Gente de Arte

20 fatos sobre Jean-Michel Basquiat que você precisa saber

Aqui você vai conhecer o íntimo mundo de Basquiat. Desde a sua adolescência nas ruas até a sua morte por overdose

Por Equipe Editorial - abril 27, 2019
5091 0
Pinterest LinkedIn

Quem é Jean-Michel Basquiat? Esse personagem misterioso da cena de arte dos anos 80 que ainda continua a nos fascinar.

Sua arte, crua e ingênua e cheia de influências artísticas continuará a inspirar inúmeros artistas. Selecionamos 20 fatos sobre o artista que teve uma vida muito curta e cheia de fatos interessantes.

1- Basquiat falava inglês, espanhol e francês

Jean-Michel Basquiat nasceu em 22 de dezembro de 1960, no Brooklyn, Nova York. Seu pai, Gérard, nasceu em Porto Príncipe, Haiti e sua mãe Matilde, era uma nova-iorquina de origem porto-riquenha. Nesta casa multicultural, Basquiat falava espanhol, francês e inglês já aos 11 anos.

2 – Basquiat foi membro júnior do Brooklyn Museum

Matilde Andrades (mãe de Basquiat) incutiu um amor pela arte em seu jovem, levando-o para museus de arte em Manhattan e matriculando-o como um membro júnior do Brooklyn Museum of Art, seu museu favorito.

Na primavera de 2018, este mesmo museu sediou a “One Basquiat”, uma exposição dedicada exclusivamente ao artista onde foi exposta a obra Untitled (1982), comprada pelo colecionador japonês Yusaku Maezawa por US $ 110,5 milhões – o maior valor já pago por um artista americano em leilão até a época.

jean-michel-basquiat-untitled
Untitled (1988)

3 – A banda de Basquiat tinha um nome baseado em um livro de anatomia

Gray's_Anatomy
Gray’s_Anatomy é um livro de língua inglesa de anatomia humana originalmente escrito por Henry Gray e ilustrado por Henry Vandyke Carter

Aos oito anos de idade, Basquiat foi atropelado por um carro enquanto brincava na rua e teve um braço quebrado e graves lesões internas. Enquanto ele estava se recuperando, sua mãe lhe trouxe uma cópia do livro Gray’s Anatomy.

gray
Gray

Os desenhos anatômicos detalhados do livro foram uma revelação para o jovem artista. Anos depois, Basquiat nomeou sua banda de “Noise rock”, Gray, em homenagem a essa influência inicial.

Vicent Gallo
O ator Vicent Gallo foi um dos membros da banda de Basquiat

4 – Basquiat fugiu de casa aos 15 anos

Aos 15 anos, Basquiat fugiu de casa e foi dormir bancos de parque em Tompkins Square Park, mas terminou sendo preso e devolvido aos cuidados de seu pai uma semana depois.

basquiat teen
Basquiat adolescente

5 – Aos 17 ele foi expulso de casa pelo pai

Basquiat abandonou a escola de Ensino Médio Edward R. Murrow aos 17 anos e depois frequentou o City-As-School, uma escola secundária alternativa em Manhattan, lar de muitos estudantes que fracassaram no modelo de escola convencional.

Seu pai o expulsou da casa por ter abandonado o ensino médio e Basquiat foi morar com amigos no Brooklyn. Ele se sustentava vendendo camisetas e cartões postais caseiros.

6- Ele assinava “same old shit”(SAMO©)

Al Diaz
Al Diaz

Basquiat alega que o nome foi criado em uma conversa em que ele e seu amigo do colegial Al Diaz estavam chapados, chamando a maconha que eles fumavam “same old shit”, depois encurtando a frase para “Same Old”, então “SAMO©”.

Em 11 de dezembro de 1978, o jornal The Village Voice publicou um artigo sobre grafite quando Basquiat e Diaz terminaram sua amizade. O projeto SAMO terminou com o epitáfio “SAMO IS DEAD”, inscrito nas paredes dos edifícios do SoHo em 1979

7 – A coroa de Jean-Michel tem três picos, para suas três linhagens reais

Basquiat’s signature

A coroa, motivo artístico de assinatura de Basquiat, reconhecia e desafiava a história da arte ocidental. Ao adornar figuras negras do sexo masculino, incluindo atletas, músicos e escritores, com a coroa, Basquiat elevou esses artistas historicamente desprivilegiados à estatura real e santa. “A coroa de Jean-Michel tem três picos, para suas três linhagens reais: o poeta, o músico, o grande campeão de boxe”, disse seu amigo artista Francesco Clemente.

8 – Basquiat na TV e no Cinema

TV party com Glenn O’Brien e Basquiat

Basquiat tornou-se regular no programa de televisão de acesso público do programa de televisão de Glenn O’Brien – aparecendo pela primeira vez no show ao vivo em 1979 com a cabeça raspada. Dois anos depois, ele apareceu no filme Downtown ’81, de O’Brien, interpretando um personagem quase autobiográfico.

9 – Ele produziu um disco de rap

Rammellzee e Basquiat
Rammellzee e Basquiat

Ele produziu um disco de rap com Rammellzee e K Robb intitulado “Beat Bop” (1983) e desenhou a capa do single.

