arte do dia

Como Cy Twombly influenciou a arte contemporânea


Cy Twombly (Edwin Parker “Cy” Twombly, Jr.; 1928 – 2011) foi um artista americano conhecido por obras que exibiam pinturas rabiscadas, às vezes parecidas com pichações.

Ele foi frequentemente inspirado por mitos clássicos e poesia. Seu estilo é chamado de “simbolismo romântico” por sua interpretação do material clássico em formas ou caligrafia (sem palavras).


Evolução artística

Cy Twombly cresceu em Lexington, Virginia. Ele era filho de um jogador profissional de beisebol, Cy Twombly, Sr., que teve uma curta carreira profissional no Chicago White Sox. Ambos foram apelidados de “Cy” em homenagem ao lendário arremessador Cy Young.

Ele começou a ter aulas de arte aos 12 anos. Seu instrutor foi o pintor Pierre Daura, um artista catalão que fugiu da Espanha durante a Guerra Civil Espanhola da década de 1930.

Após o colegial, Twombly estudou na Escola do Museu de Belas Artes de Boston, Washington e Lee University. Em 1950, começou a estudar na Art Students League de Nova York, onde conheceu o colega artista Robert Rauschenberg. Os dois se tornaram amigos ao longo da vida.

Com o incentivo de Rauschenberg, Twombly passou boa parte de 1951 e 1952 estudando no agora extinto Black Mountain College, na Carolina do Norte, com artistas como Franz Kline, Robert Motherwell e Ben Shahn. As pinturas expressionistas abstratas em preto e branco de Kline, em particular, influenciaram fortemente os primeiros trabalhos de Twombly. A primeira exposição individual de Twombly ocorreu na Galeria Samuel M. Kootz, em Nova York, em 1951.

Cy Twombly e Rauschenberg (1961), Roma.
Créditos: Mario Schifano, © 2013 Artists Rights Society (ARS), New York/SIAE

Sucesso inicial

Ele experimentou a técnica surrealista do desenho automático e a adaptou para criar uma metodologia para desenhar no escuro. Os resultados foram formas e curvas abstratas que serviram como elementos-chave de pinturas posteriores.

De 1955 a 1959, Twombly emergiu como um artista proeminente de Nova York, associado a Robert Rauschenberg e Jasper Johns. Durante esse período, suas peças rabiscadas em tela branca evoluíram gradualmente. Seu trabalho tornou-se mais simples em forma e monocromático em tom.

Cy Twombly. Sem Título (1954) | MoMa

Cy Twombly. Sem Título (1964)

Simbolismo Romântico e Pinturas de Quadro Negro

Em 1957, em uma viagem a Roma, Cy Twombly conheceu a artista italiana Baroness Tatiana Franchetti. Eles se casaram na cidade de Nova York em 1959 e logo se mudaram para a Itália.

Twombly passou parte do ano na Itália e parte nos EUA pelo resto da vida. Depois de se mudar para a Europa, os mitos romanos clássicos começaram a influenciar fortemente sua arte. Ele criou ciclos baseados em mitos como “Leda e o cisne” e “O nascimento de Vênus”.

No final dos anos 1960 e início dos anos 1970, Twombly criou o que costuma ser chamado de “Pinturas no quadro-negro”; uma espécie de “escrita” branca rabiscada em uma superfície escura que lembra um quadro-negro.

Sem Título (1967) | MoCA

Em 1963, após o assassinato do presidente dos EUA John F. Kennedy, Twombly criou uma série de pinturas informadas pela vida do imperador romano assassinado Commodus, filho de Marco Aurélio.

Ele as intitulou como “Nove Discursos sobre Commodus”. As pinturas incluem violentos respingos de cor no fundo de telas cinza. Quando foram exibidas em Nova York (1964), as críticas foram amplamente negativas. No entanto, a série Commodus agora é vista como uma das conquistas mais significativas de Twombly.

Nove Discursos sobre Commodus (1963)

Esculturas

As obras esculpidas de Twombly não eram tão conhecidas pelo público durante a maior parte de sua carreira.

Uma exposição de peças esculpidas selecionadas de toda a sua carreira foi exibida no Museu de Arte Moderna de Nova York em 2011.

Como foram construídas principalmente a partir de objetos encontrados, muitos observadores veem a escultura de Cy Twombly como um registro tridimensional de sua vida.

Instalação de Cy Twombly no MoMA (2011).
Créditos: Jonathan Muzikar.

Trabalhos posteriores e legado

No final de sua carreira, Cy Twombly adicionou cores mais brilhantes ao seu trabalho e, às vezes, suas peças eram representativas, como suas enormes pinturas de rosas e peônias (influências da arte clássica japonesa).

Ele morreu de câncer em 5 de julho de 2011, em Roma.

Muitos vêem seu trabalho como uma influência significativa em importantes artistas contemporâneos. Seu simbolismo é visto na obra do artista italiano Francesco Clemente. Além disso, as pinturas de Twombly também pressagiaram as obras de Julian Schnabel e o uso de rabiscos na obra de Jean-Michel Basquiat.


