mercado

Feiras de Arte: funcionamento e compras

Nessa matéria entenderemos como funciona uma feira de arte e tudo que você precisa saber para fazer parte desse universo.

Por Equipe Editorial - março 19, 2020
230 0
Pinterest LinkedIn

O que são feiras de arte? Como funcionam? O que devo fazer para comprar em uma feira de arte? Sou artista e quero expor meu trabalho em uma feira de arte, o que devo fazer?

Nessa matéria explicaremos como funciona uma feira de arte e tudo o que você precisa saber para fazer parte desse universo, seja como comprador ou vendedor.


Essa matéria faz parte de uma série que criamos chamada: Plataformas de Visibilidade no Mercado de Arte


O que é uma feira de arte?

Normalmente, quando as pessoas pensam em formas de comprar ou vender arte, a primeira referência a ser lembrada é uma galeria de arte; a segunda, um negociante (art dealer). É claro, existem outras plataformas que fazem parte desse mercado. Uma delas, são as feiras de arte

Uma feira de arte é, basicamente, uma feira comercial. Ela é voltada para todas as pessoas do ramo da arte, sejam elas negociantes, consultores, colecionadores ou curadores. Geralmente, trata-se de um espaço para fazer negócios, porém, há também a abertura para o público que apenas admira esse universo.

Discovery Art Fair Cologne
Discovery Art Fair Cologne, Alemanha

As feiras, por mais que sejam um simples local de comércio, são visualmente deslumbrantes. Os expositores tendem a cobrir os estandes desses eventos com peças luxuosas na intenção de atrair o público presente no local.

Se você não tem experiência nesse ambiente, saiba que elas costumam ser bastante lotadas. 


Como fazer para comprar uma obra no meio de tantas pessoas?

Antes de tudo é necessário fazer uma pesquisa; aprender sobre as galerias e os artistas que estão expondo. É importante que você saiba a(s) especialidade(s) de cada um no mercado e sobre suas tendências.

Quando se trata de uma das grandes feiras internacionais, como a Art Basel por exemplo, essa pesquisa pode levar algum tempo, pois existem mais de 200 galerias expostas no evento. 

Feiras de arte Art Basel Miami Beach, 2017
Art Basel Miami Beach, 2017

Por exemplo, aprender sobre esses expositores revelaram que a Gagosian Gallery é o lugar para comprar obras do Jeff Koons, enquanto a Helly Nahmad New York teve a coleção mais incrível de Calder e uma obra de Picasso.

Dessa forma, se você tiver interesse em determinado artista ou tipo de obra, o ideal é você descobrir previamente quais galerias atendem suas necessidades. Feito isso, elabore um roteiro e visite seus estandes.

Conversar com galeristas é uma ótima maneira de aprender sobre o mercado de arte. Existem muitos países (Polônia, Índia, Grécia…) presentes nas feiras, principalmente nas grandes, que possuem artes desconhecidas e diferentes das que estamos acostumados a encontrar. Talvez elas possam abrir seus horizontes antes do ato da compra. 

Após saber a contextualização das obras, trajetórias dos artistas, especializações das galerias, preços, negociar (sim, é possível), aí eu recomendo que se tome a decisão de comprar ou não. 

Feiras de arte | ARCOmadrid, 2016. Foto: David Delgado Ruiz ARCOmadrid, 2016. Foto: David Delgado RuizFeiras de arte | ARCOmadrid, 2016. Foto: David Delgado Ruiz ARCOmadrid, 2016. Foto: David Delgado Ruiz
ARCOmadrid, 2016. Foto: David Delgado Ruiz

Não é preciso se apressar, se sentir pressionado a comprar ou correr para explorar todos os estandes. As feiras de arte normalmente duram mais de um dia, portanto, deve haver bastante tempo para ver tudo. Mas cuidado, existem algumas obras que são únicas, e a galeria permite que o cliente faça reservas por um período limitado. 


A importância da negociação nas feiras de arte

Se você for o colecionador mais rico do mundo, com a coleção mais robusta, você tem uma chance muito maior de ganhar um desconto significativo do que um colecionador iniciante. Os representantes de museus também receberão automaticamente um desconto.