10 – Basquiat amava aparecer na midia

Em 1980, ele apareceu em um videoclipe da música “Rapture”, de Blondie como um DJ. Foi a vocalista Debbie Harry e seu namorado Chris Stein, que compraram a primeira pintura de Basquiat por US$ 200.

11 – Ele e Haring receberam duras críticas da revista TIME

Robert Hughes
Robert Hughes foi um crítico de arte, escritor e produtor de documentários de televisão australiano que residia em Nova Iorque desde 1970.

O crítico de arte da revista TIME, Robert Hughes, disse que Basquiat era o “Eddie Murphy do mundo da arte” e que as pessoas gostavam dele por sua persona “jovem, barulhenta … invencivelmente burra”. Ele também fez duras críticas sobre o seu amigo Keith Haring, dizendo que ele não era nada além de um “decorador de discoteca”.

John Sex, basquiat and Keith Harring
John Sex, Basquiat and Keith Harring

12 – Foi artista mais jovem a se apresentar na Documenta 7 em Kassel

Em 1982, aos 21 anos, tornou-se o artista mais jovem a se apresentar na Documenta em Kassel, na Alemanha, quando cerca de 60 pinturas foram exibidas na prestigiosa exposição.

basquiat na documenta 7
Basquiat na documenta 7

13 – Basquiat e Warhol se conheceram em um restaurante chines

Artistas no Mr. Chow's, 1986. Foto: Smithsonian Archives of American Art; Carol Saft, fotógrafa
Artistas no Mr. Chow’s, 1986. Foto: Smithsonian Archives of American Art; Carol Saft, fotógrafa

Ele conheceu seu amigo e mentor de longa data, Andy Warhol, em 1981, no famoso restaurante Mr. Chow’s, muito frequentado por artistas da época.

Basquiat e Warhol com Bruno Bischofberger
Basquiat e Warhol com Bruno Bischofberger

O galerista suíço Bruno Bischofberger mais tarde sugeriu que os dois colaborassem em uma série de pinturas e, entre 1983 e 1985, a dupla fez trabalhos que uniram a arte de Basquiat com as imagens pop de Warhol.

Basquiat_ Tina_Chow_Warhol
Jean-Michel Basquiat, Tina Chow e Andy Warhol no jantar de Susan Blond para Ozzy Osbourne no Mr. Chow’s. 21 de abril de 1986 . Foto: Patrick McMullan

14 – Madonna e Basquiat foram namorados

Madonna e Basquiat namoraram em 1982, quando ambos ainda não tinham chegado a fama e o estrelato.

Madonna e Basquiat
Madonna e Basquiat

15- Basquiat se mudou para L.A para viver com um Larry Gagosian

Jean-Michel Basquiat morou na casa de Larry Gagosian por um ano. Ele trabalhou em um tipo de porão. Suas pinturas foram exibidas na galeria West Hollywood Gagosian. Na época ele estava namorando com Madonna e ela viveu com eles por alguns meses. Ao apresentar Madonna para Gagosian ele disse, “Ela vai bombar no mundo da música”

Larry Gagosian, Jean-Michel Basquiat e Keith Haring em New York, 1982
Larry Gagosian, Jean-Michel Basquiat e Keith Haring em New York, 1982

16 – Basquiat esbanjava dinheiro de forma irrelevante

Com o sucesso comercial, ele gastou quantias em ternos Armani, vinhos caros e os melhores hotéis. “De ser tão crítico com a cena artística, Jean-Michel foi, de repente, se tornando a coisa que ele criticou”, disse Keith Haring, seu amigo de longa data.

Mas seus esbanjamentos foram marcados pela irreverência – ele era conhecido por pintar seus ternos de grife, emprestar quantias obscenas de dinheiro e jogar notas de US $ 100 de dólares da janela de uma limusine para os mendigos.

Basquiat usando Armani
Basquiat usando Armani

17 – Ele foi rejeitado pelo MoMa

Tanto o Museu de Arte Moderna quanto o Museu Whitney de Arte Americana rejeitaram submissões de seu trabalho no início de sua carreira.

18 – Basquiat adiava bancos

No início dos anos 80, Basquiat não tinha conta em banco e se recusou a ter uma. Ele guardava todo o dinheiro no seu loft, escondendo sob os tapetes, entre as almofadas dos sofás e nos livros.

Basquiat fotografado por AlexisAdler
Basquiat fotografado por AlexisAdler

19 – Basquiat foi considerado uma das principais figuras do neo-expressionismo

basquiat o filme
basquiat o filme

Juntamente com Julian Schnabel, Kenny Scarf e Francesco Clemente, Basquiat foi considerado uma das principais figuras do neo-expressionismo. Em 1996, o colega neo-expressionista Schnabel dirigiu um filme biográfico da vida tumultuada do artista com Jeffrey Wright, estrelando como Basquiat e David Bowie como Warhol.

20 – Basquiat morreu de overdose acidental de heroina

Casa e estúdio de Basquiat
Casa e estúdio de Basquiat na Great Jones Street

Basquiat morreu de overdose acidental de drogas em 12 de agosto de 1988, no seu estúdio na Great Jones Street. Ele tinha 27 anos.

Nos meses que antecederam sua morte, o artista conturbado afirmou estar usando cem sacos de heroína por dia. O curador e galerista Jeffrey Deitch fez um elogio durante seu enterro no Cemitério Green-Wood, no Brooklyn.

Jean-Michel_Basquiat_grave

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here