mercado

O papel das instituições na carreira dos artistas emergentes

Por Equipe Editorial - novembro 22, 2022
29 0
Pinterest LinkedIn

Os artistas emergentes – aqueles que estão recentemente formados em um curso superior de artes visuais – muitas vezes encontram dificuldade em se tornar gestores de sua própria carreira, porque durante o estudo acadêmico não são preparados para o complexo mercado de artes.

Também é comum encontrar artistas que não estejam em busca de compensação financeira na sua carreira artística, pois muitas vezes ela é vista com maus olhos. Isso faz com que os artistas se recusem a seguir um caminho comercial para o desenvolvimento de suas carreiras.

Esses e outros fatores resultam em um desequilíbrio considerável entre o volume de artistas que se formam todos os anos nas universidades e os artistas que estão dentro do mercado de artes, especialmente aqueles representados por galerias.

Neste vídeo, Paulo Varella comenta os pontos levantados em um artigo produzido em Liverpool que avalia como as relações institucionais associadas a uma exposição anual de arte contemporânea para artistas emergentes podem ajudar no desenvolvimento de suas carreiras. O vídeo, com participação da artista Thais de Albuquerque, está disponível no Canal Art Talks do YouTube e também em nosso Podcast.

Aproveite para se inscrever em nossos canais e não perder nenhuma novidade.

Quais fatores influenciam no sucesso da carreira de artistas emergentes?

O Arts Council England (2018) identificou os seguintes fatores que influenciam as carreiras dos artistas:

  • Talento
  • Trabalho duro e persistência
  • Automotivação
  • Timing crítico
  • Treinamento
  • Oportunidade de expor sua produção
  • Apoio da família e amigos

Eventos contribuem para que o artista se sinta estabelecido, como uma grande mostra ou exposição individual inicial, exposições coletivas, residências e a capacidade de dedicar tempo à produção.

As principais barreiras para o desenvolvimento da carreira incluíam questões financeiras, falta de tempo para fazer a arte, acesso ao mercado e dificuldades para promover o trabalho.

Para ler o artigo completo, clique aqui.


Leia, assista ou ouça também:
O mercado de arte e a ilusão da democracia do conhecimento

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários