O que é arte abstrata? Tudo o que você precisa saber.

0
886
Jackson Pollock, 1951

A arte abstrata ou abstracionismo é geralmente entendido como uma forma de arte (especialmente nas artes visuais) que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta exterior.

Ao invés disso, usa as relações formais entre cores, linhas e superfícies para compor a realidade da obra, de uma maneira “não representacional”.

Surge a partir das experiências das vanguardas europeias, que recusam a herança renascentista das academias de arte, em outras palavras, a estética greco-romana. A expressão também pode ser usada para se referir especificamente à arte produzida no início do século XX por determinados movimentos e escolas que genericamente encaixam-se na arte moderna.

No início do século XX, antes que os artistas atingissem a abstração absoluta, o termo também foi usado para se referir a escolas como o cubismo e o futurismo que, ainda que fossem representativas e figurativas, buscavam sintetizar os elementos da realidade natural, resultando em obras que fugiam à simples imitação daquilo que era “concreto”.

O abstracionismo divide-se em duas tendências:

Abstracionismo lírico ou informal

Abstracionismo lírico, abstracionismo expressivo inspirava-se no instinto, no inconsciente e na intuição para construir uma arte imaginária ligada a uma “necessidade interior”; tendo sido influenciado pelo expressionismo, mais propriamente no Der Blaue Reiter (foi um grupo de artistas em Munique, Alemanha). Aparece como reação às grandes revoluções do século XX,nomeadamente a Primeira Guerra Mundial.

O jogo de formas orgânicas e as cores vibrantes eram bem patentes; mas também a linha de contorno sobressaía nesta arte nitidamente não figurativa . Procurava uma aproximação à música, onde a expressividade dos sons se transformava em linguagem artística. É desta forma que o abstracionismo lírico pretende igualar ou mesmo superar a música, transformando manchas de cor e linhas em ideias e simbolismos subjetivos.

Abstracionismo geométrico

Este foca na racionalização que depende da análise intelectual.

No abstracionismo geométrico, as formas e as cores devem ser organizadas de maneira que a composição resultante seja apenas a expressão de uma composição geométrica.

Malevich no Suprematismo (1915)

Surge na sequência das descobertas formais do Cubismo; teve diversas correntes, entre as quais devem destacar-se:

  • Suprematismo na Rússia com Kazimir Malevich
  • Construtivismo russo com Naum Gabo, Pevsner, etc.
  • Neoplasticismo ou De Stijl na Holanda, com Mondrian e Theo van Doesburg.
  • Concretismo, com Max Bill, Waldemar Cordeiro, etc.
  • Neoconcretismo com Hélio Oiticica, Lígia Clark, etc.

Posteriormente teve ramificações em todo o mundo.

Composição 8 de Kandinsky (1923)

Características da arte abstrata

Como o abstracionismo não tem compromisso em representar a realidade uma das suas características mais marcantes é ser um contraponto ao conceito de arte realista. Assim, as obras são mais conceituais e se afastam do que era conhecido como arte clássica.

As obras podem ter elementos relacionados à emoção ou à intuição, como uma forma de liberdade de expressão do artista, sem necessidade de representação de uma figura e sem comprometimento em transmitir a realidade.

“Em muitas obras a representação é de um sentimento.”

Por ser assim, outra característica da arte abstrata é liberdade, tanto para o artista quanto para o público, que tem liberdade para apreciar e interpretar a obra, sem compromissos com a realidade.

uso de formas geométricas, linhas retas e curvas e muitas cores também é bastante presente, principalmente na pintura. As formas são mais simples e o contraste, entre as cores, luzes e sombras é muito usado.

Por ter essas características irreais e distantes da realidade a arte abstrata também permite que sejam feitas muitas interpretações diferentes sobre o sentido das obras.

May Picture (Paul Klee (German), Oil on cardboard, (42.2 x 49.5 cm)

Arte abstrata no Brasil

Um dos primeiros artistas abstracionistas brasileiros foi Alfredo Volpi. Entre os artistas mais importantes brasileiros, destacam-se Abraham Palatnik, Ivan Serpa, Loio-Pérsio, Luiz Sacilotto, Antônio Bandeira, Manabu Mabe, Tomie Ohtake, Lygia Clark, Willys de Castro, Waldemar Cordeiro, dentre outros artistas.

Artistas importantes da arte abstrata

Muitos artistas se destacaram na produção artística abstrata, especialmente na pintura, nas esculturas e nas artes plásticas.

  • Wassily Kandinsky (pintura),
  • Paul Klee (pintura),
  • Piet Mondrian (pintura),
  • Henry Moore (escultura),
  • Jackson Pollock (pintura),
  • Jorge Oteiza (escultura),
  • Eric Aho (pintura).
  • Piet Mondrian
  • Kazimir Malevich
  • Composition with Yellow, Blue and Red 1937-42 Piet Mondrian 1872-1944 Purchased 1964 http://www.tate.org.uk/art/work/T00648

Artistas importantes da arte abstrata no Brasil

Tomie Ohtake

Veja também:

As 9 melhores dicas de como ver uma obra de arte abstrata

fonte: wikipedia, www.significados.com.br

Comente:

Please enter your comment!
Please enter your name here