Vídeo

A ‘Femme accroupie”, 1954 de Pablo Picasso

Por Paulo Varella - novembro 8, 2017
3831 0
Pinterest LinkedIn

Raramente visto em público desde 1954, a vívida celebração de Pablo Picasso de sua mulher, Jacqueline Roque, permaneceu em sua coleção por muitos anos.

Jacqueline Picasso ou Jacqueline Roque (24 de fevereiro de 1927 – 15 de outubro de 1986) era mais conhecida como musa e segunda esposa de Pablo Picasso. O casamento durou 11 anos até sua morte, período em que ele criou mais de 400 retratos dela, mais do que qualquer outro amor de Picasso.

No início do outono de 1954, Pablo Picasso vivia no sul da França com Jacqueline Roque, sua amante, a quem conheceu em 1952. Eles logo retornariam a Paris, onde viveriam juntos no estúdio do artista antes de se casar em 1961.

“Tanto da carreira de Picasso pode ser rastreada pelas mulheres em sua vida; os amores e o que eles inspiraram nele artisticamente “, diz Jessica Fertig, especialista em arte impressionista e arte moderna da Christie’s em Nova York.

“Aqui ele está em um novo relacionamento, e a cor e a luz e a vibração que você vê nesta pintura refletem a felicidade que ele estava sentindo”, explica Fertig. “Ao apresentar Jacqueline nesta grande escala, ele a separa, apresentando-a ao mundo como a mulher que o levaria pelo resto de sua carreira artística. É uma representação alegre desta nova musa, esse novo amor que revigorou o artista.

Fonte: Christie’s

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários