O que é Exclusivo?
Texto da artista Flávia Mesquita.
Exclusivo é um adjetivo que qualifica algo que é privilegiado, ou seja, que não está inserido numa generalidade. Este termo também pode ser usado para se referir a algo que é único, feito para uma pessoa em específico. Num mundo tão integrado, a exclusividade se transformou num item de muito valor. Um design exclusivo sugere seleção, unidade, especialidade
No cenário das artes, como em todos os outros, temos objetos feitos para o consumo de muitos, produzidos em escala, e aqueles que são únicos. Feitos só para você, por exemplo.
Há semanas atrás, recebi o contato de um agente querendo trabalhos artísticos exclusivos para contrastar com aqueles em série que costuma oferecer a seus clientes. Expliquei a ele que só produzo trabalhos únicos, alguns com a liberdade de reprodução numa cor ou num tamanho diferente. Ele achou de início a ideia muito boa, mas esqueceu-se de que trabalhos únicos tem um custo que não se dilui em números de peças. Penso que isso é recorrente no pensamento das pessoas, quando pensam em Arte. Por que Arte é tão cara?
A produção de um trabalho artístico, dependendo de sua complexidade e proposta, demora, muitas vezes, dias, semanas, ou até meses para sua completa elaboração. Para uma única peça. A sua peça. Que vai estar em seu ambiente ou coleção por décadas ou gerações. De forma exclusiva, entra na sua história, como parte de todas as escolhas de vida feitas por você. E nesse processo, onde a arte se mistura à sua história, se realiza o sentido da palavra inestimável.
Vale lembrar que o trabalho do artista é para ele, em princípio, inestimável. É tarefa difícil mensurar um valor para suas intuições, seus conceitos, sentimentos e certezas, expressos em materiais, cores e formas. Mas vivemos realidade, e nela é preciso mensurar. Nem tudo que é caro é exclusivo, mas tudo que é exclusivo tende a ser