Galerias e Eventos

LB/Festival de Vídeos Online

Saiba mais sobre o novo projeto em formato digital da galeria.

Por Equipe Editorial - junho 26, 2020
122 0
Pinterest LinkedIn

A Luciana Brito Galeria apresenta o LB/Festival de Vídeos Online, um conjunto de vídeos atuais e históricos, que traça um panorama na história da videoarte no Brasil e no mundo. Além de ser uma mídia flexível, que nos permite acesso de onde e quando quisermos, o vídeo talvez seja a mídia que mais assimilou as transformações da contemporaneidade, assumindo seu lugar definitivo nas artes visuais.

O festival quer tornar acessível ao público um conteúdo importante para a história da arte e que faz parte do acervo Luciana Brito Galeria, com trabalhos de artistas representados além de outros convidados.

O vídeo “Há Casas” (2018), de Rochele Costi, é editado à partir de fotos de cenas da Procissão de Círio de Nazaré (Belém do Pará, 2017) onde vê-se fiéis levando às ruas casinhas de madeira pintada representando seu desejo de morada, mescladas com imagens de casas reais de moradores de Jordão (Acre, 2018). Impulsionado pelas coincidências formais entre representação e realização, evidenciadas pelas características construtivas típicas da região amazônica, o vídeo como que converte em realidade a projeção do desejo popular. A obra inicia e encerra com tomadas circulares da artista em seus próprios ambientes de afeto, em São Paulo, onde vive há 30 anos e em Caxias do Sul, onde nasceu e passou a infância.  

A cada semana, um novo vídeo será disponibilizado e ficará no site da galeria por tempo indeterminado. A ideia é instigar o olhar do espectador de maneira a questionar seus conteúdos e debater suas propostas, num exercício despretensioso para entender os trabalhos desses artistas, além do posicionamento ao longo da trajetória da videoarte.

Este novo projeto da galeria foi concebido por Analívia Cordeiro, que também participou da curadoria juntamente com a equipe da galeria.

Além disso, o público poderá acessar o site atualizado com as obras inéditas disponíveis dos artistas representados.


Veja também


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?


Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários