Arte

Arte como instrumento de humanização

Por Equipe Editorial - abril 17, 2017
9372 0
Pinterest LinkedIn

Instituto Gustavo Rosa leva o colorido das telas do artista para a ala infantil do Departamento de Hemodiálise do HC  

A partir de 17 de agosto, a alegria e o lúdico retratados nos
quadros contribuirão para tornar mais leve a rotina das crianças
que se submetem ao tratamento pelo menos três vezes por semana

Resumidamente, assim pode ser definido o projeto Bolsa Alegria, uma iniciativa do IGR Instituto Gustavo Rosa que levará reproduções de telas lúdicas e coloridas do pintor falecido em 2013 para o Departamento de Hemodiálise da Unidade de Nefrologia Pediátrica do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas (HC) a partir de 17 de agosto.

De acordo com Roberto Rosa, irmão e herdeiro do espólio do artista, esta ação vem ao encontro de um dos objetivos do Instituto: desenvolver ações artísticas e socioculturais, disponibilizando para a sociedade a obra do pintor, desenhista, gravador, designer e escultor e, em especial entre aqueles com menor acesso aos bens culturais materiais e imateriais, inclusive junto aos que se encontram em tratamentos de saúde em unidades hospitalares.

Fiel a essa premissa, Roberto constatou que, ao contrário das áreas voltadas para o tratamento de câncer do HC, o Departamento de Hemodiálise não recebia apoio de qualquer natureza. “Ciente dessa situação, e conhecedores de projetos bem-sucedidos dessa natureza, adaptamos o projeto de pesquisa elaborado pelo Chelsea and Westminster Hospital Arts, que constatou os benefícios da aplicação das artes visuais e performáticas nos cuidados com a saúde, reduzindo estresses e melhorando, significativamente, as condições físicas e psicológicas das equipes médicas e de enfermagem, pacientes e familiares, com redução, na ponta final, dos custos com os tratamentos”.

Em concordância com Roberto, a médica responsável pelo Departamento de Hemodiálise, dra. Andreia Watanabe, complementa: “A iniciativa de colorir o ambiente, trazer a arte e aplicá-la no espaço em que são realizadas as sessões de hemodiálise tornará o ambiente mais alegre e confortável, ampliando os horizontes pessoais e trazendo leveza, sorrisos e bem-estar à jornada dos nossos pacientes, acompanhantes e colaboradores”.  A especialista lembra que um em cada dez brasileiros tem problema nos rins e que a doença renal crônica é definida pela alteração dos órgãos e das vias urinárias por mais de três meses. “A falta de cuidado pode levar à insuficiência do funcionamento dos rins, que, quando grave, pode requerer diálise ou transplante”, explica.

Para levar a alegria das telas de Gustavo Rosa, foram selecionadas cerca de 30 obras (pertinentes à faixa etária dos pacientes, que é de 7 anos de idade), as quais serão reproduzidas e adesivadas em sete diferentes ambientes, entre eles corredores, sala de espera e nas paredes dos quartos que acolhem os leitos hospitalares. O departamento mantém, atualmente, 20 pacientes fixos, que se submetem ao tratamento pelo menos três vezes por semana e cada sessão dura em torno de quatro horas. Por mês, são realizadas cerca de 400 sessões de hemodiálise. 

SOBRE O INSTITUTO DA CRIANÇA
          O Instituto da Criança (ICr) comemora, neste ano, 40 anos de atuação. Inaugurado em 1976, reúne 20 subespecialidades pediátricas (incluindo atendimento clínico e cirurgias pediátricas). Considerado Centro de Referência Nacional em Saúde da Criança pelo Ministério da Saúde, é reconhecido pela qualidade do seu atendimento, capacitação de sua equipe profissional e incorporação dos mais eficientes recursos de tratamento. O hospital ocupa uma área construída superior a 25 mil metros quadrados, destinada ao atendimento ambulatorial e internações – com um total de 226 leitos e uma média de 70 mil atendimentos ambulatoriais por ano.

SOBRE O INSTITUTO GUSTAVO ROSA
           Inaugurado em 28 de junho de 2016, o IGR – Instituto Gustavo Rosa tem, entre seus objetivos, pesquisar, resgatar, preservar, catalogar e divulgar a obra de Gustavo Rosa (1946-2013). Trata-se de um sonho almejado pelo artista, um importante desenhista, pintor, gravador, designer e escultor paulistano de reconhecimento internacional. Para garantir o financiamento da instituição, estão previstos projetos de incentivo cultural nos pilares artístico e social, e ações em busca de parceiros e apoiadores. O espaço dispõe de área para exposições, oficinas, eventos e uma loja com parte do acervo de gravuras, posters e reproduções em lona de caminhão recicladas assinadas por Rosa, além de produtos desenvolvidos a partir do legado do artista, como livros, objetos de casa e papelaria. O instituto também recebe regularmente visitas escolares mediante prévio agendamento.

INSTITUTO GUSTAVO ROSA
Endereço: Rua Veneza, 920, Jardim Paulista, São Paulo
Tels:
(11) 3887-8249 e 3051-5784
Horário:
segunda a sexta, entre 9h e 18h. Não abre aos sábados, domingos e feriados
Site: www.gustavorosa.org.br
Email: [email protected]

Veja também:

Picasso em lances geniais

 

 

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários