Galerias e Eventos

Arte abstrata: exposição discute a produção de mulheres

Mostra apresenta peças de Fayga Ostrower, Renina Katz, Anna Letycia e Anna Maria Maiolino em diálogo com obras das contemporâneas Ana Cláudia Almeida e Laís Amaral.

Por Equipe Editorial - setembro 1, 2022
41 0
Pinterest LinkedIn

A arte abstrata é o tema da exposição “Abstrações”, composta por 19 obras de artistas mulheres que exploram este caminho em diferentes tempos e formas expressivas. Entre as peças (gravura, litografia, serigrafia, tela e instalação) estão as de autoria de Fayga Ostrower, Renina Katz, Anna Letycia e Anna Maria Maiolino, pertencentes ao acervo institucional do Sesc RJ, e de Ana Cláudia Almeida e Laís Amaral, artistas convidadas. A mostra abre nesta sexta-feira (02/09), às 16h, no Espaço Cultural Arte Sesc, no bairro do Flamengo. A abertura da exposição contará com show do grupo Chora Quarteto, formado por mulheres. A entrada é gratuita.

Arte abstrata
Fayga Strower

“A produção das mais novas (Ana Cláudia Almeida e Laís Amaral) não apenas aponta desdobramentos e filiações contemporâneas de aspectos importantes das obras mais históricas, como também, em alguns casos, manifestam algumas das contradições e fragilidades expressas nas narrativas usuais ligadas à abstração. Isso nos atenta à necessidade de compreender as falhas e os limites que compõem a narrativa hegemônica em torno do legado modernista e seus privilégios”, explica Marcelo Campos, curador da mostra ao lado de Pollyana Quintella.

Leia também: O que é arte abstrata? Tudo o que você precisa saber

Arte abstrata
Renina Katz

A exposição dá continuidade ao tratamento museológico das obras de arte do acervo institucional do Sesc RJ, composto por mais de 500 obras. A primeira mostra desse projeto, intitulada “Notícias do Brasil: Carybé, Cícero Dias e Glauco Rodrigues”, ficou em cartaz de janeiro a julho e marcou a reabertura do Espaço Cultural Arte Sesc, localizada na centenária Mansão Figner, no bairro do Flamengo. Em paralelo às exposições, o espaço cultural oferece visitas mediadas e oficinas com a presença de artistas que compartilham com o público seu processo criativo.

Serviço

Exposição Abstrações
Obras de Fayga Ostrower, Renina Katz, Anna Letycia, Anna Maria Maiolino, Ana Cláudia Almeida e Laís Amaral
Espaço Cultural Arte Sesc: Rua Marquês de Abrantes, 99 – Flamengo – Rio de Janeiro
Inauguração: Dia 02/09/2022 (sexta-feira) – 16h
Show de abertura: Chora Quarteto – 17h
Visitação: Segunda a sábado, das 12h às 19h – até 31/01/2023
Entrada franca
Mais informações aqui.

Leia também
Sesc apresenta “Outros Navios: Fotografias de Eustáquio Neves”

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários