pinterest LinkedIn

Ter visibilidade é fundamental para que você consiga comercializar a sua arte e construir uma carreira sólida no vasto universo do mercado de artes. Por isso, darei algumas fundamentais para que você entenda a importância e saiba como aumentar seu tráfego online.

Vivemos em uma época onde praticamente qualquer artista em qualquer lugar que tenha acesso à Internet pode apresentar sua arte para o mundo. Entretanto, apenas alguns mantêm seus sites atualizados aproveitando ao máximo seu potencial.

Geralmente, a maioria dos artistas simplesmente coloca imagens de sua arte online e esperam para ver o que acontece.


Qual é o objetivo de ter um site?

A principal razão pela qual você deve dar importância à internet é para mostrar seu trabalho para o maior número de pessoas possível, não apenas a quem já te conhece. Adianta ter grandes trabalhos para expor se ninguém sabe da existência deles?

Qualquer artista pode aumentar ativamente o alcance de seu site com alguns ajustes e técnicas simples. Antes de iniciarmos com as melhorias, preciso falar um pouco sobre as redes sociais.


As redes sociais não são a salvação

Para aqueles que pensam que os sites não são mais necessários e o que você precisa agora são páginas de redes sociais, pense novamente.

O problema de colocar seu conteúdo em uma rede social é que ela pode alterar as regras a qualquer momento; suspendê-lo temporariamente; remover sua página se você violar os termos de uso ou exigir que você formate seus materiais de acordo com o layout deles.

Além disso, não importa o quão maravilhoso seu feed possa ser, as redes sociais apresentam constantemente aos usuários todos os tipos de opções, alternativas e distrações para deixar sua página e ir a outro lugar.

Nenhuma rede social pode lhe dar um controle e organização sobre seu conteúdo como um site faz. Sem mencionar a permanência e a segurança de possuir um espaço abrangente dedicado à sua arte que só muda quando você quer que ela mude.

Menos de 5% dos seus seguidores conseguem ver o seu conteúdo nas redes sociais
como aumentar o tráfego online

Infelizmente, o site da maioria dos artistas não é muito diferente dos portfólios de 20 ou 30 anos atrás. A arte é frequentemente apresentada com uma explicação mínima e desorganizada, além da navegabilidade pelo site não ser prática e fluida.

Como resultado, seu alcance em termos de quem é capaz de acessar, entender e apreciar a arte de maneiras mais do que superficiais não mudou muito. O grupo de pessoas que o visitam e permanecem por um tempo permanecendo praticamente o mesmo.

Uma das maiores vantagens da Internet é que completos estranhos podem pousar em seu site ou descobrir você e sua arte inteiramente por acaso ou acidente

A maioria dos artistas diz que as pessoas encontram seus sites digitando seus nomes diretamente nos mecanismos de busca, demonstrando mais uma vez que o público é composto principalmente por de pessoas que já ouviram, leram ou conhecem sobre eles, não por acaso ou porque estão procurando um tipo específico de arte.

E quanto a todas aquelas pessoas que gostam do tipo de arte que você faz, mas não tem ideia de que você existe? É claro que atraí-los para o seu site é um desafio, porque você também não tem ideia de quem eles são, mas é possível.

Não importa quem eles sejam, quanto mais pessoas puderem acessar seu site e ver sua arte, maiores as chances de avançar em sua carreira, receber convites para participar de exposições, obter representação de galerias, fazer vendas, receber comissões, ser destaque em blogs ou sites de arte, e muito mais.

Você tem que assumir que qualquer pessoa tem o potencial de se tornar um fã ou até mesmo um patrono. Seu objetivo é maximizar sua visibilidade online em vez de limitá-la, então vamos falar sobre como fazer isso.

como aumentar seu trafego on-line

Como aumentar seu tráfego online

Título

Certifique-se de que todas as páginas do seu site, incluindo aquelas com imagens da sua arte, tenham um título que descreva de forma precisa e específica seu conteúdo, assim como um título de notícias resume qualquer história que você esteja prestes a ler.

Se uma página exibir miniaturas de uma série ou um grupo de obras relacionadas, o título deve incluir palavras-chave como o nome do artista ou da série, tema, ideia unificadora, etc – quanto mais específico, melhor.


Descreva a sua obra

Você precisa de mais do que bons títulos, no entanto. Outro fato angustiante sobre muitos sites de artistas é que as páginas geralmente contêm pouco ou nenhum texto, seja na forma de legendas, descrições ou explicações.

