Categories: Bienal

Bienal 2016: José Bento e suas esculturas encantadoras.

José Bento, 1962, Salvador, BA, Brasil.
Vive e trabalha em Belo Horizonte, MG, Brasil.
O desejo de ser artista habita José Bento desde a infância. Autodidata, de um saco de palitos de picolé nasceu, por volta dos 20 anos, a ideia de fazer o primeiro objeto: uma cadeira em tamanho natural, constituída por tais fragmentos de madeira, material que jamais abandonou. A partir daí, cria com palitos uma série de ambientes em miniatura, expostos em sua primeira individual no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, em 1989. Nessa época, começa a explorar as possibilidades da madeira em outras escalas e formatos por meio de seu trabalho com troncos tombados naturalmente, muitos de árvores raras e seculares, recolhidas na região da Mata Atlântica entre Minas Gerais e Espírito Santo.
Seus trabalhos recentes buscam superar os limites formais da escultura e da matéria. Joga com a arquitetura por meio de silenciosas intervenções, constrói e desconstrói objetos, cria instalações interativas, faz fotografia, performance e vídeos, buscando reinventar os lugares para materiais como a madeira, a porcelana e o vidro.

Fonte.

Veja também:

 

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Gabriel Cardozo

Se aventurando no mundo da arte, ama filmes de terror antigos e acredita no poder da comunicação. E que a arte é como um cubo mágico com suas cores e formas... Conseguir alinha-las é seu principal objetivo para que tudo faça sentido.

Recent Posts

CCBB BH recebe instalação inédita de Daiara Tukano inspirada na cosmovisão indígena

O CCBB BH apresenta, até 28 de fevereiro de 2026, esta no Céu – Mirĩ'kʉã…

2 dias ago

A Arte de Ocupar o Invisível: Como o Artista Ocupador invade um museu sem pedir licença

1. O Fim da "Geografia de Permissão" Houve um tempo em que o endereço de…

6 dias ago

10 Dicas Fundamentais para Vender sua Arte em 2026

O Mercado Pós-Intermediação O ano de 2026 marca a consolidação de uma mudança sísmica que…

6 dias ago

Universo de Torres Garcia

A exposição Joaquín Torres Garcia – 150 anos em cartaz no CCBB se destaca de forma surpreendente pela sua…

1 semana ago

10 fatos que marcaram o mundo da arte em 2025

O mundo da arte viveu, em 2025, um período de inflexão decisivo. Entre grandes exposições…

3 semanas ago

Tarsila do Amaral S/A prepara exposição imersiva e conquista prêmio

A Tarsila do Amaral S/A (TALE) e a LiveIdea venceram o Prêmio Caio, considerado o…

3 semanas ago