Jardins de Esculturas em DC – programa para as quatro estações
Muito se fala sobre a oferta cultural de Nova Iorque, mas pouca gente imagina que na cidade mais política do mundo é possível usufruir – e de graça – de um número sem fim de museus e exibições de arte.
Já que por aqui é primavera e o tempo convida a agradáveis passeios ao ar livre, vou falar sobre dois lindos jardins de escultura situados em Washington DC.
O primeiro, mais conhecido e famoso, faz parte da National Gallery of Art. Esculturas modernas e contemporâneas estão a disposição dos visitantes para infinitas selfies e interações. Nas charmosas alamedas arborizadas é possível se deparar com Louise Borgeaouis, Alexander Calder, Joan Miró, Ellsworth Kelly, Marc Chagal, Sol Lewit, entre outros.
Como brinde, no início de maio, o jardim também é palco de shows de jazz gratuitos. Nada como se ouvir uma boa música acompanhado de Roy Lichenstein não?
Nem tão famoso assim, o Jardim de Esculturas do Hirshhorn Museu, outra instituição do gigantesco conglomerado cultural Smithsonian, apresenta trabalhos igualmente admiráveis.
Um deles, que sempre me emociona é a Árvore dos Desejos de Yoko Ono. No verão é possível pendurar em seus galhos papeizinhos com seus desejos secretos. No outono e inverno, a árvore passa pelo seu recolhimento de troca e perda de folhas, então você deve apenas sussurrar seus pedidos.
Além disso, contemporâneos como Dan Graham dividem espaço com artistas consagrados como Rodin, Giacometti e Roy Lichtenstein.
Adoro ficar por lá observando o comportamento das pessoas, principalmente crianças. Esculturas são sempre um meio poderoso de se iniciar dentro do universo da arte e criar assim um futuro cidadão apaixonado por esse meio.
Perder-se pelas esculturas dos jardins de DC é um programão, que inclusive no inverno, encanta pela beleza.
(escultura de Magdalena Abakanowicz, Puellae (Girls) no inverno)
http://www.nga.gov/content/ngaweb/visit/maps-and-information/sculpture-garden.html
As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…
Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista. Hoje,…
Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…
A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…
Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…
O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…