Todos sabemos que arte é um meio visual, mas infelizmente, o Google e outros mecanismos de pesquisa não podem pesquisar imagens; eles só podem pesquisar texto.

Quando as páginas têm pouco ou nenhum texto pesquisável, e um dos principais objetivos do seu site é aumentar a visibilidade você já está no caminho errado desde o início.

Certifique-se de que cada imagem em seu site não tenha apenas um título, mas também informações básicas sobre o que se trata a obra.

  • Técnica
  • material de produção
  • tamanho / formato
  • data
  • uma breve explicação

Isso garante que as imagens de sua arte apareçam nos resultados de pesquisa e, especialmente, que o público tenha uma experiência mais completa ao analisar seu trabalho online.


Cada imagem com um endereço URL

Certifique-se que cada imagem de sua arte tenha sua própria URL distinta, seja individualmente pesquisável nos mecanismos de pesquisa e seja individualmente vinculável por meio de postagens de redes sociais.

Surpreendentemente, inúmeras imagens em muitos sites de artistas não têm seus próprios endereços da web exclusivos, nem descrições de texto ou informações, e, como resultado, ficam completamente perdidas.

Com o uso eficiente de URLs, título, descrições e palavras-chave exclusivas, cada página do seu website se torna mais uma forma de atrair um tipo diferente de pessoa ou grupo demográfico para sua arte.


Palavras-chave para cada imagem

Toda vez que você coloca texto um distinto com uma imagem, com palavras-chave específicas que se relacionam diretamente a essa imagem, é como abrir uma galeria nova em um novo bairro, porque agora um novo subgrupo de pessoas, que usam palavras-chave semelhantes ou idênticas poderão entrar em contato com seu trabalho.


Então, digamos que você tenha agido de acordo com essas recomendações que listei acima e agora esteja atraindo um número maior de novos visitantes para o seu site. Vamos ao próximo passo.


Como manter os visitantes dentro do site?

Informações e design objetivos

Produza um conteúdo objetivo e de fácil entendimento para que qualquer pessoa entenda onde está e para onde vai. O design do seu deve ser simples e fácil de navegar.

Certifique-se que todas as páginas tenham um botão direcionado à home (página inicial do site) e que os conteúdos produzidos tenham links internos de outras publicações dentro de seu próprio site.

Galerias bem organizadas incutem confiança nos espectadores, fazem com que eles sintam que têm controle sobre o que você está fazendo e o que eles estão vendo, como se eles realmente entendessem seu trabalho. Ninguém compra nada do que não entende.

como aumentar o tráfego online

Atualize seu site regularmente

Atualize regularmente. Um site que permanece o mesmo mês após mês ou ano após ano dá a impressão de que pouco ou nada está acontecendo em sua carreira artística.

Então, adicione novos trabalhos, mantenha suas páginas de notícias ou eventos atualizadas.


Compatibilidade com outras plataformas

Verifique se o seu site é compatível com dispositivos móveis. Mais e mais pessoas estão navegando na Web em seus telefones, então seu site deve ser tão fácil de acessar e ler na tela pequena quanto em um computador ou tablet.


Páginas importantes no seu site

Tenha uma página “Sobre a arte”, “Sobre a minha arte”, “Declaração do artista” ou “Arte” para servir como uma introdução básica ao seu trabalho. O comprimento não deve ultrapassar 300 a 400 palavras.

O objetivo é interessar e engajar visitantes de forma mais rápida e fácil; torná-los curiosos e colocá-los rapidamente na sua galeria ou seção de imagens. No final, é tudo sobre sua arte.

Dimentions de Mariko Mori
“Invisible Dimension” de Mariko Mori

Blog ou News para valorizar o seu nome

Uma parte interessante é o blog. Lá você pode contar o que está fazendo. A maioria das vezes a sua arte é valorizada a partir de uma série de fatores.

Um dos mais importantes é a “moeda social”, isto é, quanto o seu nome é conhecido dentro do mercado. Crie um diário (blog) contando as suas atividades, que eventos você tem participado, o que você está produzindo, quais pessoas estão no seu círculo de amizades.


Veja também sobre o assunto


Você tem um site organizado?

Caso você tenha dificuldades em criar ou administrar a sua carreira online, o arteref.com está introduzindo um conceito de criação e gerenciamento de páginas de artistas. Dentro deste serviço, uma equipe fará todos estes passos para você, inclusive cobrar quinzenalmente de você o conteúdo de obras e textos. Além disto, te dará dicas de como proceder em seu site para melhorar a sua atuação na web.

Se interessou por isto? Entre em contato pelo: [email protected]

Avatar

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificar de