Movimentos

Art Nouveau | Design e arquitetura

Saiba como o movimento influenciou diversas áreas artísticas.

Por Equipe Editorial - setembro 26, 2019
141 0
Pinterest LinkedIn

Contexto histórico da Art Nouveau

A Art Nouveau foi um movimento na história do design, inaugurando um tipo de “novo modernismo”. Na arquitetura, ela se caracterizou por representar alguns detalhes, não um estilo propriamente dito.

Entre 1890 e 1914, quando novos métodos de construção floresceram, os designers tentaram humanizar as estruturas em forma de caixa, antinaturalmente altas, com motivos decorativos que sugeriam o mundo natural; eles acreditavam que a maior beleza poderia ser encontrada na natureza.

No final do século XIX, muitos artistas, designers gráficos e arquitetos europeus se rebelaram contra as abordagens clássicas e formais do design. A raiva contra a era industrial das máquinas foi liderada por escritores como John Ruskin (1819-1900).


maison_lart_nouveau_1895-1024x504 copy
Maison de l’Art Nouveau, Paris, France. 1895.
Acesso a imagem

O art nouveau (em francês para “New Style”) foi popularizado pela famosa Maison de l’Art Nouveau, uma galeria de arte de Paris operada por Siegfried Bing.

Enquanto se movia pela Europa, o movimento art nouveau passou por várias fases e assumiu uma variedade de nomes: na França, foi chamado Style Moderne e Style Nouille (Estilo Noodle); foi chamado Jugendstil (estilo jovem) na Alemanha; Sezessionsstil (Secession Style) na Áustria; na Itália, era Stile Liberty; na Espanha era Arte Noven ou Modernismo, e na Escócia era o estilo Glasgow.

A arte e a arquitetura Nouveau floresceram nas principais cidades da Europa entre 1890 e 1914. Por exemplo, em 1904, a cidade de Alesund, na Noruega, foi quase totalmente queimada, com mais de 800 casas destruídas. Alesund é agora caracterizada como a “cidade Art Nouveau”, pois foi reconstruída durante o período desse movimento.

alesund-3928688_1920-1
Alesund, Noruega. Art Nouveau town.
Acesso a imagem

Nos Estados Unidos, as idéias art nouveau foram expressas no trabalho de Louis Comfort Tiffany, Louis Sullivan e Frank Lloyd Wright. Louis Sullivan promoveu o uso da decoração externa para dar “estilo” à nova forma de arranha-céu. No ensaio de Sullivan, de 1896, “The Tall Office Building Artisticically Considered”, ele sugere que a forma segue a função.

  • Formas assimétricas
  • Uso extensivo de arcos e formas curvas
  • Vidro curvo
  • Enfeites curvos, parecidos com plantas
  • Mosaicos
  • Vitral

A arquitetura influenciada pelo movimento de arte pode ser encontrada em todo o mundo, mas especialmente nos edifícios vienenses do arquiteto Otto Wagner, incluindo Majolika Haus (1898-1899), a Estação Ferroviária Karlsplatz Stadtbahn (1898-1900), o Banco de Poupança Postal da Áustria (1903). -1912), a Igreja de São Leopoldo (1904-1907) e a casa do arquiteto Wagner Villa II (1912). O Edifício da Secessão (1897-1898), de Joseph Maria Olbrich, foi o salão de símbolos e exposições do movimento em Viena, Áustria.

 Majolika Haus Designed by Otto Wagner, Vienna, Austria.
Acesso a imagem

Em Budapeste, Hungria, o Museu de Artes Aplicadas e a Casa Lindenbaum e o Banco de Poupança Postal são bons exemplos de estilos art nouveau. Na República Tcheca, é a Câmara Municipal de Praga.

Alguns chamam a obra de Anton Gaudi para fazer parte do movimento art nouveau, especialmente o Parque Güell, a Casa Josep Batlló (1904-1906) e a Casa Milà Barcelona (1906-1910), ou a Pedrera, todas em Barcelona.

Nos Estados Unidos, o Wainwright Building em St. Louis, Missouri, por Louis Sullivan e Dankmar Adler e o Marquette Building em Chicago, Illinois, por William Holabird e Martin Roche com Coydon T. Purdy se destacam como bons exemplos históricos do art nouveau detalhes na nova arquitetura de arranha-céus do dia.


Nova mulher da Art Nouveau e a arte erótica

Como um assunto importante na história da arte, sabemos que a forma humana, em particular, o corpo feminino hipnotizou artistas desde o início dos tempos. Durante esse período, as representações altamente erotizadas da forma feminina e a natureza erótica de muitas obras de Art Nouveau são uma das características mais predominantes no estilo de pintura.

Com isso, Gustav Klimt e Egon Schiele produziram pinturas e desenhos que eram altamente centrados no erotismo. As novas mulheres ousadas do art nouveau eram sensuais, graciosas e delicadas, e também uma mulher moderna e altamente sexual. Usada como elemento de publicidade de outro artista famoso da época, Alphonse Mucha, a representação alongada de atrizes famosas e mulheres de fantasia decorava pôsteres de teatro e várias ilustrações.

art nouveau
Alphonse Mucha – The Precious Stones series, 1900.
Acesso a imagem

A representação estilizada da forma humana, a superfície decorativa e plana, juntamente com o jogo entre o real e o abstrato, são as características mais importantes, que permanecem até hoje como um legado desse breve movimento artístico. Fundindo a arte com o movimento e o artesanato, as pinturas do movimento juntaram o legado do simbolismo à nova compreensão da superfície da pintura.

O mundo da natureza, suas flores e algumas das criaturas misteriosas ajudaram a moldar esta época, a quem devemos o futuro desenvolvimento do período Art Deco, novas ideias experimentais sobre arte gráfica e design de pôsteres. As pinturas Art Nouveau são ainda hoje algumas das imagens mais inspiradoras da história da arte.


Ressignificação do movimento

Nos anos 1960 e início dos anos 1970, o art nouveau foi revivido na arte dos pôsteres (às vezes erótica) do inglês Aubrey Beardsley (1872-1898) e do francês Henri de Toulouse-Lautrec (1864-1901). Sabe-se que os dormitórios nos Estados Unidos são decorados com pôsteres art nouveau ao lado de Jimi Hendrix.

art nouveau
Toulouse-Lautrec. Jane Avril, 1893. Medium: Lithograph printed in five colors; machine wove paper. Dimensions: 129.1 x 93.5 cm. Credit Line: Harris Brisbane Dick Fund, 1932. Accession Number: 32.88.15. © 2000–2019 The Metropolitan Museum of Art

Veja também


Fontes

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificar de