Arte

Os 7 artistas brasileiros de arte barroca que você precisa conhecer!

Saiba quem foi Aleijadinho e outros artistas que contribuíram para o estilo.

Por Joy de Paula - setembro 10, 2020
80229 0
Pinterest LinkedIn

O movimento barroco no Brasil foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias através da criação de obras de artistas brasileiros que se dedicaram a arte barroca. A grande produção artística no país ocorreu nas cidades auríferas de Minas Gerais, no chamado século do ouro (século XVIII). Essas cidades eram ricas e possuíam uma intensa vida cultural e artística.

O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Sua obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil. Podemos citar algumas obras do artista: Os Doze Profetas e Os Passos da Paixão, na Igreja de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo (MG).

Além de Aleijadinho, haviam outros artistas importantes no barroco brasileiro, como o pintor mineiro Manuel da Costa Ataíde e o escultor carioca Mestre Valentim. No estado da Bahia, o barroco destacou-se na decoração das igrejas como a de São Francisco de Assis e a da Ordem Terceira de São Francisco, situadas na cidade de Salvador.

No campo da literatura, o movimento barroco no Brasil também contribuiu com grandes nomes, podemos destacar personalidades como o do padre Antônio Vieira e de Gregório de Matos Guerra, também conhecido como “Boca do Inferno”, que é considerado o poeta mais importante do barroco brasileiro.


Saiba mais sobre o movimento


Principais artistas brasileiros da arte barroca e suas obras

1. Aleijadinho

artistas brasileiros de arte barroca
Estátua do Aleijadinho

Antônio Francisco Lisboa, 1730-1814, mais conhecido como Aleijadinho, é o principal artista do barroco brasileiro. Nasceu em Ouro Preto, Minas Gerais e foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial.


2. Mestre Ataíde

Mestre Ataíde - A Ultima Ceia - 1828 - artistas brasileiros barroco
A Ultima Ceia, 1828

Mestre Ataíde viveu entre os anos de 1762 e 1830, em Mariana, Minas Gerais. Foi militar, pintor e decorador brasileiro, também lembrado como um importante artista do Barroco-Rococó mineiro que teve uma grande influência sobre os pintores da sua região.

Essas características se expressam através de numerosos alunos e seguidores que continuaram a fazer uso de seu método de composição, especialmente em trabalhos de perspectiva nos tetos de igrejas.


3. José Joaquim da Rocha

artistas brasileiros de arte barroca
A direita a obra O beijo de Judas e Pedro cortando a orelha de Malco, 1786

José Joaquim da Rocha nasceu em 1737 e morreu em 1807 em Salvador, Bahia. Foi um pintor, dourador e restaurador brasileiro. Tendo como exclusivo patrocinador a Igreja católica, sua produção se desenvolveu toda no domínio da arte sacra.


4. Eusébio de Matos e Guerra

artistas brasileiros de arte barroca
Sem Título

Eusébio de Matos e Guerra foi um dos maiores pintores da arte barroca brasileira. Orador e poeta de nacionalidade portuguesa nascido no Brasil Colônia que atuou no Brasil entre 1629 e 1692; era irmão de Gregório de Matos.


5. Jesuíno do Monte Carmelo

artistas brasileiros de arte barroca
Restauro da Pintura do Padre Jesuíno do Monte Carmelo na Igreja da Ordem Terceira do Carmo de São Paulo

Frei Jesuíno do Monte Carmelo viveu entre 1764-1819 em Itu, São Paulo. Seu nome religioso era Jesuíno Francisco de Paula Gusmão, e ele foi pintor, arquiteto, escultor, encarnador, dourador, entalhador, mestre em torêutica, músico, poeta e padre carmelita brasileiro.


6. José Teófilo de Jesus

Igreja da Ordem Terceira do Carmo, Salvador, Bahia, Brazil

José Teófilo de Jesus | Nossa Senhora do Carmo entregando o escapulário a Santa Teresa D’Ávila e a São João da Cruz | Igreja da Ordem Terceira do Carmo, Salvador, Bahia, Brazil

José Teófilo de Jesus (1758- 1847) foi um pintor e decorador brasileiro, um dos mais notados representantes da Escola Baiana de pintura.


7. Agostinho de Jesus

movimento barroco no brasil
Frei Agostinho de Jesus| Nossa Senhora (fragmentos) Séc. XVII | Origem e procedência: São Paulo / SP Coleção Santa Gertrudes

Frei Agostinho de Jesus foi um dos primeiros escultores a trabalhar no Brasil. Possivelmente, foi um discípulo do frei Agostinho da Piedade, trabalhando em estilo semelhante ao do artista na produção de estatuária sacra em terracota. Nasceu em 1600 e faleceu em 1661 no Rio de Janeiro.


Veja também:


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?


Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica 

(Atenção: Os e-mails podem ir para sua caixa de promoções)


Fontes

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários