De famosos presidentes a famosos falsos presidentes, a National Portrait Gallery abriga os ícones que fazem parte da cultura americana.
Como não poderia deixar de ser, Washington DC, capital dos EUA, abriga um museu bastante específico e sempre com recordes de público: The National Portrait Gallery, ou galeria de retratos. Esse museu, faz parte do gigantesco conglomerado Smithsonian, uma das instituições culturais mais poderosas do mundo, com museus para todos os tipos e gostos.
Como o próprio nome diz, é uma coleção de retratos, desde os clássicos aos contemporâneos. Os retratados são pessoas que fizeram parte da história dos EUA e contribuíram de alguma maneira para a construção do país, seja na área da educação, política, entretenimento, etc.
A grande vedete é sem dúvidas a coleção de retratos dos presidentes americanos.
George Washington, pintado em 1795 por Gilbert Stuart, foi a primeira obra a ser adquirida e assim iniciou-se a coleção de fotografias, gravuras , esculturas e todos os tipos de mídia, que hoje conta com um acervo de mais de 22 mil itens.
A partir de 1990, o Instituto Smithsonian passou a comissionar artistas para pintar o presidente em exercício na Casa Branca. Todos os retratos anteriores dos presidentes americanos foram adquiridos ou recebidos em doação.
A Casa Branca possui um acervo oficial próprio dos retratos dos presidentes americanos e frequentemente as duas instituições trabalham em conjunto emprestando mutuamente trabalhos para exibições específicas.
As expectativas agora estão voltadas para saber se o próximo retratado será a primeira mulher a ocupar a presidência norte-americana, ou aquele senhor que já teve recentemente divulgado seu desenho nu em pelo. Que os céus nos protejam….
Para comprovar que os EUA é antes de tudo um país de entretenimento, não poderia faltar nas paredes do museu o retrato de um dos “presidentes” mais polêmicos da atualidade: Frank Underwood. Quem é fã do seriado da Netflix, – House of Cards – sabe do que eu estou falando.
Veja também
https://arteref.com/exposicoes-2/wonder-em-washington-dc-para-se-encantar/
Alfredo Volpi nasceu em Lucca na Itália 1896. Ele se mudou com os pais para…
Anita Malfatti nasceu filha do engenheiro italiano Samuele Malfatti e de mãe norte-americana Eleonora Elizabeth "Betty" Krug, Anita…
Rosana Paulino apresenta um trabalho centrado em torno de questões sociais, étnicas e de gênero,…
Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…
SPPARIS, grife de moda coletiva fundada pelo artista Nobru CZ e pela terapeuta ocupacional Dani…
A galeria Andrea Rehder Arte Contemporânea - que completa 15 anos - apresentará, entre os…