filme

22 Filmes para quem ama Rock ‘N’ Roll

Por Equipe Editorial - julho 23, 2019
26270 11
Pinterest LinkedIn

É sempre interessante quando unimos e apreciamos mais de uma categoria artística. Aqui, separamos para você uma lista com filmes de Rock n’ Roll.

É claro que diversos ficaram de fora, por isso, deixe seu comentário para que possamos acrescentar novos filmes numa próxima edição da matéria.


1) The Rocky Horror Picture Show (1975)

rock; The Rocky Horror Picture Show

Um casal de noivos se vê obrigado, em virtude de um problema com o carro, a irem a um estranho castelo pedirem auxílio, sem saberem que ele é habitado por alienígenas do planeta Transexual e que o anfitrião é um bissexual, que exatamente naquela noite vai ver uma criatura criada por ele apenas para lhe dar prazer.


2) Detroit Rock City (1999)

rock; Detroit Rock City

Em 1978, quatro adolescentes embarcam numa louca aventura rumo ao show de sua banda favorita, o KISS, na cidade de Detroit. Levados pela paixão pelo grupo de rock, nada poderá impedir o grupo de assistir o grandioso espetáculo.


3) Pink Floyd – The Wall (1982)

rock; Pink Floyd - The Wall (1982)

A história do “The Wall” é contada apenas com a música do Pink Floyd, imagens e efeitos naturais. Não há diálogos convencionais para o progresso da narrativa. Nossa história é sobre Pink, um astro do rock and roll que se senta trancado em um quarto de hotel, em algum lugar em Los Angeles. Muitos shows, muitas drogas, muito aplauso: um caso perdido. Na TV, um filme de guerra demasiado familiar preenche a tela. Uma mistura de tempo e lugar, realidade e pesadelo quando entramos nas memórias dolorosas de Pink, cada uma um “tijolo” no muro que ele tem gradualmente construído em torno de seus sentimentos.


4) The Doors (1991)

rock; The Doors (1991)

Jim Morrison, a voz e a alma dos Doors, um homem que marcou várias gerações e que ainda hoje nos faz interrogar se algum dia alguém o conheceu realmente. Oliver Stone, realizador pródigo em filmar polêmicas americanas, realizou em 1991 um filme sobre a ascensão dos Doors, terminando o filme com a morte de Jim Morrison, cuja frase do epílogo deixa a certeza das causas em aberto – dizem que Jim morreu de uma parada cardíaca. É, em seus certos exageros, a biografia de Jim Morrison e da banda The Doors, uma das mais influentes dos anos 1960. Mostra sua passagem pelo conturbado mundo do rock´n roll, onde as drogas e o sexo reinavam.


5) Taking Woodstock (2009)

rock; Taking Woodstock (2009)

Vivendo como designer de interiores em Nova York, Elliot sente-se empolgado pelo movimento dos direitos gays, mas, ao mesmo tempo, está preso ao negócio da família o El Monaco, um hotel decadente e endividado. No verão de 1969, ele volta sua atenção ao hotel para evitar que seja tomado pelo banco. Descobrindo que um festival de música e artes que aconteceria numa cidade vizinha à dele perdeu a licença para a sua realização, Elliot entra em contato com o produtor Michael Lang, vendo no evento a salvação do hotel. Rapidamente, a equipe do festival de Woodstock muda-se para o El Monaco e meio milhão de pessoas se dirige à fazenda de Max Yasgur, vizinho de Elliot, para “3 dias de Paz e Música em White Lake.”


6) The Runaways — Garotas do Rock (2010)

rock; The Runaways - Garotas do Rock (2010)

O filme conta a história da banda The Runaways, centrada em especial nas integrantes Joan Jett e Cherie Currie. O grupo alcançou imenso reconhecimento como a primeira banda de sucesso de rock formada apenas por mulheres, na década de 70. Além de Jett e Currie, Runaways contava com a baterista Sandy West, a guitarrista Lita Ford e a baixista Jackie Fox. A banda permaneceu unida durante quatro anos, terminado em função de problemas com dinheiro e empresários.


7) A Hard Day’s Night (1964)

rock; Os Reis do Iê Iê Iê (1964)

O ano é 1964 e a Beatlemania está no seu auge. Os quatro rapazes de Liverpool estão a ponto de mudar o mundo da música – se conseguirem deixar o quarto do hotel onde estão hospedados. Enfrentando produtores nervosos, fãs histéricos e parentes problemáticos, Paul, John, George e Ringo buscam de todas as maneiras se divertir e ao mesmo tempo cumprir seus compromissos firmados.