Veja também



Fontes

  • Rivkin, Joshua. Chalk: The Art and Erasure of Cy Twombly. Melville House, 2018.
  • Storsve, Jonas. Cy Twombly. Sieveking, 2017.
  • though.Co
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Paulo Varella

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

View Comments

  • Eu nunca vi tanta porcaria rabiscada. Sério que vocês chamam isso de sofisticado? Até um elefante com um pincel faz algo mais interessante. Onde estão os grandes artistas que não ressurgiram em nossa época? A única mensagem que essas telas horrorosas transmitem é sobre nosso declínio artístico contemporâneo.

  • Por mais que eu tente, confesso: não dá para aceitar isso (esses rabiscos) como arte, e ainda por cima genial. A pergunta é: como Twombly conseguiu convencer o mitiê artístico com os rabiscos que qualquer quadrúpede faria melhor? Minha teoria é que convenceu por insistência e a comunidade artística aceitou por compaixão e quando pensou em defenestrar o farsante, era tarde demais: a arte estava ferrada para sempre.

  • Se a qualidade da obra dependesse apenas da complexibilidade da sua realização, também seria trágico não acham? Mondrian por exemplo, veio da escola clássica, ficou famoso com linhas retas e cores primárias pela personalidade e originalidade de suas obras, ou alguém com um mínimo de conhecimento em arte não reconhece um Mondrian?
    Enfim é uma discussão sem fim, eu também enxergo muitas porcarias sendo chamadas de OBRAS DE ARTE, mas por outro lado não acredito que este argumento, MUITO USADO, de "até eu faria" se encaixe em uma boa análise de uma obra de arte, até porque, até eu faria, mas foi outro que o fez ?
    *Comento, comentando os comentários e não a matéria em si, me desculpem!

  • A arte de Twombly é genial. Só não vê quem não quer. Arte não é apenas para ser agradável. O feio e o desagradável faz parte da arte também. Essa discussão nem deveria ser levantada mais. Criar "mundos" próprios é coisa que a arte sempre fez, ainda mais na contemporaneidade. Arthur Danto já dizia que toda art-work pressupõe uma art-world. Quem define o que é arte não são os palpiteiros de internet. Quem a define são os críticos, os donos de galerias, colecionadores, leiloeiros, marchands, curadores de museus e público especializado. Arte é como ação na bolsa, como criptomoedas. Desde o Dadaísmo aprendemos que arte não tem valor de uso e sim valor de troca. Um mictório de Duchamp quando virou arte em 1917 é um objeto que se libertou para sempre da obrigação de ser útil. Se a obra de Cy Twombly se valorizou a tal ponto a explicação para isso é a mesma que damos a uma startup que foi criada ontem e hoje vale milhões de libras. A arte de Twombly está antenada com o grafite urbano, com as dimensões de ou out-door publicitário e tem a linguagem da pressa e da efemeridade.

    • Precisamente. São os marchands, críticos, galeristas que determinam quem é artista. E sabe-se bem de determinados critérios de muitos deles e o que os move…
      A partir daí, consagrado que está o artista, este é quem determina o que é uma obra de arte. Então, se faz um cocó e o coloca numa seringa… (Atenção, a ideia é minha e tem direitos autorais! Ali estaria o ponto de partida para uma arte conceptual profunda), pode dizer “isto é uma obra de arte” ponto. É ele que o faz e diz, e assim fica determinado!. MAS, isso acontece porque foi anteriormente consagrado pela tal corporação que fabrica artistas, pois que, se a mesma “obra” for realizada, concebida por outrem não consagrado, nada será em termos de valer como obra de arte no mercado!
      Espero ter-me feito entender.

  • Farsante. Bela porcaria. Pollock foi Michelangelo para esse picareta. Valorizem os artistas de verdade. Affonso Romano de Sant'Anna, estou contigo e não abro.

  • "Isso até eu faria..." , faria mas não fez! Desde Duchamp o labor manual perdeu o significado, fato ajudado pelo surgimento da fotografia , essa que, graças à Deus , livrou o objeto artístico, sobretudo a pintura , da obrigação de replicar a realidade/ natureza. Só por ter influenciado Basquiat , o valor da obra de Twombly já se justifica. Precisamos sair da nossa zona de conforto , já faz mais de 100 anos que o mundo já aceitou q arte é mais do q a mera reprodução da realidade.

Recent Posts

O belo depois do moderno

Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…

5 horas ago

Paço Imperial inaugura três exposições simultâneas

O Paço Imperial inaugura, a partir do dia 17 de abril de 2024, três exposições…

14 horas ago

Tomie Ohtake ganha mostra na Galeria Nara Roesler

A Galeria Nara Roesler São Paulo tem o prazer de apresentar, em parceria com o…

3 dias ago

Galeria de Arte André apresenta exposição de Manabu Mabe

A Galeria de Arte André, no ano em que se completa o centenário de nascimento…

3 dias ago

Exposição “Desafio Salvador Dalí” chega a São Paulo em maio

"Desafio Salvador Dalí", dedicada à vida e obra do renomado pintor e multiartista espanhol, chega…

3 dias ago

Manabu Mabe, principais obras e curiosidades

Manabu Mabe foi um pintor, desenhista e tapeceiro japonês naturalizado no Brasil. Chegou ao país…

3 dias ago