1- A Pinacoteca do Estado de São Paulo ocupa um edifício construído em 1900, que originalmente foi projetado para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios.
2 – É o mais antigo museu de arte de São Paulo, fundado em 1905
3 – Após a reforma conduzida por Paulo Mendes da Rocha na década de 1990, tornou-se uma das mais dinâmicas instituições culturais do país.
4 – A Pina, como também é conhecida, também administra o espaço denominado Estação Pinacoteca.
5 – Pina Estação, instalado no antigo edifício do DOPS (Departamento de ordem política e social), no Bom Retiro.
6 – A Pinacoteca abriga um dos maiores e mais representativos acervos de arte brasileira, com mais dez mil peças abrangendo majoritariamente a história da pintura brasileira dos séculos XIX e XX.
7 – Desde janeiro de 2016, a Pinacoteca usa um logo apresentando somente o “apelido” Pina. A nova identidade visual foi criada pela agência de publicidade F/Nazca Saatchi & Saatchi. Os elementos marcantes da aquitetura do museu, como as colunas, os tijolos e a escadaria, fazem parte do sistema de identidade visual.
8 – Em 1930, Getúlio Vargas subiu ao poder e afastou todos os políticos e alto funcionários ligados ao antigo governo paulista. A pinacoteca, que já encontrava-se profundamente debilitada desde a morte de Ramos de Azevedo em 1928, quase foi extinta. Ela suspendeu suas atividades, ficando fechada durante toda a Revolução de 1930, servindo de alojamento aos soldados da Primeira Legião, vinda do Paraná.
9 – Ainda em 1930, o edifício foi danificado por um incêndio que destruiu, em grande parte, os registros históricos do Liceu de Artes e Ofícios. Após o reparo do prédio, o governo paulista requisitou a cessão de toda a ala direita do edifício para abrigar o Grupo Escolar Prudente de Moraes, passando a ocupar dezesseis salas e duas galerias. Com a diminuição da área expositiva, a direção da pinacoteca realocou parte do acervo, transferindo diversas obras para outros edifícios governamentais
10 – Segunda-feira, quando praticamente todos os centros culturais estão fechados, a Pinacoteca e a Estação Pinacoteca estão abertos. O da Pina acontece nas terças.
11 – Aos sábados, o ingresso para visitação em ambos os museus é gratuita
12 – O museu abriga diversas peças que, na verdade, fazem parte do Museu do Ipiranga, que está fechado para reforma.
13 – Ao lado da Pinacoteca existe o Jardim das Esculturas. Dentro do Parque da Luz, na parte mais próxima ao museu. Lá estão diversas obras expostas ao ar livre: esculturas de Amilcar de Castro, Marcelo Nietsche e Leon Ferrari.
14 – A Estação Pinacoteca tem um passado um pouco mais macabro: foi sede do Dops, entre 1940 e 1983 (hoje, abriga permanentemente o Memorial da Resistência de São Paulo). A fachada do prédio chama mais atenção do que seu interior.
15 – As paredes em tijolo aparente não foram intencionais. A ideia é que elas fossem rebocadas. Com a reforma, o arquiteto achou que dava uma melhor aparência ao prédio e o manteve deste jeito.
Ah, você pode estacionar dentro da Pinacoteca gratuitamente, então não precisa se preocupar com a segurança da região.
A última dica. Evite ir andando da Pinacoteca para a Estação Pinacoteca. A região é um pouco perigosa.
As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…
Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista. Hoje,…
Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…
A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…
Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…
O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…
View Comments
"A última dica. Evite ir andando da Pinacoteca para a Estação Pinacoteca. A região é um pouco perigosa."
Uma é praticamente do lado da outra, que comentário ruim. Moro aqui na rua da Estação Pina e poderiam ter escrito isso diferente.
Oi Caroline, obrigado pelo seu comentário.
Você pode sugerir um texto diferente que eu edito a matéria.
Obrigado,
Paulo
De onde foram tiradas essas informações?
Oi Lorena, de pessoas distintas durante uma série de entrevistas que eu fiz durante aniversário dos 100 anos da Pinacoteca.