Você conhece o Instituto Goethe? Saiba mais sobre seus objetivos e divulgações
O Instituto visa construir relações pessoais e institucionais entre os cenários culturais na Alemanha e em diversos países
O Instituto
O Goethe-Institut é o instituto cultural de âmbito internacional da República Federal da Alemanha. Ele transmite uma imagem abrangente da Alemanha através de informações sobre a vida cultural, social e política do país. Seus programas culturais e educacionais promovem o diálogo intercultural, além de fortalecem o desenvolvimento de estruturas da sociedade civil e mobilidade global.
Com a rede de Goethe-Institute, Goethe-Zentren, centros culturais, de línguas e exames, salas de leitura, eles são há mais de 60 anos, o primeiro contato de muitas pessoas com a Alemanha. A parceria de longa data com as principais instituições e indivíduos — que estão ativamente interessados na Alemanha e sua cultura e trabalham de forma independente e sem filiações político-partidárias — em mais de 90 países gerou uma confiança duradoura no país.
O Instituto Goethe no Brasil
Localizado em São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e Curitiba, seus principais objetivos são:
- A atualização da imagem da Alemanha no Brasil
- a apresentação da cultura alemã contemporânea
- a inserção da língua e da cultura alemã no sistema educacional brasileiro
A cultura alemã contemporânea
O instituto não só apresenta arte e cultura na Alemanha, mas também transmite as tendências intelectuais atuais e o cenário social do país.
Isso é exemplificado com a publicação da revista gratuita Humboldt, como um veículo de fomento ao diálogo entre a Alemanha e América do Sul, abordando sempre temas ligados à arte, à cultura e à questões sociais. Desde 2013, ela é publicada somente na versão digital.
Cosmo
O conceito de Humboldt de “cosmo” representa a ambição, colocada por ele, de compreender o mundo em sua totalidade. Como os artistas e cientistas da América do Sul e da Alemanha refletem sobre a atual relação entre o ser humano e o meio ambiente, entre economia e ecologia? Como eles analisam as sociedades sul-americanas de hoje em termos de igualdade e sustentabilidade?
Obras em Destaque
A edição Cosmo da revista Humboldt trata de um especial celebrando os 220 anos da expedição pelas Américas do pesquisador alemão Alexander von Humboldt e os 250 anos de seu nascimento. Ela traz matérias e artigos sobre arte, cinema, sociedade e meio ambiente, que dão luz ao legado de Humboldt na cultura contemporânea.
Veja sobre a revista no link abaixo
https://www.goethe.de/ins/br/pt/kul/fok/ksm.html