Conheça Chris Burden e o extremo do body art

0
692

Artista norte-americano, Chris Burden nasceu em 1946, em Boston, nos Estados Unidos da América. Estudou arquitetura no Pomona College de Clairmont, frequentando depois a Universidade da Califórnia. A partir dos anos 70, desenvolveu uma série de ações nas quais utilizou o próprio corpo como material de trabalho e de comunicação, assumindo-se como um dos protagonistas do movimento da Body Art nos Estados Unidos. A sua primeira apresentação pública data de 1971. Nas suas performances , era evidente a tendência para as ações mais extremas e radicais (quase suicidárias), através das quais procurava questionar algumas práticas sociais e tabus ligados à cultura contemporânea e, simultaneamente,colocar em causa a função da arte e a responsabilidade ética do artista.

 

Through the Night Softly, September 12th 1973, Main Street, Los Angeles

Nestas ações, Chris Burden sujeitou-se frequentemente a certo número de situações de grande violência e impacto sobre o próprio corpo, como forma a provocar reações na audiência e de abordar alguns medos e tabus íntimos, de carácter individual ou coletivo.

Noutros projetos conceptuais, desenvolvidos na década de 80, Burden abordou a problemática da comunicação de massas através da utilização da rádio ou da televisão. Estas propostas assumem-se menos radicais e violentas e dispensam muitas vezes o uso do próprio corpo enquanto veículo de expressão. Permitem-lhe também introduzir no seu trabalho temáticas ligadas a questões políticas e sociais como, por exemplo, a Guerra Fria e a ecologia.

 

 

SHOOT – 1971

 

Sua performance mais conhecida e lembrada chama -se “ Shoot”, –  palavra inglesa que tem o sentido de matar ou ferir (uma pessoa ou animal) com uma bala ou flecha -, a qual a seu pedido, Burden solicita a seu amiga que lhe atire com um rifle em seu braço dentro da galeria.

Este ato fez alusão aos traumas gerados pela Guerra do Vietnã, que neste período estava em seu auge.

 

 

Nos anos 90, o artista revelou preferência pela realização de instalações através das quais procura relacionar-se de forma direta com o lugar onde estas se encontram, como se verifica, por exemplo, na peça La Tour des Trois-Museaux , de 1994.

 

 

 

Chris Burden ficou marcado como uma das personalidades mais influentes da história com suas manifestações artísticas e impactantes, lamentavelmente faleceu em maio de 2015 em consequencia de um câncer.

 

Fontes:

https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$chris-burden

https://en.wikipedia.org

 

 

Comente:

Please enter your comment!
Please enter your name here