Curiosidades: o que você sabe sobre a Arte Figurativa?

Coin d’atelier, 1880  – Édouard Joseph Dantan (Paris, 26 agosto 1848 – 7 julho 1897).

O Figurativismo, conhecido como arte figurativa ao contrário da arte abstrata (abstracionismo) é um estilo artístico das artes visuais (pintura, escultura, gravura, etc.), é um termo usado para descrever as manifestações artísticas que representam: a forma humana, os elementos da natureza e os objetos criados pelo homem. Ele pode ser realista ou estilizado, desde que haja o reconhecimento do que foi desenhado.

Você também irá gostar: Os 7 artistas brasileiros de arte abstrata que você precisa conhecer!

paul_cezanne_900x500
Pintura Figurativa de Cézanne – Autoretrato do pintor (Aix-en-Provence, France,19 de janeiro,1839 – 22 de outubro, 1906).

A origem da arte figurativa remonta séculos de existência humana de modo que as pinturas rupestres já indicavam a necessidade do homem de expressar emoções, sentimentos e de “copiar” e reproduzir figuras da natureza.

giovanni_antonio_canal_il_canaletto_-_regatta_on_the_canale_grande-900x500
Paisagem de Canaletto (Venice, Italy, 28 de outubro, 1697 – 19 de abril, 1768).

No Renascimento, no Barroco, e no Realismo a figuração dos elementos buscava uma identidade visual aproximada; tais produções exigiam requintada capacidade técnica por parte dos artistas. Movimentos surgidos a partir do final do séc. XIX, como o Impressionismo e o Expressionismo, também são figurativos, porém menos preocupados com a verossimilhança.

Fontes: WikipediaToda Matéria

Veja também: 

Top 10 artistas mulheres do expressionismo abstrato que você precisa conhecer!

Joy de Paula109 Posts

É aquela que faz tudo. Liga os pontos dentro do Arteref. Ela fala com artistas, colunistas e assessores e escreve as notícias. Faz com que tudo tenha sentido dentro de um portal que foi feito para ajudar a todos a entender um pouco mais sobre arte.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password