A razão para isso é que os revendedores são muito incentivados a colocar o trabalho de seus artistas em grandes coleções, altamente visíveis, com grande potencial de exposição / visibilidade. Com o tempo, é provável que esses trabalhos sejam mais prestigiados e que seus preços se elevem.

Feiras de arte Art Dubai 2018
Art Dubai 2018

No entanto, se você é um colecionador comum e está à procura de descontos, eles podem aparecer nos últimos dias do evento, quando os estandes estão procurando vender seus trabalhos restantes para evitar custos de envio. 

Os revendedores colocarão pontos vermelhos ao lado dos trabalhos que foram vendidos. 

Diferentemente das vendas convencionais, nas feiras de arte o comprador não leva a obra consigo após a compra. É necessário que a feira acabe para que ele possa adquirir o trabalho.

Isso é importante por 2 razões: é desconfortável caminhar no meio de uma multidão com um trabalho artístico nas mãos (fora ser perigoso da peça ser de danificada) e o estande ficar vazio é bastante desagradável esteticamente. 


As 3 principais feiras de arte do mundo

Feiras de arte
Art Basel, Suiça

1 – Art Basel, Suíça: A Arte Basel é a feira de arte mais famosa do mundo. Todo mês de junho, os amantes da arte se reúnem na Suíça para ver os principais artistas de todo o mundo nesta feira apelidada como “as Olimpíadas do mundo da arte”. Uma das filiais da Art Basel é a Art Basel Miami, que cresceu para igualar, se não se sobrepor, a original.

ARCOmadrid - Feiras de Arte
ARCOmadrid, Espanha

2 – ARCOmadrid, Espanha: A ARCOmadrid oferece uma variedade de arte contemporânea, desde vanguardas à pop art. Criada para apoiar o desenvolvimento de um mercado de arte na Espanha, a feira tornou-se um evento importante no cenário artístico espanhol, atendendo colecionadores particulares e corporativos. 

Art Dubai
Despedida de Mohammad Hossein Gholamzadeh em Proserpina (2019) no estande da Dastan’s Basement na Art Dubai 2019. Foto: Photo Solutions

3 – ART DUBAI, Emirados Árabes: Assim como Dubai está se destacando nos negócios e no turismo, a cidade também tem uma influência muito forte no mundo das artes. Esta feira internacional de arte faz parte da Semana de Arte da cidade e recebe anualmente um número impressionante de visitantes e grupos de museus internacionais.


Dicas para quem quer expor em uma feira de arte

A forma mais comum é sendo representado por uma galeria. Se você for um artista consagrado, tudo o que você precisa fazer é convencer a galeria a participar da feira. O restante do procedimento, geralmente, é administrado pela própria galeria. 

Se você for um artista emergente ainda à procura de representação em galerias, o processo é um pouco diferente e mais exigente. Na maioria dos casos, as feiras de arte permitem o acesso a um espaço ou um estande individual. Esse acesso tem vagas muito limitadas, portanto, a concorrência será grande. 

É claro, quanto maior a feira, mais difícil é ser aceito. Uma inscrição individual também exigirá que você gaste um dinheiro adicional: bancar a própria viagem, acomodação, contratar outra pessoa para ajudá-lo enquanto trabalha no estande, etc.

London Art Fair 2018

É importante ter mais informações disponíveis, além de seus trabalhos. Mantenha à sua disposição cartões de visita suficientes para distribuir aos compradores interessados. Dessa forma, eles poderão entrar em contato com você no futuro se não tiverem certeza sobre a compra no momento.

Uma biografia, resenhas sobre seus trabalhos, catálogos sobre alguma exposição recente ou uma pasta mostrando outros exemplos de seu trabalho dará aos espectadores interessados a chance de verem sua arte em um contexto mais amplo. Essa narrativa é muito importante para o cliente entender quem é o artista por trás da obra.  

Outra maneira, embora seja válido apenas para algumas feiras, é através da participação em competições afiliadas à feira. Essas competições geralmente são anunciadas meses antes.

Na maioria das vezes, elas se concentram em um tema específico, o que pode te forçar a criar obras de arte completamente novas. No entanto, se sua arte for selecionada, ela será patrocinada e apresentada pela feira.


Veja também:

https://arteref.com/mercado/leiloes-de-arte/

Você quer receber e-books, informações sobre cursos, palestras e mercado de arte?


Fontes:


Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários