Vídeo

As 10 melhores dicas de marketing para artistas

Saiba como profissionalizar sua carreira através dessas 10 dicas.

Por Paulo Varella - julho 20, 2021
59 0
Pinterest LinkedIn

O “Artista profissional” assim como muitos microempresários, tem um trabalho que acumula muitas funções. Dentro destas funções se inclui o entendimento de marketing. É por isso que criamos essa matéria (e vídeo) sobre dicas de marketing para artistas, mostrando como é possível alavancar sua carreira.


Muitos artistas esperam as coisas acontecerem; acreditam que a sorte fará com que tenham sucesso. Esse não é um bom caminho a seguir. Mesmo que um galerista apareça em sua vida, o entendimento de marketing ainda precisa existir na sua rotina.

Existem muitos recursos de gestão disponíveis para artistas. Livros, blogs podcasts… cada pequena informação absorvida pode ajudar a transformar o seu negócio de arte em uma carreira sustentável.

Não se esqueça de se inscrever no nosso canal Art Talks para não perder nenhuma novidade.


1. Saia de locais que você sempre expõe

É mais difícil alcançar os seus objetivos jogando de forma conservadora. Sair da zona de conforto e parar de expor com a mesma turma de artistas ou em um restaurante local é importante.

Mesmo que você já exponha no MASP e no MAM, é sempre importante continuar pensando na sua próxima etapa e saber quando é hora sair para seguir em frente. Expanda para aumentar seu mercado.


2. Envolva-se com a comunidade artística local

Você vai aprender um monte de coisas diferentes conectando-se com outros artistas. Vai ganhar novos contatos, descobrir oportunidades e ganhar confiança ao se envolver. Mais importante ainda, outros artistas vão te oferecer suporte e servir de torcida. Essas conexões têm um papel importante em seu sucesso.

Artista; Dicas de marketing para artistas
crédito: rf studio/Pexels

3. A sua arte é o ponto focal de seu marketing

Não distraia as pessoas usando fontes extravagantes, botões complexos no seu site e logotipos extravagantes. Abandone tudo isto. Tudo isso distrai as pessoas do seu trabalho. Sua arte é o foco e é tudo que você precisa.


4. Invista em uma bela fotografia dos seus trabalhos

As fotos da sua arte precisam ter pelo menos a mesma qualidade da sua arte, se não melhor. Conforme a dica anterior, sua arte é o foco principal e a apresentação é tudo.

Não use cenários sofisticados e certifique-se de que sua câmera esteja posicionada corretamente. Você não quer nada que distraia as pessoas do seu trabalho.

Baixe aqui nosso e-book sobre sobre fotografia na divulgação da arte


5. Faça uma programação de marketing para manter o foco

É difícil definir a melhor programação de marketing, mas é importante saber o que você pode fazer diariamente.

Um plano torna o marketing simples e gerenciável, permitindo que você expanda seus negócios com eficácia. Ele mantém você focado e no caminho certo, para que você possa passar mais tempo criando arte.


Transforme - Banner Instaarts

6.Teste seu marketing para obter melhores resultados

É importante testar continuamente suas táticas e manter apenas o que está dando resultados. Fique de olho no que gera mais engajamento das pessoas e invista seus esforços nisto.

Quanto mais engajamento você criar com seu blog, newsletter e mídia social, mais vendas você vai terminar fazendo. É importante saber o que está funcionando, então teste!

O importante é que uma ação de marketing não pode ser pontual, ela precisa ser constante para que haja resultado


7. Promova a sua arte

Você é a pessoa mais qualificada para falar da sua arte. Ela não fala por si mesma, então você precisa ser a maior pessoa divulgadora do seu trabalho antes que outras pessoas menos qualificadas façam isto por você.

Para reunir conteúdo e trabalhar na narrativa da sua arte, comece com o registro diário das suas obras.

Procure escrever uma declaração de artista completa. Ela é uma ótima ferramenta de promoção do seu trabalho.

artista; Dicas de marketing para artistas
crédito: rf studio/ pexels

8. Valorize a sua lista de contatos

As pessoas que você conhece são exclusivas e têm uma chance maior de se tornarem seus apoiadores.

Mantenha sua lista de contatos organizada, atualizada e use-a mandando novidades sobre o seu trabalho! Isto vai ajudar manter o seu público conectado.


9. Dedique-se a produzir consistentemente

Se você não estiver produzindo arte de forma consistente, não terá nada a tirar do estúdio e do mercado. Lembre-se de que você é um artista antes de mais nada. Sua carreira começa no estúdio. Volte lá e crie arte!


10. Leia tudo o que você puder sobre marketing e vendas

Esta em si não é uma dica de marketing, mas é uma grande solução dos seus problemas.

Existem pessoas que ainda subestimam a leitura e como ela é transformadora na vida de um empreendedor. Se você se propuser a ler um livro por mês sobre o assunto, seus problemas de dinheiro estão acabados, eu garanto.


Amplie - Banner Instaarts

Fontes:


Veja também sobre dicas de marketing para artistas

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Artigo anterior

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários