15 curiosidades sobre a Pinacoteca que você precisa saber

0
2938
Pinacoteca
Pinacoteca
Projeto da fachada do edifício do Liceu de Artes e Ofícios (atual Pinacoteca do Estado), realizado pelo escritório técnico de Ramos de Azevedo e executado por Domiciano Rossi, c. 1897. – Acervo do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

A Pinacoteca do Estado de São Paulo ocupa um edifício construído em 1900, que originalmente foi projetado para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios.

Oficina dos Ferreiros Artísticos do Liceu na Rua da Cantareira, c. 1910. Acervo do Liceu de Artes e Ofícios.- Acervo do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.
Oficina dos Ferreiros Artísticos do Liceu na Rua da Cantareira, c. 1910. Acervo do Liceu de Artes e Ofícios.- Acervo do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

É o mais antigo museu de arte de São Paulo, fundado em 1905

Retrato do Arquiteto Ramos de Azevedo
Retrato do Arquiteto Ramos de Azevedo pintado por Oscar Pereira da Silva

Após a reforma conduzida por Paulo Mendes da Rocha na década de 1990, tornou-se uma das mais dinâmicas instituições culturais do país.

Paulo Mendes da Rocha
Paulo Mendes da Rocha

A Pina, como também é conhecida, também administra o espaço denominado Estação Pinacoteca.

Estação Pinacoteca
Estação Pinacoteca

Pina Estação, instalado no antigo edifício do DOPS (Departamento de ordem política e social), no Bom Retiro.

Almeida Júnior - Caipira Picando Fumo (Estudo, 1893)
Almeida Júnior – Caipira Picando Fumo (Estudo, 1893)

A Pinacoteca abriga um dos maiores e mais representativos acervos de arte brasileira, com mais dez mil peças abrangendo majoritariamente a história da pintura brasileira dos séculos XIX e XX.

Logo Pinacoteca: Antes e depois
identidade visual da pinacoteca
identidade visual da pinacoteca

Desde janeiro de 2016, a Pinacoteca usa um logo apresentando somente o “apelido” Pina. A nova identidade visual foi criada pela agência de publicidade F/Nazca Saatchi & Saatchi. Os elementos marcantes da aquitetura do museu, como as colunas, os tijolos e a escadaria, fazem parte do sistema de identidade visual.

Revolucionários de 30 acampados na praça da Luz ao lado da Pinacoteca
Revolucionários de 30 acampados na praça da Luz ao lado da Pinacoteca

Em 1930, Getúlio Vargas subiu ao poder e afastou todos os políticos e alto funcionários ligados ao antigo governo paulista. A pinacoteca, que já encontrava-se profundamente debilitada desde a morte de Ramos de Azevedo em 1928, quase foi extinta. Ela suspendeu suas atividades, ficando fechada durante toda a Revolução de 1930, servindo de alojamento aos soldados da Primeira Legião, vinda do Paraná.

Antigo_prédio_da_Pinacoteca_na_Rua_Onze_de_Agosto
Antigo prédio da Pinacoteca na Rua Onze de Agosto

Ainda em 1930, o edifício foi danificado por um incêndio que destruiu, em grande parte, os registros históricos do Liceu de Artes e Ofícios. Após o reparo do prédio, o governo paulista requisitou a cessão de toda a ala direita do edifício para abrigar o Grupo Escolar Prudente de Moraes, passando a ocupar dezesseis salas e duas galerias. Com a diminuição da área expositiva, a direção da pinacoteca realocou parte do acervo, transferindo diversas obras para outros edifícios governamentais

Segunda-feira, quando praticamente todos os centros culturais estão fechados, a Pinacoteca e a Estação Pinacoteca estão abertos. O da Pina acontece nas terças.

Aos sábados, o ingresso para visitação em ambos os museus é gratuita

O museu abriga diversas peças que, na verdade, fazem parte do Museu do Ipiranga, que está fechado para reforma.

Jardim das Esculturas
Jardim das Esculturas

Ao lado da Pinacoteca existe o Jardim das Esculturas. Dentro do Parque da Luz, na parte mais próxima ao museu. Lá estão diversas obras expostas ao ar livre: esculturas de Amilcar de Castro, Marcelo Nietsche e Leon Ferrari.

Memorial da Resistencia
Memorial da Resistencia foto: blog cariocando

A Estação Pinacoteca tem um passado um pouco mais macabro: foi sede do Dops, entre 1940 e 1983 (hoje, abriga permanentemente o Memorial da Resistência de São Paulo). A fachada do prédio chama mais atenção do que seu interior.

As paredes em tijolo aparente não foram intencionais. A ideia é que elas fossem rebocadas. Com a reforma, o arquiteto achou que dava uma melhor aparência ao prédio e o manteve deste jeito.

Veja este vídeo feito pelo arteref na ocasião do aniversário da Pina:

Ah, você pode estacionar dentro da Pinacoteca gratuitamente, então não precisa se preocupar com a segurança da região.

A última dica. Evite ir andando da Pinacoteca para a Estação Pinacoteca. A região é um pouco perigosa.

Comente:

Please enter your comment!
Please enter your name here