Arte Conceitual: todos falam, mas qual o seu real significado?

Yoko Ono, Tokyo, Japão, 1933 (83 anos).

Surgida na Europa e nos e EUA, na década de 60, a Arte Conceitual é considerada  um movimento artístico moderno e contemporâneo. Considera o caráter mental da criação acima da aparência e existência final da obra.

Na arte conceitual algumas características são: 

Uso de fotografias, textos, vídeos, instalações, performances (teatro, dança), Crítica ao formalismo e ao mercado da arte, Crítica ao materialismo e ao consumo, Oposição ao hermetismo da arte minimalista, Popularização da arte como veículo de comunicação, Arte mental e reflexiva, Radicalismo e culto a “antiarte”, Ruptura com a arte clássica e formal e etc.

A arte não está no objeto em si, mas sim, na ideia que o artista teve, antes de produzí-la, isso desperto no público o interesse de entendimento da ideia, o que torna a obra mentalmente interessante. E assim, cada pessoa que apreciar a arte terá um entendimento diferente da mesma obra.

Principais artistas representantes deste movimento:

John Cage (1912-1922)
Nam June Paik (1932-2006)
Wolf Vostell (1932-1998)
Yoko Ono, 1933 (83 anos)
Charlotte Moorman (1933-1991)

Sol LeWitt, Hartford, 1928-2007.

sol-lewitt-900x226

Para o escultor Sol Lewitt, responsável por nomear o movimento, “a própria ideia, mesmo se não é tornada visual, é uma obra de arte tanto quanto qualquer produto”.

Essa forma de ver a arte fez com que o artista conceitual delegasse muitas vezes o trabalho de tornar real sua ideia a uma pessoa com habilidades para fazê-lo.

sol-lewitt-123454321

A arte conceitual tornou-se um movimento abrangente. A ideia e a concepção que levou uma arte ser pensada ou construída é o principal neste segmento artístico.

Sol LeWitt, dizia que “Os conceitualistas eram misteriosos e não podiam ser alcançados pela lógica”.

Joseph Kosuth, Toledo, Ohio, United States, 1945, 71 anos

Artista-Joseph-Kosu

Piero Manzoni, Soncino, Italy, 1933-1963.

piero-manzoni-900x500

Traduzido.
Fontes:  Toda Matéria / Wikipedia

Veja também:

Os 8 principais movimentos artísticos do século XX

Joy de Paula109 Posts

É aquela que faz tudo. Liga os pontos dentro do Arteref. Ela fala com artistas, colunistas e assessores e escreve as notícias. Faz com que tudo tenha sentido dentro de um portal que foi feito para ajudar a todos a entender um pouco mais sobre arte.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password