8) Velvet Goldmine (1998)

Velvet Goldmine (1998)

Em 1971, o glam rock invade o mundo da música britânica, provocando uma verdadeira revolução, não apenas na música mas também nos costumes da sociedade. O ícone do movimento é Brian Slade (Jonathan Rhys-Meyers), roqueiro que leva garotas e rapazes a pintarem as unhas, usarem batom e explorarem sua sexualidade. Incapaz de lidar com a fama adquirida, Brian forja sua própria morte, com a farsa sendo descoberta logo depois. Anos mais tarde, um jornalista inglês (Christian Bale) começa a investigar seu desaparecimento.


9) The Boat That Rocked — Os Piratas do Rock (2009)

Os Piratas do Rock (2009)rock;

Em 1966, a BBC tocava apenas duas horas de rock por semana. Mas uma rádio pirata, muito agitada por sinal, resolveu pegar o estilo e botá-lo no ar por 24 horas. Montada por diversos DJs dentro de um grande navio de pesca, a nova estação de rádio conseguiu um número surpreendente de ouvintes: 25 milhões, mais da metade da população da Inglaterra. A discotecagem fica por conta de um elenco super eclético de baladeiros: o despojado The Count (Philip Seymour Hoffman), considerado o deus das ondas sonoras, o irônico Dave (Nick Frost), o enigmático Midnight Mark (Tom Wisdow), Agnus Nutsford (Rhys Darby), possivelmente o cara mais irritante da Inglaterra, Quentin (Bill Nighy), o chefe da ‘rádio rock’, entre outras figuras.


10) Tenacious D — Uma Dupla Infernal (2006)

rock; Tenacious D - Uma Dupla Infernal (2006)

Na ensolarada Venice Beach, Califórnia, a história do rock começa a mudar para sempre quando um jovem e inexperiente fã chamado JB (Jack Black) conhece um sujeito preguiçoso de nome KG (Kyle Gass). Os dois se tornam amigos quase instantaneamente e juntos formam o seu próprio grupo, o Tenacious D. Apesar de ter apenas dois integrantes, o título de ‘maior banda de rock do mundo’ se torna a sua maior obsessão. E para transformar o seu sonho em realidade, eles precisam obter o item supremo: a palheta do destino, mantida em segurança num imponente museu do rock & roll.


11) Let It Be (1970)

rock; Let It Be (1970)

A dissolução do Quarteto Fabuloso é capturada pelas câmeras no documentário de Michael Lindsay-Hogg, um registro das sessões do que seria o último lançamento dos Beatles, Let It Be. Incluído nas filmagens está o famoso concerto no terraço que marcou a aparição final ao vivo do grupo. Os Beatles são mostrados ensaiando, tocando, discutindo e gravando, e permitiram que as câmeras gravassem cada palavra e nota no estúdio de gravação.


12) The Great Rock ‘n’ Roll Swindle  (1981)

rock; The Great Rock 'n' Roll Swindle  (1981)

A história em questão gira em torno de como Malcolm MacLaren “inventou” os Sex Pistols e, por que não, como tudo desmoronou; pois em cerca de dez mandamentos devidamente ilustrados, ele explica passo a passo como fazer dinheiro do caos, já que um “lucro sujo não é nenhuma novidade”, conforme diz a letra que dá título ao filme.


13) Performance (1970)

Performance (1970)

A primeira de várias incursões de Jagger no cinema, o pôlemico Performance sofreu várias montagens diferentes até seu lançamento. Um gângster (James Fox) jurado de morte por seus pares se refugia na mansão de um rockstar decadente (Mick Jagger), junto com duas garotas andróginas (Anita Pallenberg e Michelle Breton), e lá tem seus sentidos testados por um coquetel de drogas e perversão. Ao mesmo tempo, há um choque entre os mundo do gângster e do roqueiro, com suas diferenças.


14) Rock ‘n’ Roll Nightmare — Entrada para o Inferno (1987)

rock; Entrada para o Inferno (1987)

Numa velha casa de fazenda, uma família desaparece misteriosamente após o ataque de diabólicas criaturas. Anos depois, uma estilosa banda de heavy metal oitentista chamada The Tritons, liderada pelo vocalista John Triton (Jon Mikl Thor), chega ao local para ensaiar e gravar seu novo LP. Mas coisas estranhas começam a acontecer, da possessão de alguns integrantes da banda à morte violenta dos músicos ou de groupies assanhadas que chegam ao local. Inacreditável trash movie sobre o mundo do “metal poser”, estrelada por músico-halterofilista (Thor) que se acha um deus grego. O final traz uma surpresa inacreditável (e extremamente trash) que fará o espectador rachar o bico de tanto rir!


15) The Decline of Western Civilization II (1982)

The Decline of Western Civilization II (1982)

The Decline of Western Civilization Part II: The Metal Years é um documentário dirigido pela Penelope Spheeris e se trata da cena do Heavy Metal de Los Angeles entre 1986 e 1988.
O filme contém cenas de shows e entrevistas de artistas como Aerosmith, Kiss, Megadeth, Motörhead, Ozzy Osbourne, W.A.S.P, Alice Cooper e mais uma porrada de bandas que faziam sucesso na época (algumas nem tanto).


