Performance

Body art: origem, definição e principais expoentes


Body art (arte do corpo) é um método de performance em que utiliza-se o próprio corpo nas práticas artísticas. Inserida no campo da arte contemporânea, a Body art é datada do final dos anos 1960, e sua discussão sobre o conceito de arte tem raízes no Dadaísmo.

A arte corporal acaba com a barreira entre artista e arte. As linhas são apagadas entre mensagem e mensageiro ou criador e criação. Isso permite ampliar a ideia de perspectiva da primeira pessoa.

Ela está associada à body paint (pintura corporal), existente desde os primórdios da humanidade na forma ritualística até às tatuagens.

Through the Night Softly (1973), Los Angeles, Estados Unidos

O artista americano Chris Burden é um bom exemplo de expoente desse estilo. As apresentações feitas nesses moldes costumam ter o objetivo de gerar reflexões acerca da cultura, sociedade, política, etc.

A performance acima consistia em Burden deslizar sobre vidros quebrados – apenas de cueca – com as mãos amarradas atrás das costas. Isso gerou um grande desconforto por parte do público, principalmente ao verem a dor sentida pelo artista enquanto fragmentos de vidro rasgavam seu corpo.

Burden queria que estivesse claro para os telespectadores como a dor é real e enfatizou isso ao se apresentar ao vivo. Ele exibiu um trecho de dez segundos desta peça nos comerciais de uma rede local de TV.


Marina Abramovic. Performance “Ritmo”(1975)

Outra artista que explora práticas que colocam seu corpo em perigo é a Marina Abramović. Ela permaneceu imóvel em uma sala por seis horas, com 72 objetos, entre eles uma rosa a uma arma carregada, onde o público foi convidado a utilizar qualquer um dos objetos da maneira que quisessem na artista.

Seu objetivo também inclui fazer com que o público “fuja” da apreciação estética apenas de pinturas e esculturas, e dê atenção, também, a uma arte mais efêmera e chocante.


Body art no Brasil

O brasileiro Antonio Manuel já experimentou a body arte com o seu trabalho “O Corpo é a Obra”. Isso ocorreu em 1970 e a proposta era realizar uma exposição com o artista nu. A ideia veio logo após Ato Institucional Número Cinco (AI-5), imposto durante a Ditadura Militar como forma de reprimir a liberdade de expressão.

Obra que relembra performance feita nos anos 1970 por Antonio Manuel

Outra artista nacional mais atual é Carla Borba. Ela cria fotografias de si mesma ao usar materiais inusitados como carvão. Em uma de suas performances ela desfila entre as pessoas do público com uma máscara preenchida por terra. O auge da apresentação acontece quando ela rasga essa máscara deixando a terra cair no chão. Veja no vídeo abaixo o que aconteceu no evento.

https://www.carlaborba.com.br/Cabeca-de-Terra

Gostaria de ver mais vídeos e fotos de performances como esta? Sentiu falta de algum artista do movimento? Deixe suas sugestões nos comentários.



Fonte

theartstory

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Paranoia ou mistificação?

Este artigo foi publicado no jornal O Estado de S. Paulo em 20 de dezembro…

9 minutos ago

O corpo humano na visão de Francis Bacon

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) abriu recentemente a exposição Francis Bacon –…

18 horas ago

O retrato de Arnolfini: o maior enigma de Jan van Eyck

A história da arte ocidental está cheia de excelentes obras-primas feitas ao longo dos séculos,…

1 dia ago

7 frases de Mark Twain que são mais atuais do que nunca

Samuel Langhorne Clemens (1835-1910), mais conhecido pelo pseudônimo Mark Twain, foi um escritor e humorista…

1 dia ago

10 coisas que irão surpreendê-lo sobre o mestre renascentista Sandro Botticelli

1 - Seu nome verdadeiro não era Sandro O verdadeiro nome de Sandro Botticelli foi…

1 dia ago

Conheça os 15 maiores artistas vivos do mundo

A arte é uma coisa subjetiva, é impossível dizer quem são os melhores artistas visuais.…

2 dias ago