Opinião

O que esperar da exposição imersiva de Frida Kahlo?

A exposição imersiva “Frida Kahlo – A Vida de um Ícone” desembarcou no Brasil em 04 de outubro no Salvador Shopping. A capital baiana é a primeira a receber a mostra internacional que nasceu na Espanha e, após grande sucesso em Barcelona, percorre o mundo visitando Europa, América do Norte e América Latina.

A visita à exposição pode ser considerada um passeio de entretenimento, onde o público é convidado a se aprofundar na biografia da artista, que além de ser famosa pela relevância de seu trabalho artístico, é também reconhecida por sua história de vida.

Foto: Divulgação

Por meio de recursos que envolvem os sentidos do espectador como textos, fotografias, vídeos e instalações, as peculiaridades da história pessoal e artística de Frida são reveladas em 10 ambientes montados em 2 mil metros quadrados com cenografia, iluminação, sonorização e projeções impecáveis. A visita dura, em média, 90 minutos e encanta pessoas de todas as idades.

Exposição Frida Kahlo – A Vida de um Ícone


Para introduzir o público no universo da artista, a experiência começa por um caminho com diversos painéis com textos e fotos da vida de Frida, como sua infância, sua família, seus amores e muitas curiosidades.

Foto: Thais de Albuquerque

Uma sala com um imenso altar carregado de elementos da cultura mexicana é um espanto pela elaboração, riqueza de detalhes e composição de cores. Impossível passar por ali sem fotografar muito. Aliás, a exposição é repleta de “pontos instagramáveis”.

Foto: Thais de Albuquerque

Em “O instante”, somos convidados a refletir sobre o acidente entre um ônibus e um bonde que mudou a vida de Frida para sempre. Embora Frida nunca tenha retratado esse dia em suas pinturas, os efeitos da tragédia acompanharam sua história pessoal e sua carreira artística. Nessa sala, além de uma composição das radiografias da artista, há uma instalação tridimensional chamada “multilayer” – um novo conceito de vídeo holográfico que cria um efeito de vídeo volumétrico pela sobreposição de transparência. Bem legal.

Foto: Thais de Albuquerque

“La Rosita” reproduz o ambiente onde ela dava aulas de pintura. Nesse lugar – de uma cenografia muito, muito bem feita – o visitante pode colorir ilustrações da Frida e depois ver seu desenho projetado num telão. Uma pena que o material de pintura disponibilizado seja giz de cera escolar.

Foto: Thais de Albuquerque

Concebido para ser o salão principal da mostra, “Universo de Frida” propõe uma viagem sensorial em mil quadrados de telas projetáveis onde o espectador se mistura às paredes e ao chão.

Foto: Thais de Albuquerque

A última experiência fica por conta de uma viagem opcional (e paga à parte) pela Casa Azul, onde Frida viveu, por meio de realidade virtual.

Para finalizar tem uma lojinha com camisetas, canecas e outros suvenires pra quem quiser levar uma lembrança da experiência pra casa.

Exposições imersivas

De uns anos para cá, as exposições imersivas ganharam espaço entre as agendas de exposições convencionais. A aposta principal é incluir mostras de arte a outras formas de entretenimento e espetáculos que aproveitam os recursos da tecnologia atual para divertir todos os públicos. 


Opinião

Como dito antes, a produção da mostra é tecnicamente impecável e as expressões satisfeitas estão estampadas no rosto de todos, na saída.
A sala que mais me encantou foi a que reproduz os vestidos usados pela artista. São seis modelos que refletem uma das características de Frida Kahlo que mais me impressiona: sua construção de imagem e narrativa.

Foto: Thais de Albuquerque

“Frida sabia ser única. Muito antes do marketing falar sobre imagem de marca, ela fez de seus trajes tradicionais, sobrancelhas e bigodes sinais muito sedutores de autoconfiança e os transformou em uma identidade forte o bastante para evocá-la com um único traço. Como se fosse um logotipo.”

Trecho de um painel informativo da exposição.

A exposição fica em cartaz em Salvador até dezembro e em 2023 parte para São Paulo, com local e data ainda a serem definidos, além de outros destinos nacionais. 


Serviço

Exposição imersiva de Frida Kahlo – A Vida de um Ícone
Onde: Salvador Shopping, Salvador – BA
Local: Avenida Tancredo Neves, 3133 – Caminho das Árvores
Quando: de 05/10 a 04/12.
Horários: Segunda a sábado, das 10h às 21h // Domingo das 10h às 20h
Ingressos aqui.


Agradecimentos:
Jamil Moreira Castro (Assessoria de Imprensa Salvador – Como Comunicação)
Larissa Barreto (Assessoria de Comunicação Salvador Shopping)


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Thais de Albuquerque

Thais de Albuquerque é Relações Públicas, artista visual e criadora de conteúdo. Atua há mais de 15 anos em marketing e criação de identidade visual para empresas, projetos e instituições. Em seu Instagram, desenvolve conteúdos autorais ligados a curiosidades sobre o mundo das artes.

Share
Published by
Thais de Albuquerque

Recent Posts

Pioneiras e protagonistas: a ascensão das mulheres nas artes visuais

As mulheres nas artes visuais enfrentam os mesmos desafios de outros ambientes de trabalho. Apesar…

2 dias ago

Venda de reproduções: A nova solução para artistas

Como ganhar dinheiro com impressão sob demanda, sem ter que vender o seu quadro original…

2 dias ago

Galeria Galatea inaugura novo espaço no Jardins com individual de Montez Magno

A Galeria Galatea anuncia sua expansão com a abertura de mais um espaço em São…

4 dias ago

10 obras de arte polêmicas

A arte sempre foi um reflexo poderoso das emoções, ideias e conflitos da sociedade. Ao…

4 dias ago

Em arte, ser ou não ser é uma questão de documentação

Álvaro, um colecionador que depois de eu ter realizado uma curadoria de suas obras, catalogando,…

4 dias ago

Das ruas para as galerias: como o graffiti se tornou uma forma de arte legítima

Neste artigo, explico por que o grafite foi estabelecido quase imediatamente como uma forma de…

5 dias ago