Diversos

11 dos artistas LGBT mais influentes de todos os tempos. Qual deles é o seu preferido?

Selecionamos grandes artistas que pertenceriam ou pertencem à comunidade

Por Equipe Editorial - junho 20, 2019
1494 0
Pinterest LinkedIn

Apesar nos avanços da comunidade LGBT, a luta contínua diariamente. Aproveitando esse clima, o Arteref separou uma lista de grandes artistas LGBT mais influentes ao redor do mundo e da história.

As pessoas a seguir foram muito importantes para o mundo em seus respectivos contextos. Após muitos anos de influência artística e pressão popular, o STF equiparou os crimes de homofobia aos de racismo estabelecendo as mesmas penas previstas na Constituição. Também foi divulgado o Manual de Comunicação Inclusiva, que estabelece a sigla LGBTI+ (inclusão dos que fazem parte do grupo intersexo).


Andy Warhol

Ele viveu durante anos com o designer de interiores Jed Johnson, e é conhecido em círculos privados que durante anos, e intermitentemente, foi, além de amigo, amante de Truman Capote, até que, a química entre os dois começou a morrer.


Frida Kahlo

Foi casada com o muralista mexicano Diego Rivera. Ambos cometiam adultério; no caso de Frida, ela se relacionava tanto com homens quanto com mulheres.



Salvador Dalí

Dalí teve um longo romance com o poeta Garcia Lorca com quem trocava cartas apaixonadas.



Michelangelo

É arriscado fazer esta afirmação sobre uma personalidade tão antiga, mas as evidências indicam que o artista era gay. Ele costumava usar modelos masculinos na hora de retratar mulheres. Contudo, a paixão de Michelangelo por um jovem nobre chamado Tommaso de Cavalieri é provavelmente a melhor prova que temos de sua sexualidade.


Leonardo Da Vinci

Segundo seu biógrafo, Walter Isaacson, Da Vinci teve dois namorados. Um deles se chamava Salai e já foi retratado em mais de uma obra.



Elton John

Disse que era bissexual em 1976 e gay em 1988. Constituiu a união civil com David Furnish em 2005.

Elton John

Cazuza

O fato do cantor ser gay não é novidade para ninguém ainda mais depois do filme que conta a história de sua vida “Cazuza — O Tempo Não Pára”. Também se sabe que já namorou o próximo artista desta lista.

Cazuza

Ney Matogrosso

Defensor da causa LGBTI+, Ney Matogrosso é um dos artistas LGBT mais influentes e conhecidos, pois o idolo nunca teve problemas em falar de sua sexualidade. Suas performances sempre extravagantes já foram alvo de críticas e preconceito.

Ney-Matogrosso - artistas LGBT mais influentes

Freddie Mercury

Segundo sua biógrafa, Lesley-Ann Jones, o cantor usou a música Bohemian Rhapsody para se assumir.

Freddie Mercury
Freddie Mercury of Queen, 1982 Tour at the Various Locations in Oakland, California (Photo by Steve Jennings/WireImage)

Stephen Fry

É um comediante, ator, escritor, apresentador e ativista inglês. Seu companheiro é o escritor e comediante Elliot Spencer.

Stephen Fry -  artistas LGBT mais influentes

Oscar Wilde

O escritor chegou a ser preso por ser gay devido ao Ato da Emenda do Direito Penal instituído na Inglaterra. Após sair da cadeia, foi para Paris, que estava se tornando uma espécie de exílio de figuras perseguidas pelo moralismo inglês.

Oscar Wilde - artistas LGBT mais influentes

Esta não é uma lista definitiva, certamente deixamos de colocar muitos outros ícones do movimento. Deixe nos comentários que artista você acredita que deve fazer parte das próximas pautas do Arteref.


Fontes:


Veja também


Você quer receber e-books, informações sobre cursos, palestras e mercado de arte?

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificar de