Ao longo do século XX, vários movimentos de arte de vanguarda ajudaram a moldar a arte moderna. Enquanto muitos focaram na pintura, como o surrealismo e cubismo, o movimento Bauhaus englobava uma ampla variedade de mídias e disciplinas.
Variando de pinturas e gráficos a arquitetura e interiores, a arte Bauhaus teve amplo destaque na europeia ao longo das décadas de 1920 e 1930.
Embora estivesse mais intimamente associada à Alemanha, atraiu e inspirou artistas de todas as origens. Hoje, sua influência pode ser encontrada na arte e no design em todo o mundo, seja dentro das paredes de um museu ou em ruas das cidades.
Em 1919, o arquiteto alemão Walter Gropius fundou a Staatliches Bauhaus (casa da construção), uma escola alemã dedicada a unir todos os ramos das artes sob “o mesmo teto”. Artistas como Josef Albers, Wassily Kandinsky e Paul Klee ofereceram seus conhecimentos como instrutores.
A escola acabou se transformando num movimento de arte moderna, caracterizado por sua abordagem única à arquitetura e design. Hoje, a Bauhaus é conhecida por sua estética, que combina as belas-artes com artes e ofícios, além de sua influência nos momentos artísticos subsequentes
Tinha-se como um objetivo trazer a arte de volta ao cotidiano. Assim, os projetos desse movimento — sejam em pintura, arquitetura ou design de interiores — apresentam menos ornamentação e mais foco em formas equilibradas.
As pinturas da Bauhaus normalmente combinam planos com formas sobrepostas para sugerir dimensionalidade.
Além das pinturas, os artistas frequentemente produziam esculturas e colagens abstratas assim como pôsteres com tipografia e blocos de cores.
A arquitetura nesse estilo também é caracterizada por formas geométricas harmoniosamente equilibradas e com ênfase na funcionalidade; apresentando planos abertos e muitos vidros (inspiração em visuais mais simples).
Os designs da Bauhaus são famosos por sua simplicidade; minimamente adornados com móveis e detalhes superficiais.
A ênfase na solução de problemas, provou ter uma enorme influência na educação artística contemporânea.
A Bauhaus gerou uma nova concepção do processo artístico, mais voltada à ciência prática do que para humanidades.
Nesta tela, formas geométricas são escolhidas em gradações de cores primárias. Um único círculo vermelho flutua no centro superior, revelando-se como o balão. Essa ilustração exemplifica o uso extravagante e associativo de Paul Klee dos arranjos geométricos de composição pelos quais a Bauhaus se tornou famosa.
Na obra se alterna entre o abstrato e o figurativo, entre a associação narrativa e o simbolismo. As formas são retratadas assimetricamente, criando um certo “ritmo” visual, conduzido por linhas verticais, horizontais e diagonais.
Este trabalho de Kandinsky é construído em torno de três áreas principais, dominadas por formas amarelas, vermelhas e azuis. Elas formam duas zonas gerais, uma ao lado direito da tela, formada a partir do círculo azul, e uma ao redor do retângulo amarelo à esquerda, gravada em uma sombra mais profunda.
A variação no peso visual e no posicionamento no espaço é implicada pelos efeitos de cor e sombreamento, pois o amarelo contrasta com os tons vermelhos mais escuros, aprofundando-se ainda mais em roxo e azul.
Uma malha de retas e curvilíneas interage através da tela, como se estivesse causando uma “batalha” de forças estabelecida entre as diferentes cores primárias.
Na obra de László, sua mão parece se materializar na escuridão e flutuar no espaço, atrás de uma grade de linhas brancas que se cruzam com as pontas dos dedos; como se estivessem tomando forma a partir da interação entre sombra e luz.
A fotografia abstrata tornou-se fortemente ligada ao ethos (conjunto dos costumes e hábitos) revolucionário da Bauhaus.
A Bauhaus foi sem dúvida a escola de arte modernista mais influente do século XX. Sua abordagem ao ensino e às relações entre arte, sociedade e tecnologia, teve um grande impacto na Europa e nos Estados Unidos, muito tempo após seu fechamento sob pressão nazista em 1933.
Hoje, é frequentemente creditada como catalisadora da arquitetura e mobília modernas, além de ser uma importante influência na pintura e escultura de meados do século XX.
Alguns edifícios – incluindo a Bauhaus Dessau, um Patrimônio Mundial da UNESCO – foram transformados em destinos turísticos. Muitos dos principais museus de arte moderna incorporam as obras de arte desse movimento.
Tomie Ohtake, um dos principais nomes do abstracionismo brasileiro, acaba de entrar para o acervo…
Tarsila do Amaral é a estrela de uma grande exposição em sua homenagem no Museu…
As obras de arte que carregam uma história, um contexto mais abrangente, tendem a ser…
As estátuas gregas e romanas muitas vezes estão com os narizes desgastados. Às vezes sem…
Tomie Ohtake inaugura, em outubro de 2024, duas a exposição "Mira Schendel – esperar que…
O MASP Escola apresenta sete novos cursos. Entre outubro e novembro de 2024, o público…
View Comments
Muito boa matéria, o interessante da Bauhaus é que eles continuam com os estes mesmos princípios e incluindo cursos e disciplinas novas, hj minha filha estuda na Bauhaus de Weimar um curso completamente diferente, estuda Mídias de Comunicação, um curso muito abrangente, passando por materiais como noções de rádio, televisão, cinema entre outras.