16) This Must Be the Place – Aqui é o Meu Lugar (2011)

rock; Aqui é o Meu Lugar (2011)

Heyenne é um ex-astro de rock. Aos 50 anos, ainda se veste como gótico e vive da renda dos direitos de suas músicas, em Dublin, na Irlanda. A morte de seu pai, com quem não falava há muitos anos, o leva de volta a Nova York. Lá, ele descobre que o pai tinha uma obsessão: encontrar e se vingar de um oficial nazista pelas humilhações sofridas num campo de concentração durante a 2ª Guerra. Cheyenne decide continuar a busca, e inicia uma viagem através dos Estados Unidos na tentativa de encontrar o carrasco de seu pai.


17) Jailhouse Rock (1957)

rock; Jailhouse Rock (1957)

Enviado para a prisão após matar um homem acidentalmente, Vince Everett (Presley), resolve cantar atrás das grades. Um golpe de sorte, coloca frente a frente, uma bela caçadora de talentos de uma gravadora, e Vince tem a oportunidade da sair da cade ia e se tornar um astro do rock.


18 – No Direction Home (2005)

No Direction Home (2005)

Ele é um dos mais influentes, inspiradores e revolucionários músicos de nosso tempo. O diretor Martin Scorsese
nos apresenta a extraordinária trajetória de Bob Dylan, desde suas raízes no Minnesota, suas primeiras aparições nas cafeterias do Greenwich Village, até sua tumultuada ascensão ao estrelato em 1966. Joan Baez, Allen Ginsberg, Pete Seeger, entre outros, compartilham suas idéias e sentimentos sobre o jovem cantor que transformaria a música folk tradicional dos Estados Unidos, para sempre. Com cenas inéditas, entrevistas exclusivas e apresentações raras, este é um retrato definitivo que os fãs do mundo inteiro esperavam há décadas: a história jamais contada de uma lenda viva.


19 – Rock Star (2001)

rock stars

Em meio aos anos 80, Chris Cole trabalha como vendedor em uma loja ao mesmo tempo em que é vocalista de uma banda cover de seu grupo de heavy metal predileto, o ‘Steel Dragon’. Sua vida muda por completo quando o vocalista da banda deixa o grupo e os demais integrantes o convidam para substituí-lo.


20- Rock of Ages (2012)

rock-of-ages movie

Nos anos 80, em Hollywood, Drew é um garoto tímido da cidade e Sherrie uma menina do interior. Os dois buscam realizar seus sonhos de fama rodeados de rock, sexo e descontrole


21 – Lord of Chaos (2018)

lords-of-chaos

Euronymous é um jovem que vive em Oslo, na Noruega. Obcecado com o verdadeiro black metal norueguês, ele funda a banda Mayhem e passa a se envolver em estratégias publicitárias chocantes para trazer fama e reconhecimento para sua cena musical. Porém, as coisas saem do controle e a natureza obscura e o excesso de violência de Euronymous e seus amigos chocam a nação.


22 – The Dirt (2019)

The Dirt

“The Dirt – Confissões do Mötley Crüe” é um filme estadunidense do diretor Jeff Tremaine produzido pela Netflix e lançado no dia 22 de março de 2019. O filme possui gênero biográfico e conta o surgimento da banda americana de glam rock e heavy metal, Mötley Crüe.


Veja também sobre o assunto

10 Filmes incríveis sobre arte que você não pode deixar de assistir


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?


Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica 

(Atenção: Os e-mails podem ir para sua caixa de promoções)

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
11 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Luciano Soares
Luciano Soares
2 anos atrás

Não acredito que vcs deixaram fora filmes como Rock Star e Age of Rocks!

André
André
1 ano atrás

Faltou lorde of chãos e dirt

Walterson
Walterson
1 ano atrás

Faltaram os desenhos animados Heavy Metal – Universo em Fantasia, que foi citado até em South Park, e American Pop, uma viagem pela história da música americana vista por um imigrante russo. Tem tambem Across the Universe, em cima de músicas dos Beatles.

Luiz
Luiz
1 ano atrás

Cadillac Records!!!!

Wesley
Wesley
1 ano atrás

Império Dos Discos, Uma Loja Muito Louca

Jair Coelho
Jair Coelho
10 meses atrás

Tem vários, Escola de Rock, tem the wonders, Ramones Rock n Roll high school…

Carlos Villas Bôas
Carlos Villas Bôas
6 meses atrás

Os melhores filmes, mais inspiradores e instrutivos para quem curte rock, são os dos anos 50. Só citaram Jailhouse Rock?

Julio
Julio
5 meses atrás

Tem um que eu gosto bastante e vira e mexe passa de madrugada na Globo chamado “Quase Famosos”.