Pintura

As curiosidades da “Noite Estrelada” que você precisa saber

Entenda uma das principais obras da História da Arte.

Por Equipe Editorial - julho 26, 2021
17540 2
Pinterest LinkedIn

A Noite Estrelada é uma das mais conhecidas pinturas do artista holandês pós-impressionista Vincent van Gogh. Esta obra-prima retrata a vista do lado de fora da janela do sanatório (Saint-Remy, na França) em que o artista optou por entrar.

É interessante notar que nada na paisagem retratada combina com a área em torno de Saint-Remy ou com a vista de sua janela. Como um homem que frequentemente pintava o que via, essa obra é uma ruptura marcante em seu trabalho. O retrato são suas memórias.


Contexto e interpretação da obra

Enquanto estava no sanatório, sua depressão o fez sofrer alucinações e pensamentos suicidas. Consequentemente, houve uma mudança de tom em seu trabalho.

Van Gogh voltou a utilizar cores mais escuras, assim como no início de sua carreira. Noite estrelada é uma representação clara dessa mudança.

Noite Estrelada; Quarto em Saint-Remy onde Van Gogh viveu por 1 ano e pintou mais de 100 obras
Quarto em Saint-Remy onde Van Gogh viveu por 1 ano e pintou mais de 100 obras.
Acesso em: https://offthebeatenpagetravel.com/2013/11/26/vincent-van-gogh-in-st-remy-france/

Ele atribuiu uma linguagem emocional à noite e à natureza, afastando-as de suas aparências reais. Dominado por azuis e amarelos vívidos, o quadro demonstra como a visão do pintor era inseparável dos novos procedimentos de pintura que ele havia inventado, nos quais cor e tinta descrevem um mundo fora da obra de arte.

Noite estrelada é uma tentativa de expressar um estado de choque, e os ciprestes, oliveiras e montanhas agiram como catalisadores para o pintor.

Ele procurava a essência da paisagem, seu próprio ser – uma maneira de registrar seu poder simbólico, sua vitalidade, seu fluxo e constância, tudo em um.

Embora a natureza e as casas estejam delineadas em preto, o amarelo e o branco das estrelas e da lua se destacam no céu, atraindo os olhos para o céu. Eles são a grande atenção da pintura.

Detalhe - Noite Estrelada

Embora Van Gogh tenha vendido apenas uma pintura em toda a sua vida, “Noite Estrelada” é um ícone da arte moderna. O artista definiu como vemos nossa própria era – destruída pela solidão e incerteza.


Curiosidades da Noite Estrelada

Van Gogh pintou a vista de sua janela voltada para o leste no asilo 21 vezes. Embora a série retrate várias horas do dia e da noite e diferentes condições climáticas, todas as obras incluem a linha de colinas ao longe e nenhuma mostra as barras na janela do seu quarto.

Um estudo feito pelo Griffith Park Observatory demonstrou que Van Gogh representou a Lua, Vênus e várias estrelas na posição exata em que ocupavam naquela noite. Isso nos leva a inferir que o artista possuía grande conhecimento sobre astronomia.

Analistas de “Noite Estrelada” enfatizam o simbolismo da árvore cipreste estilizada em primeiro plano, vinculando-a à morte e ao eventual suicídio de Van Gogh. No entanto, o cipreste também representa a imortalidade. Na pintura, a árvore alcança o céu, servindo como uma conexão direta entre a terra e os céus. O artista pode ter feito mais uma declaração esperançosa do que muitos acreditam. Essa interpretação positiva do simbolismo do cipreste remete a uma carta a seu irmão, na qual o artista compara a morte a um trem que viaja para as estrelas.


Transforme - Banner Instaarts

O físico José Luis Aragon comparou o jogo turbulento de luz e escuridão em obras como “Noite Estrelada” com a expressão matemática da turbulência em ocorrências naturais, como banheiras de hidromassagem e correntes de ar. Van Gogh foi capaz de comunicar com precisão essa agitação usando gradações precisas de luminescência.

Hoje, Van Gogh possui uma ala com seu nome no hospital e sua obra encontra-se na coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York.


Veja também


Fontes


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
rafael.domingos23@gmail.com
2 anos atrás

Parabéns pelo site, muito bom!!